» Colunas » Saúde

13/08/2018
Metformina droga maravilha ?

Metformina é segura para pacientes com doença renal, diz pesquisa. Medicamento mais utilizado para tratar o diabetes tipo 2 não oferece risco de acidose láctica em indivíduos com doença renal leve a moderada. Ao contrário do que orientam as diretrizes da FDA, agência americana que regula remédios e alimentos, a metformina, um dos medicamentos mais populares para o tratamento do diabetes tipo 2, é segura para pacientes com doença renal leve a moderada. Essa é a constatação de um estudo feito por pesquisadores da Universidade Yale, nos Estados Unidos, e publicado na terça-feira no periódico Jama.

Opinião da especialista

Denise Franco

Endocrinologista e diretora da ADJ Diabetes Brasil e da Sociedade Brasileira de Diabetes.

A metformina é um medicamento barato, consolidado há 20 anos no mercado e a primeira droga que escolhemos para tratar o diabetes tipo 2.

Esse remédio pertence à classe das biguanidas, que foram associadas à incidência de acidose láctica. Ainda não há comprovação de que a metformina em si faça mal para pacientes com doença renal. Mesmo assim, por cautela, os médicos não receitam esse remédio para pessoas com doenças renais.

O estudo clínico de Yale não é grande e as orientações para o uso da droga estão consolidadas.

Há 20 anos a metformina é usada para controlar os níveis de açúcar no sangue de pacientes com diabetes tipo 2. Os médicos, no entanto, evitam prescrever a droga para doentes mais velhos, em uma tentativa de reduzir o risco de acidose láctica, uma condição na qual o sangue torna-se muito ácido.

“Quando o indivíduo chega a uma certa idade, sua função renal começa a decair e a primeira coisa que os médicos costumam fazer é parar o tratamento com metformina”, explica Silvio Inzucchi, coautor do estudo. “No entanto, o diabetes fica fora de controle. Outras drogas podem ser usadas, mas elas são mais caras e causam mais efeitos colaterais que a metformina.”​

Resultado – Os pesquisadores revisaram pesquisas já publicadas para verificar o risco de acidose láctica com o uso de metformina em diabéticos com doença renal leve a moderada. Eles constataram que o risco do problema acontecer é extremamente baixo e comparável ao daqueles que não tomam o medicamento.

1. Perca a barriga

Um dos principais fatores de risco para o diabetes tipo 2 é o acúmulo da gordura visceral, ou seja, a gordura acumulada na região abdominal que também se concentra no fígado e entre os intestinos. “Essa gordura obriga o pâncreas a produzir cada vez mais insulina para que a glicose consiga entrar nas células. Esse excesso estimula uma série de mudanças no metabolismo, como aumento da pressão arterial e das taxas de colesterol no sangue”, explica Carlos Alberto Machado, diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Portanto, o ganho de peso pode significar o aumento da gordura visceral e, consequentemente, do risco de diabetes tipo 2.

Leia também: Peso normal, mas barriga saliente, aumenta risco de doença cardiovascular

2. Faça 30 minutos de atividade física diária

Muitos estudos já relacionaram o exercício físico ao menor risco de diabetes tipo 2, assim como outras pesquisas mostraram que o sedentarismo pode levar ao desenvolvimento da doença. Em 2002, um estudo clássico sobre diabetes, o Diabetes Prevention Program (DPP), mostrou que uma mudança no estilo de vida é melhor para evitar a doença do que medicamentos como a metformina, que reduz a resistência à insulina. Essa mudança no estilo de vida significa 150 minutos de atividade física por semana, uma melhora na alimentação e a perda de 7% do peso corporal em seis meses. “Embora a pesquisa tenha sido feita há dez anos, seus resultados foram comprovados pelos estudos que vieram depois”, diz Carlos Alberto Machado, diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Leia também: Ficar muito tempo sentado pode dobrar o risco de diabetes

Musculação reduz risco de diabetes tipo 2 independentemente da prática de exercícios aeróbicos

Andar mais ao longo do dia ajuda a evitar diabetes tipo 2, diz estudo

3. Cuidado com o sono

Um estudo da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, que foi publicado neste ano mostrou que dormir mal — ou seja, pouco ou de forma inconstante — aumenta o risco tanto de obesidade quanto de diabetes. Isso ocorre porque noites mal dormidas alteram o relógio biológico e retardam o ritmo metabólico. Essa redução pode significar um aumento de 4,5 quilos ao ano sem qualquer alteração da prática de atividade física ou dos hábitos alimentares. Com isso, há o risco do aumento de glicose e resistência à insulina no organismo, fatores que podem levar ao diabetes.

Leia também: Dormir mais pode evitar diabetes em jovens

4. Controle o stress

Por diferentes motivos, o stress pode elevar o risco de uma pessoa desenvolver diabetes tipo 2. Uma pesquisa feita no Canadá com mais de 7.000 mulheres, por exemplo, concluiu que o stress no trabalho chega a dobrar o risco de mulheres terem a doença. Os autores desse estudo mostraram que o problema emocional está ligado a um maior consumo de alimentos gordurosos e calóricos e a um maior sedentarismo, fatores que aumentam as chances de desenvolver a doença. Além disso, o trabalho sugeriu que o diabetes se favorece por perturbações geradas nos sistemas neuroendocrinológico e imunológicos, que provocam maior produção de hormônios como o cortisol e a adrenalina.

Leia também: Alto nível de stress pode engordar e provocar diabetes

Comer muito, especialmente alimentos calóricos e gordurosos, aumenta o acúmulo da gordura abdominal, um fator de risco importante para o desenvolvimento do diabetes tipo 2. No entanto, não é só a qualidade e a quantidade do que se come que interfere nas chances da doença aparecer. De acordo com uma pesquisa apresentada no Congresso Internacional de Endocrinologia, em maio deste ano, na Itália, a incidência do diabetes é maior em pessoas que comem muito rápido em comparação com quem come mais devagar. O risco, segundo esse estudo, pode chegar a ser 2,5 vezes maior. A frequência com que comemos também interfere nessa probabilidade: uma pesquisa apresentada durante a FeSBE (Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental) de 2011, mostrou que intercalar períodos de jejum e comilança pode causar diabetes, perda de massa muscular e aumentar a produção de radicais livres

6. Sempre que puder, evite comer gordura

A gordura abdominal favorece a resistência a insulina, quadro que está relacionado ao diabetes tipo 2. Portanto, alimentos gordurosos são fatores de risco para a doença, como provaram diversos estudos sobre o assunto. Pesquisadores da Harvard, por exemplo, concluíram que o risco de desenvolver diabetes tipo 2 aumenta 51% se forem consumidos 50 gramas de carne vermelha processada por dia, e 19% se forem ingeridos 100 gramas diárias de carne vermelha não processada. No entanto, algumas mudanças nos hábitos alimentares podem evitar a doença. No mesmo estudo, esses especialistas mostraram que se uma pessoa que consome 100 gramas de carne vermelha todos os dias substitui o alimento por frutas secas para obter a mesma quantidade de proteínas, o risco diminui em 17%. Este número aumenta para 23% se forem consumidos cereais integrais.

Leia também: Comer menos gordura pode diminuir risco de diabetes

7. Prefira alimentos integrais

Os alimentos integrais, como pães e arroz, por exemplo, são excelentes alternativas para substituir alimentos que possuem farinha de trigo, como o pão francês. Esse tipo de comida é conhecida por elevar rapidamente as taxas de glicose no sangue, o que pode favorecer o surgimento do diabetes tipo 2, especialmente entre pessoas com maior risco da doença. Açúcar branco, frutas em calda enlatadas e batatas também possuem alta carga glicêmica. "Quanto menor o índice glicêmico, melhor para o paciente evitar a doença. Alimentos ricos em fibra e integrais são ideais para isso", diz o médico Celso Cukier.

8. Coma frutas, mas não exagere

Frutas fazem parte de uma alimentação saudável e devem ser ingeridas todos os dias. Porém, há uma grande disparidade na quantidade de frutose, o açúcar das frutas e do mel, que elas contêm. Como ela é metabolizada diretamente pelo fígado, não precisa de insulina para sua quebra primária. Porém, isso não permite o seu consumo em excesso. "A fruta tem muito carboidrato e frutose, mas ela não pode ser eliminada da dieta. Por isso, pessoas predispostas ao diabetes tipo 2 devem evitar as mais adocicadas, como as uvas ou o caqui, ou então consumí-las de forma moderada", diz Roberto Betti, coordenador do Centro de Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

9. Coma queijo e iogurte, mas não exagere

Duas fatias de queijo ou meio pote de iogurte (55 gramas) por dia podem reduzir o risco de diabetes tipo 2 em 12%. O restante dos laticínios, porém, não surtem o mesmo benefício, embora não aumentem o risco da doença. Essas foram as conclusões de um estudo holandês publicado em julho deste ano. Segundo os autores dessa pesquisa, como o queijo, além das gorduras saudáveis, também contém gordura saturada, o excesso desse tipo de alimento não é recomendado. "Alguns estudos já mostraram que existe uma interação entre as células de gordura e o cálcio que ajuda a prevenir a obesidade. No entanto, é preciso tomar cuidado com os excessos", diz Celso Cukier, nutrólogo do Hospital Albert Eistein.

10. Beba café descafeinado

Por causa do efeito da cafeína, o café nem sempre é recomendado a pessoas que apresentam tendência a ter doenças cardiovasculares. No entanto, um estudo americano publicado no início do ano mostrou que a bebida descafeinada, além de não provocar condições como pressão alta, pode proteger o organismo contra diabetes tipo 2. "Vários estudos mostraram que os antioxidantes presentes em bebidas como café e chá podem, de alguma forma, reduzir o risco do diabetes. O que falta sabermos é qual a quantidade e o tipo ideais da bebida que surtem tal efeito", afirma Celso Cukier, nutrólogo do Hospital Albert Einstein.

11. Se beber, vá de vinho tinto

Várias pesquisas já provaram os benefícios do vinho tinto à saúde (desde que consumido moderadamente). Por isso é possível considerar uma taça ao dia como um aliado na diminuição do risco de diabetes tipo 2, como confirmaram os resultados de um estudo da Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida, em Viena, na Áustria. Porém, além do teor alcoólico, o vinho também pode ser extremamente calórico. Portanto, o exagero não só não reduz as chances do diabetes, como também eleva o risco.

12. Coma amêndoas

Pelo menos de acordo com os resultados de um estudo americano publicado no final de 2010, as amêndoas são armas poderosas contra o diabetes tipo 2, especialmente entre pessoas que têm predisposição à doença — ou seja, com níveis de glicose no sangue acima do normal ou com histórico familiar da condição. Segundo a pesquisa, esses alimentos aumentam a sensibilidade à insulina e, consequentemente, reduzem os níveis de açúcar na corrente sanguínea.

Fonte: https://veja.abril.com.br/saude/metformina-e-segura-para-pacientes-com-doenca-renal-diz-pesquisa/

É possível a prevenção do diabetes com o uso de medicamentos?

A prevenção do diabetes mellitus tipo 2 com medicamentos pode ser útil em pacientes com alto risco de desenvolver a doença e que falharam nas medidas de mudança do estilo de vida. Vários fármacos já foram estudados com este propósito, no entanto, segundo uma revisão extensa da literatura realizada por Padwal em 2005, apenas medicamentos antidiabéticos e o orlistate mostraram algum benefício em prevenir o diabetes.

A metformina é o medicamento mais estudado e o único recomendado pela American Diabetes Association (ADA) como prevenção para o diabetes, apesar de ser menos eficaz que uma dieta apropriada e atividades físicas. No estudo DPP, o uso de metformina por 3 anos, foi capaz de reduzir a progressão do diabetes tipo 2 para 22% versus 29% do placebo. Os resultados foram melhores em pacientes obesos e com menos de 60 anos de idade. Logo, a ADA sugere o uso de metformina para prevenção do diabetes em pacientes com exames alterados (glicemia ou hemoglobina glicada), com menos de 60 anos de idade, índice de massa maior ou igual a 35 kg/m2 e em mulheres com história de diabetes gestacional. O uso da metformina só se justifica devido ao seu perfil de segurança confiável e baixo preço.

A insulina também já foi estudada com estratégia para prevenção do diabetes. No estudo Origin, a insulina glargina conseguiu diminuir a incidência de diabetes. Contudo, como o uso de insulina se associou a ganho de peso e episódios de hipoglicemia, sem maiores benefícios na prevenção de doenças cardíacas e vasculares, o uso de insulina como medida para prevenir diabetes não é recomendado.

As glitazonas, cujo o único representante disponível no mercado brasileiro é a pioglitazona, também são eficazes em prevenir diabetes. Mas como estão associadas a ganho de peso, retenção de líquido, insuficiência cardíaca, fraturas e câncer de bexiga, não são recomendadas para este fim.

Por fim, a acarbose e o orlistate também são capazes prevenir diabetes. A acarbose inibe a absorção dos carboidratos da dieta. No estudo STOP, a acarbose além de prevenir o diabetes também foi capaz de reduzir a incidência de doenças cardíacas. O que limita seu uso são os efeitos adversos, principalmente gases, quando em doses mais altas. O orlistate é um medicamento aprovado para tratamento de excesso de peso e obesidade que inibe a absorção de gorduras no intestino. Pode ser útil em pacientes obesos com glicose elevada, mas costuma ser pouco tolerado pelos efeitos adversos, sendo diarreia o mais comum.

Em resumo, ainda estamos longe de um medicamento para prevenção do diabetes mellitus tipo 2 tão bom quanto a alimentação saudável ou as atividades físicas. A metformina é a opção mais sensata, no entanto, tem indicações precisas e não dá carta branca para ficar no sofá comendo e bebendo o que quiser. Fica a dica!

Dr. Mateus Dornelles Severo

CREMERS 30.576

Médico Endocrinologista

Mestre em Endocrinologia/UFGRS

DROGA DO DIABETES PODE PREVENIR O CÂNCER

Pesquisadores da McGill University e da Université de Montréal procuram entender exatamente como a metformina, uma droga tipicamente usada para combater o diabetes tipo 2, pode prevenir o câncer.

A droga mais amplamente prescrita para tratar a diabetes tipo 2 também pode ajudar a prevenir câncer de cólon em pessoas que são consideradas de alto risco, sugere uma nova pesquisa realizada por uma equipe de cientistas de Montreal.

Já foi demonstrado em estudos anteriores que a metformina pode diminuir em 40% as taxas de câncer em pessoas que tomam o medicamento, em comparação com os diabéticos que não tomam o medicamento.

Pesquisadores da McGill University e da Université de Montréal procuram entender exatamente como a Metformina pode prevenir o câncer. A teoria prevalente antes do estudo era de que como as células neoplásicas têm um apetite voraz por glicose, usar uma droga para diminuir os níveis de glicose no sangue para o tratamento de diabetes tipo 2 também pode inadvertidamente bloquear o câncer.

Os pesquisadores confirmaram que a ação hipoglicemiante da metformina tem um papel sutil na prevenção do câncer. Mas eles também fizeram uma descoberta muito mais importante e inesperada: a metformina protege as células dos danos do DNA que podem levar ao câncer.

“Surpreendentemente, descobrimos que a metformina protegia o DNA de mutações “, disse o diretor do estudo, Michael Pollak, professor nos departamentos de medicina e oncologia da McGill.

 

É notável que a metformina – uma droga barata, não protegida por patente de medicamentos, segura e amplamente utilizada – tenha várias ações biológicas que podem resultar em redução do risco de câncer.”

As células queimam nutrientes para produzir energia. Esse processo de queima produz o que Pollak compara a uma espécie de escape celular, conhecido como espécies reativas de oxigênio. É esse escape que pode causar danos ao DNA no interior das células, que por sua vez, pode desencadear o câncer.

A metformina age como um “filtro” de escape celular, explicou Pollak, reduzindo espécies reativas de oxigênio.

“A droga parece impedir seletivamente (o escape celular) de produção … tais como aqueles encontrados em células com mutações oncogênicas”, disse o co-autor Gerardo Ferbeyre, do departamento de bioquímica da Université de Montréal.

Os pesquisadores fizeram a descoberta por meio de um tratamento de células da mama e do cólon pré-neoplásicas com metformina. Os resultados do estudo foram publicados na revista Cancer Prevention Research.

Fonte: The Montreal Gazette

revista-onco

Oncologia para todas as especialidades.

Metformina contra o envelhecimento

Ano após ano, emerge nova evidência científica demonstrando que os humanos em processo de envelhecimento beneficiam com a ingestão de metformina. A capacidade que a metformina tem em ajudar a perde peso/gordura e a combater – pele prevenção – o cancro é bem reconhecida pela medicina. Embora actualmente seja vendida como medicamento de prescrição médica, iniciou a sua longa história como um composto botânico (Gallega officianalis) com lugar na medicina tradicional desde há vários séculos. Têm sido reconhecidas associações estreitas entre a diabetes o cancro desde há mais de um século, mas o mecanismo causal só há pouco é que foi desvendado. A diabetes comporta elevações crónicas na glicemia (açúcar no sangue) que mesmo quando frustres conduzem a lesão tecidular e a aumento dos níveis de insulina (insulino-resistência) a qual pode promover a cancerigenação. A metformina é um medicamento seguro e amplamente receitado para o tratamento da diabetes tipo II; também é um poderoso fármaco indutor dos efeitos similares aos da restrição calórica. Estes efeitos incluem a activação do poderoso sensor metabólico AMPK, cuja activação sujeita as células cancerosas a um stress não experimentado pelas células normais, promovendo assim a morte das células cancerosas. A metformina também inibe o complexo-envelhcimento conhecido como mTOR, tendo sido demonstrada protecção contra os cancros da mama, do endométrio, próstata, cólon e pâncreas. Qualquer regime hipocalórico deverá incluir a metformina.

A metfomina, originalmente concebida par tratar a diabetes tipo II – sendo o fármaco de primeira escolha – emerge desta forma como “medicamento-maravilha”. A metformina melhora o controlo diabético através da diminuição da resistência à insulina, e é extremamente útil no combate à obesidade – mesmo nos não diabéticos – e ao cancro. Ao promover a melhoria da sensibilidade à insulina combate a disfunção endotelial, e consequentemente protege o coração. Num estudo da Universidade de Stamford demonstrou-se a capacidade a metformina para diminuir significativamente o índice de massa corporal. A lista de cancros contra os quais a metformina dá protecção aumenta dia-a-dia, sendo o cancro do pulmão o mais importante. Este fármaco está no entanto contra-indicado na insuficiência renal e na insuficiência cardíaca, pois aumenta a produção de ácido láctico, podendo conduzir a acidose láctica.

https://anti-envelhecimento.blogs.sapo.pt/

Metformina contra a obesidade

Metformina é um dos principais medicamentos para tratar diabéticos tipo 2 ou com resistência à insulina, e apresenta poderosos efeitos em pacientes obesos que possuem níveis altos de insulina.[1] Os exames indispensáveis para avaliar se há diabetes ou resistência insulínica são:

Insulina: os ótimos níveis são de 3 à 5 microUi/mL

Glicemia jejum: 70 à 85 mg/dL (ótimos níveis)

Hemoglobina glicosilada: abaixo de 5,0% (ótimos níveis)

Geralmente, alguns médicos solicitam tão somente o exame de glicemia em jejum, o que é insuficiente, já que a pessoa pode estar com altíssimos níveis de insulina, com pâncreas trabalhando acelerado com o fim de manter os níveis de glicose adequados. O ideal é que o organismo seja capaz de manter o controle de açúcar no sangue em níveis adequados, com até 5 microUi/mL de insulina.

O teste de hemoglobina A1c verifica uma média ponderada dos níveis de açúcar no sangue dos últimos 3 à 4 meses.

Bom, estes são os 3 exames que considero indispensáveis e essenciais para avaliar se há diabetes ou resistência à insulina.

Todavia, metformina NÃO é apenas para diabéticos, segundo a conclusão do médico Dr. William Faloon, pesquisador fundador da Life Extension. Metformina tem origem botânica, é derivado da planta Gallega Officianalis, que já esteve na medicina popular por centenas de anos.[2]

Algumas das indicações da metformina:

PERDA DE PESO – EMAGRECIMENTO

Metformina favorece a perda de peso e melhora a resistência à insulina, até mesmo em pessoas não diabéticas.

Sabe-se que a falta de controle glicêmico leva a doenças crônicas do envelhecimento. A redução da glicose no sangue, tem múltiplos benefícios relacionados com a saúde geral.

Por meio do aumento da sensibilidade à insulina, metformina protege pacientes obesos de disfunção entotelial e desordens cardiovasculares, ou seja, metformina auxilia na saúde do coração.[4] (Curr Drug Targets Cardiovasc Haematol Disord. 2004 Mar;4(1):53-6).

Metformina diminui a secreção de citocinas inflamatórias, assim diminui a inflamação corporal.[5]

Metformina tem forte efeito na surpressão do apetite, o que contribui para a luta do excesso de peso.

A metformina tem fortes efeitos na redução de peso corporal, IMC, resistência a insulina, e outras manifestações de desordens do metabolismo.[7]

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Stanford descobriu que a metformina reduz significativamente o índice de massa corporal em adolescentes obesos, não-diabéticos. Isto marca um novo avanço promissor na luta contra sobrepeso e obesidade infantil.[8]

PROTEGE E AUXILIA NO TRATAMENTO DE VÁRIOS TIPOS DE CÂNCER

Metformina tem ação central na prevenção e no tratamento de cancer de mama, cancer do endométrio[9], cancer de próstata[10], câncer de colo[11], cancer de pulmão[12]. Qual outro remédio de tão baixo custo apresentam esses benefícios? Vamos entender como metformina é útil no tratamento e prevenção aos vários tipos de cancer.

Metformina ativa uma importante enzima chamada AMPK.[13] AMPK é considerada a ‘chave mestra’ que de alguma forma controla como as nossas células se comportam.[14] O aumento da ativação da AMPK reduz o armazenamento de gordura, aumenta a sensibilidade à insulina, reduz o colesterol, triglicérides, e suprime a inflamação crônica.[15] AMPK quando ativada imita muitos dos efeitos benéficos da restrição calórica, incluindo a perda de gordura.[16]

A ativação da enzima AMPK provoca uma cadeia de reação em moléculas que colaboram para suprimir o câncer.[17] Estudos em laboratório demonstram que a ativação da enzima AMPK por meio da metformina, pode suprimir o desenvolvimento e crescimento de células cancerosas da mama, ovário, pâncreas, e muitos outros tecidos.[18] [19] [20] [21]

Vamos citar alguns estudos quanto ao câncer de mama, em próximos artigos abordaremos os demais.

Câncer de mama

Um dos efeitos mais significativos da metformina estão em canceres do sistema reprodutivo, pois ele BLOQUEIA a enzima chamada AROMATASE, que pode estimular o estrogênio, que por sua vez poderia causar o crescimento de câncer.

Estudos em laboratórios sugerem que a maioria das variedades de câncer de mama são passíveis de prevenção por meio de metformina.

Metformina suprime uma proteína específica indutora de câncer (HER2), que aumenta drasticamente o risco de câncer de mama.

Ao suprimir a proteína HER2, além de prevenir o aparecimento de câncer, metformina bloqueia o ciclo reprodutivo de células cancerosas, impedindo o seu crescimento, se uma vez já em desenvolvimento.

A metformina tem como alvo seletivamente as chamadas ‘células-tronco do câncer’, células que resistem à quimioterapia, e medicamentos e pode regenerar e causar recaída da doença.[26]

Um estudo verificou que metformina está associado a uma redução de 56% do risco no desenvolvimento de câncer de mama.[27]

Alerto apenas que é preciso suplementar com vitamina B12 (metilcobalamina) sublingual aqueles que fazem uso de metformina, já que a metformina prejudica sua natural absorção, levando a pessoa ter uma deficiência importante desta vitamina. – Br J Diabetes Vasc Dis. 2004;4(6):401-6.

E como evitar os efeitos gastrointestinais (diarréia, azia, gases) que podem surgir com metformina?

De acordo com um estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology (2005 Nov 14; 102(2): 202-7) verificaram que pessoas que consumiram 5.1 gramas da fibra PSYLLIUM tiveram uma melhor tolerância gástrica ao tomarem metformina em comparação com o outro grupo sem PSYLLIUM. Assim, pode ser útil iniciar com doses menores de PSYLLIUM (ex: 2 gramas), tomando com água, e aumentando gradualmente até 5 gramas, sempre que ingerir a metformina (ex: Glifage XR).

Uma alternativa recente é o uso de metformina micronizada transdérmica(creme de ultra-absorção) Pentravan. Uma das vantagens da Metformina HCl Fagron Micro em Pentravan® administrada por via transdérmica é evitar a passagem pelo trato gastrintestinal e a ocorrência dos indesejáveis efeitos gastrintestinais associados com a sua administração por via oral.

Além disso, há contraindicações importantes, como pessoas que já apresentam problemas renais, de fígado. Ademais, é possível algumas complicações gástricas, como azia, em pessoas mais sensíveis.

Solicite orientação ao médico de sua confiança sobre a possibilidade de incluir este medicamento em sua terapia.

Este medicamento só pode ser utilizado sob prescrição médica!

Para quem deseja aprofundar os estudos sobre a ação da metformina para indicações além do diabetes:

http://grupoessencialrj.com.br/2017/12/18/metforminamicro/

https://anti-envelhecimento.blogs.sapo.pt/225569.html

http://www.lifeextension.com//Magazine/2010/CE/The-Drug-Virtually-Everyone-Should-Ask-their-Doctor-About/Page-01

http://www.lifeextension.com//Magazine/2012/11/Metformin-Makes-Headline-News/Page-01

http://www.lifeextension.com//Magazine/2001/9/report_metformin/Page-01

http://www.lifeextension.com//Newsletter/2014/5/Metformin-Aids-In-The-Stabilization-Of-Metastatic-Prostate-Cancer/Page-01

[1] Exp Clin Endocrinol Diabetes. 2001;109 Suppl 2:S259-64

[2] Witters LA. The blooming of the French lilac. J Clin Invest. 2001 Oct;108(8):1105-7

[3] Ann Pharmacother. 2008 Jun;42(6):817-26.; Golay A. Metformin and body weight. Int J Obes (Lond). 2008 Jan;32(1):61-72

[4] Curr Drug Targets Cardiovasc Haematol Disord. 2004 Mar;4(1):53-6

[5] Diabetes. 2008 Jun;57(6):1501-7

[6] Ehret M, Goethe J, Lanosa M, Coleman CI. The effect of metformin on anthropometrics and insulin resistance in patients receiving atypical antipsychotic agents: a meta-analysis. J Clin Psychiatry. 2010 Apr 6.

[7] Aghahosseini M, Aleyaseen A, Safdarian L, Moddaress-Hashemi S, Mofid B, Kashani L. Metformin 2,500 mg/day in the treatment of obese women with polycystic ovary syndrome and its effect on weight, hormones, and lipid profile. Arch Gynecol Obstet. 2010 Jul 2

[8] Wilson DM, Abrams SH, Aye T, et al. Metformin extended release treatment of adolescent obesity: A 48-week randomized, double-blind, placebo-controlled trial with 48-week follow-up. Arch Pediatr Adolesc Med. 2010 Feb;164(2):116-23

[9] Gynecol Oncol. 2010 Jan;116(1):92-8

[10] . Oncogene. 2008 Jun 5;27(25):3576-86

[11][11] Zakikhani M, Dowling RJ, Sonenberg N, Pollak MN. The effects of adiponectin and metformin on prostate and colon neoplasia involve activation of AMP-activated protein kinase. Cancer Prev Res (Phila Pa). 2008 Oct;1(5):369-7

[12][12] Algire C, Zakikhani M, Blouin MJ, Shuai JH, Pollak M. Metformin attenuates the stimulatory effect of a high-energy diet on in vivo LLC1 carcinoma growth. Endocr Relat Cancer. 2008 Sep;15(3):833-9.

[13] Circ Res. 2007 100(3):328–41; Diabetes. 2002 Aug;51(8):2420-5.; Biol Pharm Bull. 2010 33(6):963-70

[14] Am J Physiol. 1999 Jul;277(1 Pt 1):E1-10

[15] Circ Res. 2007 Feb 16;100(3):328-41

[16] Future Oncol. 2010 Mar;6(3):457-7

[17] Vazquez-Martin A, Oliveras-Ferraros C, Lopez-Bonet E, Menendez JA. AMPK: Evidence for an energy-sensing cytokinetic tumor suppressor. Cell Cycle. 2009 Nov 15;8(22):3679-83

[18] Rozengurt E, Sinnett-Smith J, Kisfalvi K. Crosstalk between insulin/insulin-like growth factor-1 receptors and G protein-coupled receptor signaling systems: a novel target for the antidiabetic drug metformin in pancreatic cancer. Clin Cancer Res. 2010 Apr 13

[19] Exp Gerontol. 2005 Aug-Sep;40(8-9):685-93.

[20] Cell Cycle. 2009 May 15;8(10):1633-6.

[21] Rattan R, Giri S, Hartmann L, Shridhar V. Metformin attenuates ovarian cancer cell growth in an AMP- kinase dispensable manner. J Cell Mol Med. 2009 Oct 29.

[22] Brown KA, Hunger NI, Docanto M, Simpson ER. Metformin inhibits aromatase expression in human breast adipose stromal cells via stimulation of AMP-activated protein kinase. Breast Cancer Res Treat. 2010 Mar 19

[23] Med Hypotheses. 2009 Oct;73(4):606-7

[24] Clin Cancer Res. 2010 Mar 15;16(6):1695-700.

[25] Zhuang Y, Miskimins WK. Cell cycle arrest in Metformin treated breast cancer cells involves activation of AMPK, downregulation of cyclin D1, and requires p27Kip1 or p21Cip1. J Mol Signal. 2008;3:18.

[26] Hirsch HA, Iliopoulos D, Tsichlis PN, Struhl K. Metformin selectively targets cancer stem cells, and acts together with chemotherapy to block tumor growth and prolong remission. Cancer Res. 2009 Oct 1;69(19):7507-11.

[27] – Bodmer M, Meier C, Krahenbuhl S, Jick SS, Meier CR. Long-term metformin use is associated with decreased risk of breast cancer. Diabetes Care. 2010

Jun;33(6):1304-8.

Mhttps://lucianopimenta.wordpress.com/2015/06/01/metformina-nao-e-apenas-para-diabeticos-2/

Metformina x Alzheimer

A maior parte das pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 2 em vários países, incluindo Estados Unidos e Brasil, toma o medicamento metformina (vendido com vários nomes) para ajudar a controlar a glucose no sangue. A droga, usada por milhões de pacientes, é considerada bastante segura e apresenta poucos efeitos colaterais além do desconforto gastrointestinal que provoca em parte dos usuários. Outra vantagem é que seu custo é acessível. A novidade agora é que, segundo novos estudos, há indícios de que a metformina possa ajudar a proteger o cérebro de desenvolver doenças do envelhecimento, mesmo em não diabéticos.

Pesquisadores já sabem que o diabetes é considerado um fator para o surgimento de doenças neurodegenerativas. Porém, o uso de metformina está associado a uma redução radical na incidência dessas patologias. No estudo mais abrangente até agora sobre os efeitos da metformina, a cientista Qian Shi e suas colegas da Universidade Tulane acompanharam 6 mil veteranos diabéticos e demostraram que, quanto mais tempo um paciente utilizava metformina, menores eram as chances de desenvolver as doenças de Alzheimer e Parkinson e outros tipos de demência e comprometimento cognitivo. As descobertas apresentadas na reunião das Sessões Científicas da Associação Americana de Diabetes, nos Estados Unidos, mostram que, assim como já tinham revelado alguns trabalhos anteriores menores sobre uso de metformina a longo prazo, no novo estudo pacientes que utilizavam a droga por mais de quatro anos apresentavam um quarto da incidência da doença em comparação com pacientes que só faziam uso de insulina ou a insulina associada a alguma outra medicação, trazendo o nível de risco de diabetes para um nível correspondente àquele da população geral.

“Mesmo na ausência de diabetes, os pacientes com Alzheimer costumam apresentar sensibilidade à insulina reduzida no cérebro”, diz a neurocientista Suzanne Craft, que estuda resistência à insulina em doenças degenerativas na Faculdade de Medicina Wake Forest. A substância desempenha muitos papéis neurológicos, está envolvida na formação da memória e ajuda a manter as sinapses livres de acúmulo de proteína, incluindo os emaranhados de tau e placas amiloides que se acumulam na doença de Alzheimer, diz Craft. Essa associação levou algumas pessoas a chamar Alzheimer de “diabetes tipo 3”.

A esperança de pesquisadores é que a metformina possa ajudar a corrigir os problemas ligados à insulina no cérebro em processo de envelhecimento. Pesquisas em animais mostram que o efeito da droga nas células-tronco neurais pode ser a chave para novas descobertas nessa área. Os neurocientistas Jing Wang e Freda Miller, ambos então no Hospital de Toronto para Crianças, mostraram que, quando se administra metformina a ratos não diabéticos, sua memória melhora devido a um aumento na população de células-tronco neurais e maior número delas que se desenvolvem de forma saudável no hipocampo, o centro da memória no cérebro.

Estudos clínicos humanos também acenam com promessas no tratamento de Alzheimer na fase inicial da patologia. O neurologista Steven E. Arnold, do Hospital Geral Massachusetts, demonstrou recentemente que pacientes diagnosticados com a doença apresentavam melhoras pequenas, mas significativas – na capacidade mnêmica e no funcionamento cognitivo – após ingerir metformina por oito semanas, em comparação àqueles que tomavam placebo. O imageamento do cérebro revelou também algumas melhoras no metabolismo neural. Os efeitos modestos são a norma quando se trata de Alzheimer: mesmo as drogas já aprovadas e utilizadas apresentam somente uma pequena eficácia e por um período limitado. “Essa é uma das grandes motivações para encontrar novas terapias”, diz Craft.

Arnold pretende conduzir um estudo maior que possa avaliar melhor a eficácia da metformina, mas financiamentos têm sido um problema. É que, como a medicação é genérica, as indústrias farmacêuticas têm pouca motivação em termos de lucro para testá-la. “Trata-se de um medicamento simples, comum e barato que pode afetar um aspecto importante do comprometimento cognitivo em adultos idosos, e há uma razão científica convincente para examiná-la. Agora só precisamos realmente estudá-la de modo que nos forneça uma resposta clara quanto à sua verdadeira utilidade”, diz Arnold. Ele acredita que, se houvesse interesse financiamento, um estudo definitivo poderia ser concluído em dois anos.

Os grupos de pesquisa de Craft e Arnold trabalham atualmente para encontrar também biomarcadores de Alzheimer, sinais biológicos mensuráveis da patologia, para que pacientes com alto risco de desenvolver doenças degenerativas possam ser identificados precocemente – e tratados. Essas pessoas poderiam ser potenciais candidatos ao uso da metformina e outros sensibilizadores de insulina para impedir seu aparecimento

http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/medicamento_para_diabetes_combate_alzheimer_.html

Pergunta sobre Metformina

Quais os efeitos colaterais a longo prazo do uso da metformina?

O único efeito colateral relevante que pode sugir é a deficiência da vitamina b12 que, principalmente em idosos, pode alterar sua cognição.

a metformina pode ocasionar a impotencia sexual?

A metformina por si só não causa impotência, é necessário checar se o diabetes não está descompensado e se seus hormônios sexuais estão dentro da normalidade, além de outras causas de impotência.

https://www.doctoralia.com.br/medicamento/metformina-12501/pergunta/a-metformina-pode-ocasionar-a-impotencia-sexual-60994

+info: https://www.doctoralia.com.br/medicamento/metformina-12501/pergunta/quais-os-efeitos-colaterais-a-longo-prazo-do-uso-da-metformina-986133

METFORMINA NO LONGO PRAZO ESTÁ LIGADO A MAIOR RISCO DE DEFICIÊNCIA DA VITAMINA B12, DIZ ESTUDO

O cansaço frequente é um dos sintomas causado pela deficiência de vitamina B12

As pessoas que tomam metformina, um medicamento comum para Diabetes Tipo 2, durante vários anos podem estar em risco elevado de deficiência de vitamina B12 e anemia, de acordo com uma nova análise de dados de longo prazo.

Metformina ajuda a controlar a quantidade de açúcar, ou glicose, no sangue, reduzindo a quantidade de glicose que é absorvida a partir de alimentos ou produzida pelo fígado, aumentando a resposta do organismo ao hormônio insulina, de acordo com o National Institutes of Health.

“A metformina é a droga mais comum usada para tratar de Diabetes Tipo 2, tendo, no momento, milhões de pessoas fazendo uso por um período prolongado (vários anos)”, disse o autor principal do estudo, o Dr. Jill P Crandall da Albert Einstein College of Medicine, em New York City, por e-mail.

“Um número menor de pessoas toma a metformina para prevenir o Diabetes ou para o tratamento da síndrome do ovário policístico”, disse Crandall à Reuters Health.

Os pesquisadores usaram dados do Programa de Prevenção de Diabetes e do Diabetes Prevention Program Outcomes Study, que acompanhou os participantes com alto risco de diabetes tipo 2 por mais de 10 anos.

O estudo começou com mais de 3.000 pessoas com idade de 25 anos e mais velhos e com o açúcar elevado no sangue. Os participantes foram aleatoriamente designados para receber ou 850 miligramas de metformina duas vezes por dia, medicação placebo ou encaminhados para um programa de estilo de vida intenso que não incluía a medicação. Para a nova análise apenas aqueles que tomaram placebo ou metformina foram considerados, e cerca de 50 participantes foram excluídos após realizarem cirurgia para perda de peso, o que afetaria seus resultados sobre a diabetes.

Durante o acompanhamento, os participantes forneceram amostras de sangue após 5 e 13 anos.

Usando estas amostras de sangue, os pesquisadores descobriram que pelo quinto ano, os níveis médios de B12 estavam mais baixos no grupo de metformina do que no grupo placebo, e deficiência de vitamina B12 foi mais comum, afetando 4 por cento das pessoas com metformina em comparação com 2 por cento daqueles que não tomavam a droga.

Baixos níveis limítrofes de B12 atingiam quase 20 por cento das pessoas com metformina e 10 por cento dos que tomavam placebo.

Os níveis médios de vitamina B12 foram maiores no ano 13 do que no ano 5, mas a deficiência de B12 também foi mais comum em ambos os grupos de metformina e placebo, conforme relatado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism.

Deficiência de vitamina B12 pode conduzir a danos nos nervos que podem se agravar, tornando-se irreversível, disse Crandall.

“A deficiência de B12 grave e prolongada também tem sido associada à cognição prejudicada e demência”, disse ela. “Ela também pode causar anemia (baixa contagem de células vermelhas do sangue) – porém, felizmente, esta condição é reversível com o tratamento”.

Mais pessoas no grupo metformina também estavam anêmicas no quinto ano do que no grupo placebo.

Há mais de três milhões de casos de deficiência de vitamina B12 a cada ano nos EUA, que podem ser causados por dieta ou certas condições médicas. Os sintomas incluem fadiga, dormência ou formigamento.

Os seres humanos não produzem a vitamina B12 e precisam consumi-la à partir de fontes animais ou suplementos. Os vegetarianos podem obter o suficiente ao comer ovos e laticínios, mas veganos ou vegetarianos precisam apelar para os suplementos ou grãos fortificados.

Os médicos que prescrevem metformina para pacientes à longo prazo para o diabetes tipo 2, diabetes gestacional, síndrome do ovário policístico ou outras indicações, devem considerar uma avaliação de rotina dos níveis de vitamina B12, concluem os autores.

“O FDA e organizações como a Associação Americana de Diabetes não têm nenhuma recomendação formal para o monitoramento de B12 de pessoas que tomam metformina”, disse Crandall. “Dito isso, nosso estudo (e outros) sugere que um pequeno, mas significativo número de pessoas, pode desenvolver deficiência”.

“As pessoas que estão tomando o medicamento metformina deve pedir ao seu médico um exame para avaliar o seu nível de B12”, disse ele.

Restaurar os níveis saudáveis de B12 é fácil de conseguir com comprimidos ou injeções mensais, acrescentou.

“O risco de deficiência de vitamina B12 não deve ser considerado como uma razão para evitar tomar a metformina”, disse Crandall.

FONTE: bit.ly/1SWRxed Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, on-line 22 de fevereiro de 2016.

uk.reuters.com/

Metformina para ovário policístico

A metformina é hipoglicemiante de primeira escolha para o tratamento de obesos com diabetes tipo 2, nos quais a resistência à insulina é o fator preponderante. O fármaco também vem sendo usado para o tratamento da síndrome do ovário policístico

A síndrome do ovário policístico (SOP) é uma endocrinopatia que afeta 5 a 10% da população feminina em idade reprodutiva, cujas características mais importantes são anovulação e hiperandrogenismo. A SOP é causa comum de infertilidade e se manifesta por hirsutismo, obesidade e virilização. Em 50% dos casos as pacientes tem amenorréia e 30% têm sangramentos uterinos anormais. Além disso, pacientes com SOP apresentam resistência à insulina e hiperinsulinemia, e por esse motivo possuem risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2.

Perda de peso e algumas mudanças no estilo de vida, como dieta e exercícios, são capazes de melhorar a ovulação em pacientes com SOP. Entretanto, quando as medidas não farmacológicas não são suficientes ou as pacientes não respondem à terapia tradicional com clomifeno, alguns fármacos, como metformina e pioglitazona, podem ser utilizados para reduzir a hiperinsulinemia e a hiperandrogenemia. Os agentes sensibilizadores de insulina, principalmente a metformina, são considerados, em alguns países, primeira linha de tratamento para mulheres com SOP e podem retomar a regularidade da ovulação e dos ciclos menstruais.

A Síndrome dos Ovários Policísticos ocorre em 6 a 10% das mulheres que estão na idade fértil (20 a 44 anos). Para se ter uma ideia da importância destes dados, estima-se que no mundo existam cerca de 100 milhões de mulheres com esta doença. No Brasil, se considerarmos os dados do censo IBGE podem existir 2,5 milhões de mulheres com esta síndrome, cerca de 800 mil mulheres no estado de São Paulo, 300 mil no estado do Rio de Janeiro, 180 mil no estado do Paraná e 400 mil no estado de Minas Gerais. Estes números são suficientes para entendermos a importância desta síndrome.

Informativo para pacientes

O que são cistos?

São pequenas bolsinhas com conteúdo líquido e que, em princípio podem aparecer em qualquer parte do organismo. Todo mês, nos ovários, desenvolve-se um cisto que inicialmente é pequeno (5 a 9 mm), cresce na primeira fase do ciclo menstrual e atinge, na época da ovulação, a dimensão aproximada de 18 mm. Estes recebem o nome de folículo e dentro deles está um óvulo. Na ovulação ele se rompe, o óvulo sai e se encaminha para as tubas (trompas) onde poderá ser fertilizado pelo espermatozoide – caso ocorra a relação sexual nesta época. Nesses casos, cisto não é doença e se chama cisto funcional, isto é, decorrente do funcionamento normal do organismo. Entretanto, quando um ou mais cistos formam-se fora dessas características passam ser uma doença.

O que é Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)?

É uma síndrome caracterizada por alterações hormonais que podem repercutir no organismo causando vários sintomas. Como conseqüência, ao invés de se formar um único folículo no ovário, que é um processo natural e normal, formam-se vários que ficam “acumulados” e não liberam os óvulos; eles não se rompem. Daí o nome “ovários policísticos” que, como veremos mais adiante, não é alteração orgânica obrigatória nesta síndrome. Existem vários hormônios que participam destas alterações, mas os principais são os androgênios (hormônios masculinos normalmente fabricados pelos ovários, em quantidades pequenas).

Genética e Hereditariedade

Acredita-se que a SOP tenha caráter hereditário e muitas publicações científicas tem confirmado esta possibilidade. Foi observado este diagnóstico entre irmãs e alterações metabólicas em irmãos destas pacientes que mesmo sendo do sexo masculino, apresentaram alterações laboratoriais idênticas as suas irmãs com esta síndrome. Filhas e irmãs de mulheres com SOP tem 50% mais de chance de desenvolver este problema.

Diagnóstico

É feito através do histórico da paciente, exame clínico e exames laboratoriais.

Histórico e exame clínico

• Menstruação irregular: é uma das principais características. As menstruações vêem esporadicamente podendo demorar até 90 dias entre uma e outra. Muitas vezes elas só aparecem quando as pacientes recebem medicamentos para estimular. Esse sintoma é comum em grande parte das mulheres com essa síndrome.

• Obesidade: pelo menos metades dessas mulheres estão acima do peso, isto é, o Índice de Massa Corpórea (IMC) está acima dos 25 anos (lembrete: IMC = Peso /Altura ao quadrado). Esse é um fator fundamental para futuras complicações desta doença. A circunferência abdominal superior a 88 cm está associada a um maior risco de problemas cardíacos(alguns já consideram o valor máximo de 80 cm).

• Infertilidade: devido às alterações hormonais, essas mulheres passam a ovular menos ou de maneira inadequada e por isso podem ter dificuldade em engravidar. Das causas de infertilidade o fator ovulatório ocupa um lugar de destaque e 75% é devido a esta síndrome. Além disso, essas mulheres têm um alto índice de abortamento.

• Hirsutismo: é o aparecimento de pelos em locais onde normalmente não deveriam existir na mulher (face, tórax, glúteos, ao redor dos mamilos, região inferior do abdômen e parte superior do dorso).

• Acne: 30% das mulheres com SOP tem este sinal que consiste num processo inflamatório da pele do rosto, caracterizada por erupções superficiais causadas pela obstrução dos poros.

• Alopécia: é a queda em excesso de cabelos na região do couro cabeludo levando á rarefação de pelos, comum aos homens e raro nas mulheres.

• Seborréia: é a oleosidade da pele e couro cabeludo.

• Acantosis nigricans: é aumento da pigmentação da pele (manchas escuras) em áreas de dobras, como pescoço e axilas.

Exames Complementares

• Ultrassom: o ideal é ser realizado pela via transvaginal, mas, muitas vezes, é impossível de ser realizado em mulheres (virgens). Neste exame observa-se o volume ovariano (>10cm3), a textura do ovário e a presença de pequenos cistos. Se houver a presença de 12 ou mais em cada ovário, medindo 2 a 9 mm no seu maior diâmetro, caracteriza-se um dos sinais desta síndrome.

• Resistência à insulina: a insulina é um hormônio responsável por facilitar a entrada da glicose na célula. Em algumas doenças como a SOP, existe um defeito na sua ação, o que leva a um acúmulo de glicose no sangue. Como conseqüência pode surgir a diabetes e um aumento da concentração deste hormônio no sangue. Os exames para investigara resistência à insulina são muito importantes, tanto para o diagnóstico como para avaliar as possíveis complicações futuras que serão descritas mais adiante. Existem algumas dificuldades nesta avaliação, pois, até hoje, não existe um exame específico para o diagnóstico definitivo. Atualmente, a melhor opção é a dosagem da glicemia e a insulina em jejum e depois repetida duas horas após a alimentação ou através do índice de glicemia de jejum/ insulina de jejum, que deverá ser menor do que 4,5.

Outros exames

Avaliação hormonal

• FSH e LH – a relação LH e FSH é geralmente > 3:1;

• Hidroxiprogesterona (17 OHP) – para descartar a hiperplasia congênita da glândula supra-renal que pode causar um quadro clínico semelhante à SOP;

• T3, T4, T4 livre e TSH – são hormônios ligados à tireoide que estão relacionados à síndrome;

• Prolactina – hormônio que está aumentado normalmente em mulheres que estão amamentando, mas fora desta condição causa alterações menstruais;

• Androgênios: Testosterona, Testosterona Livre, SHBG e SDHEA, androstenediona e cortisol.

Avaliação metabólica

• Perfil lipídico (colesterol, triglicérides);

• Curva glicêmica (TTGO) com insulina ou de forma mais simples e eficaz a glicemia de jejum e pós-prandial acompanhada da insulina plasmática de jejum;

• HOMA-r/HOMA-B – são testes para avaliar a resistência a insulina e não são realizados de rotina.

Diagnóstico final

(Consenso de Rotterdan)

É confirmado quando pelo menos dois dos três itens abaixo forem preenchidos:

• A. Hiperandrogenismo (aumento do hormônio masculino) refletido por hirsutismo, acne, queda de cabelo (ver histórico e exame clínico descritos anteriormente) ou exames de laboratório;

• B. Ciclos menstruais com intervalos irregulares curtos ou longos (atrasos menstruais); são quase sempre anovulatórios;

• C. Ovários com característica micropolicística ao ultrassom.

Portanto o diagnóstico da SOP poderá ser A e B, A e C e B e C; isto torna interessante o fato de a mulher com SOP não precisar ter, obrigatoriamente, os ovários com múltiplos cistos!!!

Importante: é necessário excluir outras doenças que têm apresentação clínica semelhante como, por exemplo, tumores virilizantes, hiperplasia congênita da supra-renal e a Síndrome de Cushing.

Complicações

Síndrome metabólica

Síndrome metabólica ou pluri metabólica ou chamada anteriormente de síndrome X, é uma doença da civilização moderna, relacionada à obesidade, que pode ocorrer em até 50% das pacientes com SOP. É caracterizada pela associação de fatores de riscos para doenças cardiovasculares (ataque cardíaco e acidente vascular cerebral) e diabetes. Tem como base a resistência à ação de insulina o que obriga o pâncreas a produzir mais este hormônio. O risco desta complicação pode ser avaliado precocemente e observado já na adolescente e seus familiares.

Fatores de risco

• Intolerância à glicose, caracterizada por glicemia em jejum na faixa de 100 a 125, ou por glicemia entre 140 e 200 após administração de glicose;

• Hipertensão arterial;

• Níveis altos do colesterol ruim(LDL) e baixos do colesterol bom(HDL);

• Aumento dos níveis de triglicérides;

• Obesidade, especialmente obesidade central que está associada à presença de gordura visceral;

• Ácido úrico elevado;

• Microalbuminúria, isto é, eliminação de proteína pela urina;

• Fatores pró-trombóticos que favorecem a coagulação do sangue;

• Marcadores inflamatórios elevados (a inflamação da camada interna dos vasos sanguíneos favorece a instalação de doenças cardiovasculares).

Diagnóstico

O diagnóstico leva em conta as características clínicas (presença dos fatores de risco) e dados laboratoriais. Basta a associação de três dos fatores abaixo relacionados para diagnosticar a síndrome metabólica:

• 1. Obesidade central ou periférica determinada pelo índice de massa corpórea (IMC), ou pela medida da circunferência abdominal (nos homens, o valor normal vai até 102 e nas mulheres, até 88 – atualmente existe a tendência de diminuir estes valores para 90 e 80 respectivamente);

• 2. Níveis aumentados de triglicérides e ácido úrico;

• 3. Valores baixos de HDL, o colesterol bom, e elevados de LDL, o mau colesterol;

• 4. Hipertensão arterial;

• 5. Glicemia em jejum superior a 100, ou entre 140 e 200 depois de ter tomado glicose.

Câncer endometrial

O câncer endometrial é o quarto mais comum entre as mulheres e o mais freqüente entre os do sistema reprodutivo feminino, quando não se consideram as mamas. A SOP pode aumentar a chance desta doença pelas alterações hormonais que levam a ciclos menstruais longos, um estímulo estrogênico prolongado sem a ação do hormônio progesterona, além da obesidade que muitas vezes é acompanhada de hipertensão arterial (síndrome metabólica).

Alterações do sono ou apnéia noturna

Alguns homens (17% a 24%) e algumas mulheres (5% a 9%) apresentam distúrbio do sono e repetidos episódios de dificuldade de respiração durante o mesmo. Este fato está freqüentemente associada com obesidade, distribuição inadequada da gordura pelo corpo, à resistência da insulina, hipertensão arterial e a síndrome dos ovários policísticos, principalmente quando houver excesso de andrógenos.

Diabetes

A resistência à insulina favorece o surgimento da diabetes. Este favorecimento pode ser ainda maior quando estiver acompanhado de obesidade. O controle de peso rigoroso e a dieta alimentar equilibrada diminui a possibilidade desta complicação.

Tratamentos

Entre os problemas mais comuns estão aqueles ligados à fertilidade. Os tratamentos visam ajudar os casais que têm dificuldade em engravidar, diminuir as complicações da gestação (abortos, toxemia gravídica e diabetes gestacional) regularizar as menstruações, combater o excesso de hormônios masculinos, prevenir o câncer do endométrio, diminuir o risco de diabetes tipo II e a doença cardiovascular (síndrome metabólica).

Estilo de vida e terapia alimentar

A redução de peso deve ser recomendada a pacientes obesas ou com sobrepeso (IMC entre 25 e 30). Alguns estudos demonstram que a perda de 5 a 10% do peso corpóreo pode restaurar a ovulação e a fertilidade além de melhorar o colesterol, a pressão arterial, a resistência a insulina e diminuir as queixas de excesso de pelos e acne. Para isto é fundamental a modificação do estilo de vida, uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos de forma regular (principalmente aqueles que aumentem a circulação pélvica). Como nesta síndrome freqüentemente existe o aumento da resistência à insulina que faz aumentar os níveis de glicose, a melhor dieta é evitar alimentos ricos em carboidrato.

Dicas de alimentação

• Evite ao máximo todas as formas de açúcar;

• Evite ao máximo os carboidratos como por exemplo o pão, as massas, o arroz, os cereais no café da manhã e os bolos, pois são rapidamente transformados em açúcares;

• Evite refrigerantes, sucos de frutas que possam elevar os níveis de açúcar, principalmente laranja, melancia e uva;

• Consuma quantidades adequadas de proteínas, mas tome cuidado com carnes que podem conter hormônios;

• Coma vegetal à vontade, frutas vermelhas, que não são muito doces (morango, framboesa, cereja, amora, etc.) e alimentos integrais como arroz e aveia;

• Prefira leite e derivados desnatados ou “light”;

• Elimine álcool e cigarro;

• Aumente a quantidade de alimentos com fibra.

Tratamento medicamentoso

Os tratamentos devem ser escolhidos de acordo com o perfil e a prioridade da paciente. Entretanto, não devem ser deixados de lado os riscos de complicações futuras causadas pela doença. Os problemas estéticos são importantes e devem ser medicados com drogas específicas, como no caso do hirsutismo e acne. O acompanhamento por especialistas em medicina estética pode ser bastante útil.

A escolha do tipo de medicamento vai depender do objetivo da paciente. Se ela não quiser ter filhos, apresentar irregularidade menstrual e pelos em excesso, os anticoncepcionais poderão ser uma boa escolha. Muitos deles contêm na fórmula substâncias antiandrogênicas (anti-hormônio masculino) chamadas Ciproterona (Diane e Diclin). Outros medicamentos com esta finalidade são as espironolactona, finasterida, eflornitina (creme de aplicação local que reduz a quantidade de pelos) e por último a flutamida, perigosa pelo seu efeito agressivo ao fígado.

Combatendo a resistência à insulina – agentes sensibilizantes da insulina – metformina

Estas drogas aumentam a sensibilidade do organismo à insulina, o que resulta na diminuição deste hormônio, dos androgênicos, restauração dos ciclos menstruais ovulatórios, diminuição das chances de aborto e diabetes gestacionais, além da própria diminuição do peso.

A droga mais utilizada para este fim é a metformina e a dose diária é de 1500 a 2000 mg. Os seus efeitos benéficos podem demorar meses para serem percebidos, mas a paciente não deve desanimar, pois este tempo de espera é normal. Este medicamento pode produzir efeitos colaterais desagradáveis como diarréia, náuseas, flatulência (gases), entretanto, uma nova formulação de liberação lenta (GLIFAGE-XR) pode ser tomada em dose única, três comprimidos no jantar, com efeitos mínimos indesejáveis.

Outras drogas sensibilizantes da insulina

Embora a metformina seja a droga mais utilizada para este fim, outros medicamentos, com efeito, semelhantes têm sido utilizados. Entre elas estão a: Troglitazona, Pioglitazona, Rosiglitazona, Glucobay (Acarbose), NAC (N-acetilcisteína) e o Picolinato de Cromo (200mcg).

O Glucobay (Acarbose) é um hipoglicemiante e pode ser usado na dose 150 a 300 mg/dia.

O NAC (N – acetilcisteína) tem o nome comercial de Fluimucil e é usado também para problemas respiratórios. É um antioxidante que melhora a concentração de insulina. Um estudo realizado na Universidade Católica de Roma na Itália demonstrou que o uso de 1,8 à 3,0 g de NAC por dia diminui a concentração de androgênios, colesterol e triglicérides entre outras vantagens.

Existem ainda medicamentos naturais que podem ser uma alternativa interessante, mas só devem ser receitados por especialistas em medicina natural. Os principais são:

A) Clorophyl: melhora os sintomas de hipoglicemia;

B) Chromium: aumenta a sensibilidade dos receptores de insulina (300 miligramas por dia);

C) Extrato de Canela (Cinnamom): é uma nova alternativa, ajuda a diminuir os níveis de glicemia. A dose indicada é de 1g/dia dividida em três doses na colher de chá, três vezes ao dia;

D) D-chiro-inositol: é uma substância pura denominada Pinotol. Esta substância melhora a ação da insulina. A dose recomendada é 1200 mg/dia;

E) Vitaminas B, Magnésio, Ácido alfalipórico, Ácido linoléicos conjugados: melhoram a resistência à insulina;

F) Outras drogas: Picolinato de cromo ( 0,2mcg/dia) e Poria Pill.

Drogas complementares que ajudam no controle de peso

Algumas drogas aumentam o controle do peso e pode ser utilizadas em conjunto com uma dieta alimentar equilibrada, exercícios físicos e um estilo de vida adequado. As indicações são restritas ao médico que fará o controle de peso. Entre as possibilidades estão: Sibutramina, Orlistat e por último a Rimonabant que é uma substância antagonista dos receptores endocanabinóides, todas responsáveis pelo controle de peso.

Tratamento Cirúrgico

É recomendado somente em situações excepcionais em que todos os tratamentos clínicos utilizados não tiveram bons resultados. A intervenção é feita por videolaparoscopia. Nesta intervenção realizam-se pequenos furos nos ovários (“ovary drilling”) que ao diminuírem o tamanho deles, melhoram o quadro ovulatório. O inconveniente desta intervenção é que pode levar a formação de aderências que podem causar dor e um outro fator, a infertilidade.

Conclusão

A SOP é uma síndrome complexa que tem várias possíveis origens e uma delas é a resistência a insulina. Por isso o foco do tratamento deve ser o combate a esta alteração. Muitas pesquisas têm sido direcionadas com o objetivo de avaliar outros fatores determinantes como os ambientais e genéticos que poderão ter influência direta nesta doença.

Preservação da fertilidade – prevenção da SOP

A SOP não pode ser prevenida, mas quanto mais precoce for o diagnóstico, menor será a chance de complicações futuras.

Já na adolescência podem ser notados os sinais desta síndrome e por isso, além dos fatores hereditários que podem prenunciar o surgimento futuro desta doença (mãe e irmãs), deve-se estar atento à obesidade, à quantidade de pelos no corpo e ao padrão menstrual alterado, geralmente longo, alterações estas que podem ser notadas pelos pais.

Uma vez que entre as causas mais frequentes de infertilidade está o fator ovulatório e a SOP é a mais comum, conclui-se que o diagnóstico precoce pode evitar as complicações, entre elas a infertilidade. Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais fácil será a cura ou o equilíbrio da doença.

A Síndrome dos Ovários Policísticos deve ser diagnosticada e tratada já na adolescência devido às complicações reprodutivas, metabólicas e oncológicas que podem estar associadas a ela. O melhor tratamento preventivo é uma dieta alimentar equilibrada e um estilo de vida saudável.

Em resumo:

A todas as mulheres:

• Estejam atentas a diagnósticos de síndrome dos ovários policísticos e obesidade na família;

• Controlem e mantenham seu peso dentro dos padrões recomendados para sua estatura e constituição física;

• Pratiquem esportes ou outras atividades físicas;

• Tenham uma dieta equilibrada e saudável;

•Em caso de dúvidas procurem um médico especialista.

acesse também: www.guiasop.com.br

http://www.ipgo.com.br/sindrome-dos-ovarios-policisticos-sop/

O que diz a Harvard Medical School

Metformina: agora ou mais tarde?

Publicado em: novembro de 2006

Perder peso é a maneira ideal de lidar com o diabetes tipo 2, a forma mais comum da doença. Apenas gastando 10 libras ou mais geralmente trará níveis de açúcar no sangue de volta ao normal, saudável intervalo.

O problema é que, enquanto muitas pessoas podem permanecer saudáveis ​​o suficiente para perder alguns quilos - mesmo 10 ou mais - a maioria de nós não pode continuar assim. O peso perdido tem uma maneira de encontrar o caminho de volta para casa em torno de nossos meios.

As diretrizes da American Diabetes Association reconhecem que as pessoas têm dificuldade em manter o peso. "Intervenções de estilo de vida" para perder peso e ficar mais ativo são o primeiro passo em suas diretrizes. Mas a associação também diz que os novos pacientes devem começar a tomar metformina imediatamente porque as intervenções geralmente não funcionam a longo prazo. A metformina reduz os níveis de açúcar no sangue, diminuindo a produção de açúcar no fígado e aumentando a eficácia da insulina, o hormônio que acompanha o açúcar nas células. A resistência à insulina é uma das principais características do diabetes tipo 2. As células começam a rejeitar o hormônio, então o açúcar não tem para onde ir. Os níveis no sangue começam a subir.

A metformina é o medicamento de primeira linha por vários motivos. É eficaz, diminuindo os níveis de açúcar no sangue em cerca de 20%. As pessoas não ganham peso quando o tomam, em contraste com a insulina e as drogas sulfoniluréias (Diabeta, Micronase, Tolinase). E está disponível como genérico, por isso é relativamente barato. Os efeitos colaterais mais comuns são gastrointestinais (gosto metálico na boca, náusea, diarréia) e geralmente leves. Em cerca de um terço dos pacientes, o fármaco interfere com a absorção de vitamina B 12 , mas não tanto que provoca anemia.

Pessoas com insuficiência renal provavelmente não devem tomar metformina devido ao risco de acidose láctica, o acúmulo excessivo de ácido lático, um subproduto do metabolismo do açúcar. Os diabéticos são propensos a desenvolver problemas renais, por isso é importante que os médicos monitorem os níveis de creatinina, que são um indicador de quão bem os rins estão funcionando. Se os níveis começarem a subir, outra droga deve ser considerada.

Há alguma controvérsia sobre se estamos recorrendo a medicamentos como a metformina cedo demais. Os defensores dizem que eles estão sendo realistas sobre mudanças no estilo de vida e que esses medicamentos domam condições que são extremamente sérias se lhes for permitido progredir. Os críticos argumentam que não foi investido quase o suficiente na elaboração de maneiras de fazer os programas de dieta e exercícios funcionarem, especialmente em contraste com os bilhões gastos em pesquisa farmacêutica.

Em qualquer caso, as diretrizes não devem suspender todo o pensamento. Se você foi diagnosticado com diabetes, não há nada errado - e muito certo - em conversar com seu médico sobre a primeira tentativa de um programa de perda de peso e exercício sem metformina. Se você seguir esse caminho, muitas vezes ajudará a ter um nutricionista envolvido. Mas você também deve ficar de olho no prêmio: colocar seu açúcar no sangue sob controle. O objetivo básico é um nível de hemoglobina glicosilada (HbA1c) abaixo de 7%. Se você precisar de metformina para alcançá-lo, pare de brincar e tome o remédio. Você deve começar com uma dose baixa (500 mg) e aumentar gradualmente a quantidade ao longo de alguns meses.

https://www.health.harvard.edu/newsletter_article/Metformin_Now_or_later

 

 



Leia outras matérias desta seção
 » Pão congelado
 » Testosterona
 » PIMENTA & OUTROS
 » Coletor menstrual
 » Dormir junto é bom ou ruim?
 » Gelatina light com iogurte natural
 » Picolinato de Cromo x diabetes
 » Nódulos no pescoço,axila e virilha
 » RETINOBLASTOMA EM CRIANÇAS
 » 15 Dicas de Como Baixar a Glicose Naturalmente
 » Assistolia fetal: um “direito” anti-humano
 » Àcido úrico
 » Dor de dente
 » Os segredos dos centenários saudáveis
 » Espasmos musculares
 » Rigidez muscular é o principal sintoma da síndrome de Stiff Person
 » Farmácia Popular lista de medicamentos
 » Pão com àlcool
 » Mais sujo que tampa de privada?
 » Tomate x câncer da próstata
 » Transtorno por uso de maconha
 » COQUELUCHE - TOSSE COMPRIDA
 » Esquecer é tão importante quando lembrar
 » Assembléia Mundial da Saúde
 » A pior dor do mundo-nervo trigêmeo
 » Diabéticos tem aumento desenfreado
 » Descoberta a principal causa da doença inflamatória intestinal
 » Doença inflamatória intestinal
 » Câncer de pulmão x biomarcador
 » Estatinas: O que são, Como Funcionam e Efeitos Colaterais
 » Discalculia x matemática
 » Terapia genética:menina escuta pela 1ª vez
 » Verme vivo encontrado no cérebro de mulher
 » Rins:Mitos e verdades
 » Sal de cozinha tem limite
 » Água com gás x Àgua sem gás
 » Àgua filtrada é mais saudável ???
 » Micro- Ondas é seguro?
 » A cor da urina pode revelar doenças
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna
 » ASCO 2023 Muitas novidades sobre o câncer
 » Vitaminas o perigo da Overdose
 » Omeprazol: os riscos de tomar por muito tempo
 » Noctúria
 » As comidas que você deve evitar
 » Depressão rebelde - Anedonia
 » Quantos passos é preciso para manter a saúde
 » Perda de peso x caneta injetável
 » Paracetamol o vilão do fígado
 » As diferenças entre homens e mulheres
 » Colesterol:50% menos
 » Transplante de fezes
 » AAS uma dose cada três dias basta
 » Câncer: o mistério dos micróbios que vivem em tumores
 » Alimentos processados podem ser melhores que naturais
 » Câncer:Tratamento CAR-T
 » Câncer de pulmão
 » Colesterol MITOS X VERDADES
 » Covid 19 x demência
 » Pão engorda?
 » Você sabe o que come?-cabelo no pão por exemplo!
 » Alimentos ultraprocessados fazem mal à saúde
 » 4 boas notícias no tratamento do câncer
 » Doença de Chagas está de volta
 » Os mitos e erros sobre os hemisférios do cérebro
 » Câncer de próstata:Remissão total
 » Magnésio tipos e benefícios
 » Semaglutida x perda de peso
 » Vitamina D
 » Cortisol x estresse
 » Vírus respiratório VSR o vilão da temporada
 » Carne processada & nitratos e nitritos
 » Agua
 » Colchão: Você limpa ele?
 » Vinagre x limpeza
 » Magnésio e sua importância para o corpo
 » Intestino irritável veja como se alimentar
 » Como substituir o açúcar com seis opções saudáveis
 » Dengue tem vacina aprovada
 » Enxaqueca
 » Fibromialgia
 » Salgadinho é mais barato que fruta
 » ELECTROMA
 » DIABETES X VITAMINA D3
 » Ameaça de AVC
 » Emoções nas redes sociais
 » Enfisema pulmonar é a terceira causa de mortes no mundo
 » Nao esquece da cabeça porque está grudada ?
 » Beber 8 copos de água por dia é exagero ?
 »  Alzheimer os sintomas
 » Dez mitos sobre envelhecer
 » NOVA ONDA COVID19 - VACINA BIVALENTE
 » Magnésio
 » Mudanças climáticas
 » ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS O PERIGO
 » Gripe ou a nova onda Covid19 ?
 » Meningite meningocócica pode ter evolução rápida
 » Papel higiênico entope o vaso ou não? Vamos descobrir!
 » Mudanças sociais
 » Chocolate
 » Imunoterapia contra o câncer
 » Restrição de proteínas ajuda a controlar diabete e reduzir obesidade,
 » Leishmaniose pode ser fatal
 » Câncer de sangue - nova terapia
 » Câncer retal curado
 » Sequelas de quem teve Covid-19
 » Zeaxantina protege os olhos
 » Emagrecedores proibidos pela Anvisa
 » Doença Falciforme a cura
 » Losartana:remédios são recolhidos
 » AVC ou derrame o que é ?
 » Câncer no testículo
 » Fungos podem transmitir doenças graves
 » Covid19 vírus desafia nossa imunidade
 » Covid19 e o Dímero-D
 » Assombroso não é ter câncer, mas sim não ter
 » Os chás que são venenos ou não ?
 » Vacinas com vírus desativados protegem mais
 » Aterosclerose e seus fatores de risco
 » Vacina em crianças
 » Câncer de tireoide em mulheres, superdiagnosticadas?
 » Leuclopasia oral
 » Melatonina
 » Covid19 - O pesadelo vai continuar em 2022 ?
 » Vacina: A importância da 3ª dose
 » USP isola variante do ômicron
 » Alzheimer x Viagra (sildenafil)
 » Um copo de água a cada refeição?
 » Ômicron o novo pesadelo
 » Semaglutida para emagrecer compensa ?
 » Inflamação sistêmica
 » Corticoide x escorpião amarelo
 » Antibióticos x bactérias resistentes
 » Aditivos químicos nos alimentos
 » Dedos de covid
 » Carambola uma fruta neurotóxica
 » Cardíacos e Idosos muita cautela em tomar Aspirina
 » Doenças transmitidas por animais
 » Canabidiol (maconha) ajuda na dor crônica
 » Idosos alguns cuidados para se manter vivo
 » Alisar cabelo - os perigos
 » O idoso e a demência
 » Coronavac 3ª dose porque tomar
 » Covid19 - Atualização
 » Coronavac x doenças autoimunes
 » Imunização contra covid está comprometida
 » O vírus de Marburg - mais um perigoso
 » Leishmaniose tem mecanismo desvendado
 » Nova abordagem para metástese
 » Quais as diferenças entre as vacinas
 » Coronavírus: A variante Indiana
 » Cárie infantil RX não é indicado
 » Vacinas quando tomar a 2ª dose
 » Vacinas: quanto tempo dura a proteção?
 » CoronaVac para além dos anticorpos
 » Vacinar 15% da população é
 » Coronavírus só a idade não é fator determinante
 » Coronavírus: não existe mais grupos de risco
 » Vitaminas em excesso são prejudiciais
 » Coronavírus x Gripe espanhola a história se repete
 » Coronavírus: Aspirina pode ser benéfica
 » Coronavírus: Macrófago é um dos vilões
 » Coronavírus:Pode permanecer mais de 14 dias no organismo
 » Coronavírus:Pacientes resistentes podem ajudar
 » Leucemia linfoide aguda (LLA),
 » Coronavírus:Antiviral é aprovado
 » Coronavírus:catástrofe iminente
 » Coronavírus:vem aí o spray nasal
 » Coronavírus:Quem está com ele pode se vacinar?
 » Coronavírus:Variante P1 está se alastrando rapidamente
 » Paralisia facial reversão com laser
 » Vitamina D:suplemento não tem melhoras
 » Quando as vitaminas se tornam tóxicas
 » Coronavírus-remédio para câncer é esperança
 » Coronavírus:Atividade física não evita agravamento
 » Coronavírus: quanto tempo leva a resposta imunológica da vacina?
 » Vacinação: Perguntas e Respostas
 » Coronavírus :em nossas UTIs as mortes são altas
 » Melatonina uma muralha contra o covid19 no pulmão
 » Coronavírus: A nova variante mais contagiante
 » Coronavírus: Cientistas da USP fazem um panorama da situação
 » Alimentos que reduzem o colesterol e o triglicérides
 » Droga experimental pode reverter problemas na memória
 » Teste do covid19 pela saliva
 » Coronavírus: inflamassomas
 » O calor veio para ficar
 » Artrite reumatóide x hemopressina
 » Cirurgia combinada catarata mais buraco macular
 » Coronavírus o que temos hoje para combater
 » Própolis vermelha é anticancerígena
 » Catarata: proteína pode estar ligada a ela
 » Coronavírus: Vitamina D ajuda
 » Bactérias da Antartica contra o câncer
 » Corticóides contra o coronavírus
 » Zolgensma o absurdo de US$ 2 milhões
 » Com tratamento precoce risco de morte cai
 » Colchicina age contra o coronavírus
 » Tuberculose novos fármacos para o futuro
 » Coronavírus: perda repentina do olfato
 » Coma Ovo.....ou não ?
 » Guaraná contra o diabetes tipo 2
 » Nova terapia para o mal de Parkinson
 » Coronavírus são seis tipos com sintomas diferentes
 » Coronavírus: teste pelo plano de saúde
 » A pandemia e a depressão em crianças
 » Coronavírus x tipo sanguineo
 » Pomada para feridas diabéticas
 » Coronavírus:Omega 3 x Covid19
 » Reumatismo e seus vários tipos
 » Colesterol alto x coronavírus
 » Coronavírus:Imunidade cruzada
 » Coronavírus: Porque os Diabéticos correm mais risco
 » Canabidiol desenvolvido na USP chega às farmácias
 » Espinheira santa
 » Coronavírus: Pneumonia silenciosa
 » Coronavírus: Ar condicionado pode espalhar
 » Fakes sobre o coronavírus
 » Coronavírus: Doenças crônicas
 » Alcool gel exige cuidados
 » Coronavírus e o Oxímetro
 » Coronavírus: Uso do anticoagulante heparina
 » A batata Yacon e o diabetes
 » Coronavírus não é pior que as outras pandemias
 » Coronavírus: Remdesivir - antiviral
 » Coronavírus: veja a posição da sua Cidade no ranking de mortes
 » Anita contra o coronavírus
 » Coronavírus: visão geral
 » Coronavírus: Mais um medicamento parece que funciona
 » Coronavírus: perguntas e respostas atualizadas
 » Coronavírus; hidroxicloroquina + Azitromicina = cura ?
 » Coronavírus: novos sintomas
 » Coronavírus: Vitamina "D" ajuda
 » Coronavírus-Guia para conviver com infectados
 » Coronavírus: cheirou cocô e não sentiu, cuidado
 » Coronavírus-Redução precoce do contato social
 » Coronavírus: o pânico mata!
 » Plantas antivirais
 » Coronavírus: Água e sabão é melhor que álcool
 » Coronavírus: China aprova medicamento
 » Coronavírus: Cartilha
 » Câncer de Mama - Novidade
 » Corona: Perguntas e Respostas
 » Corona: Mentiras e Verdades
 » Stress como lidar com ele
 » Coronavirus - novas notícias
 » Perda de Ossos:droga promissora
 » Cuide do seu coração
 » Hanseníase (Leprae) em alta
 » Câncer: mais uma esperança
 » Bactéria da gonorreia está mais resistente
 » Água viva - Caravela portuguesa podem matar
 » Aspirina, AAS novos estudos
 » Viciados em videogames-Coletânea
 » Ponte de Safena e stents não são melhores que medicamentos
 » Nova droga pode reverter Demência
 » Doença grave x Espiritualidade
 » Insônia
 » Stents-bypass ou medicamentos ?
 » Própolis verde
 » Exames de sangue para que servem
 » Exame de Urina tipo 1
 » Estatinas aumentam risco de osteoporose
 » Diabetes tipo 2 - protocolo oficial da SBD - 2019
 » Cocô ! Tratado Geral
 » Dieta Cetogênica
 » Manteiga Ghee como fazer
 » Coração x Café
 » Câncer x Café
 » Terapia anti-câncer CAR-T - USP
 » Própolis - USP-ESALQ
 » Cera de ouvido detecta câncer
 » HPN Hidrocefalia de pressão normal
 » Sal do Himalaia não é o que dizem
 » Insuficiência cardíaca: novo medicamento
 » Mirtilo (blueberries) baixa a pressão
 » Herpes genital
 » Demência: anticolinérgico aumenta o risco
 » Refrigerantes e Sucos x Câncer
 » Queimaduras o que fazer
 » Planos de Saúde:novas regras de portabilidade
 » Câncer de Mama: novo medicamento
 » Alimentos que aumentam 60% o risco de morte
 » Guia da Demência
 » Losartana pode causar câncer de pele
 » SUS entendendo seu atendimento
 » Barba é mais suja que pelo de cachorro
 » Super fungo se espalha pelo mundo
 » Aspirina baixa dose, a bomba
 » Fungos cuidado com eles
 » Insulina Basaglar como usar
 » Gingko Biloba - Compêndio
 » Aspirina, diurético e omeprazol são associados a câncer
 » Insulina antiga é boa e segura diz Harvard Medical School
 » Retinoblastoma virus é esperança
 » As batatas de sofá começam cedo-Harvard M.S.
 » Moringa um modismo ?
 » Ômega 3,6,9 não servem para nada? - Há controvérsias
 » Plantas medicinais
 » Ataques de pânico
 » Peixe x envenenamento por mercúrio
 » Escritórios: fonte de germes
 » Diarreia como tratar
 » Laticínios ajudam contra doenças
 » Doença da urina preta (Haff)
 » Rapidinhas II da Harvard Saúde
 » Ômega-3: quando vale a pena tomar
 » Rapidinhas da Harvard Saúde I
 » Metformina droga maravilha ?
 » Espuma na urina
 » O café nosso de cada dia
 » Sangue na urina
 » Manga reduz gases e faz bem na pós-menopausa
 » Sono: alimentos que não combinam
 » Alimentos que combatem o diabetes
 » Perder peso: mitos e verdades
 » Aspirina contra Alzheimer
 » ayahuasca é antidepressivo segundo a UFRN
 » Pulgões como acabar com a praga
 » Microondas porque a comida não é gostosa
 » Rinosinusite tratado geral
 » Álcool em pequenas doses pode proteger o cérebro
 » Sepse aprenda a reconhecer
 » Vírus da zika elimina câncer cerebral
 » Transplante de células-tronco é eficiente contra diabete tipo 1
 » Como Remover Super Bonder-Super colas
 » Interstício o novo órgão do corpo humano
 » Antibióticos: hepatotóxicos e nefrotóxicos
 » Autistas: novas pesquisas
 » Câncer raro é curado com imunoterapia
 » Hanseníase tem cura
 » Doenças do pênis
 » Sangramento no nariz
 » Remédios que podem fazer mal aos rins
 » DST - Doenças sexualmente transmissíveis
 » Coluna: Infiltração e bloqueio
 » Remédios que têm efeitos colaterais assustadores
 » Alimentos nada saudáveis
 » Luz infravermelha terapeutica
 » Osteoporose tem novo medicamento
 » Iluminação artificial aumenta o risco de câncer e depressão
 » Calcinhas menstruais absorventes
 » DNA seria um biocomputador ?
 » Laringite
 » Tratamentos fúteis e degradantes
 » Bicarbonato desintoxica a Maçã
 » Febre Amarela Vacinação tem contra indicações
 » Como se Livrar de Catarro na Garganta
 » Imã de mosquito
 » Mal de Parkinson: nova droga
 » Ibuprofeno e Diclofenato podem parar o coração
 » Gordura no Fígado x açucar
 » Estudo da USP usa planta para matar células infectadas com HIV
 » Carboidrato: pior para o coração
 » Enxaqueca x mandíbula x crânio
 » Fome celular leva à metástese
 » 10 coisas que você jamais deve usar no avião
 » Sexo oral e a supergonorréia
 » Ervas e plantas que combatem doenças
 » Sal rosa do Himalaia faz mesmo bem para a saúde?
 » Diabetes: Veja as novidades
 » Câncer de próstata: Olaparibe
 » Cigarro light é mais perigoso
 » Chocolate amargo faz bem ao coração
 » Enxaqueca além da dor de cabeça
 » AVC - Acidente vascular cerebral
 » Você cheira mal ?
 » Tipo sanguìneo e o risco de infarto
 » Maconha: a diferença entre o remédio e o veneno
 » Vermes invasores de cérebros
 » Plantas medicinais
 » Infecções urinárias na mulher
 » Queijo: comer muito não afeta o colesterol
 » Glútem:baixo consumo pode levar à diabetes
 » Salsicha: menos 15 minutos de vida em cada uma
 » Hipoparatireoidismo é tema no Endocaipira
 » Câncer antes dos 30 anos
 » Sinais ignorados antes de um infarto
 » Mal de Parkinson: antibiótico é esperança
 » Absorvente pode causar choque tóxico
 » Fitoterápicos x alopáticos interações perigosas
 » Ibuprofeno alivia pouco a dor nas costas
 » Noz da Índia e chapéu de Napoleão proibidos
 » Lichia cuidado com ela
 » Faz mal tomar remédio vencido?
 » Cuidado com analgésicos
 » Câncer de próstata novo tratamento promissor
 » Medicamentos perigosos se mal utilizados
 » Estética: produtos provocam deformidades
 » Alimentos perigosos
 » Secador de mãos: Cuidado!
 » Alimentos que substituem produtos de limpeza
 » Câncer de ovário:medicamentos mais precisos
 » Salada em pacote tem risco de contaminação
 » Como prever o divórcio com duas perguntas
 » Pipoca faz bem à saúde ?
 » O câncer de mama e as "despeitadas"
 » Quantos litros de água devemos beber por dia?
 » O que acontece quando você não sonha
 » Falta de proteínas causa doenças
 » Planos de saúde com coparticipação
 » Hospitais: Erros podem matar mais que câncer
 » Câncer de pulmão tem novo medicamento
 » Gonorréia está ficando intratável, diz OMS
 » Anticoncepcional para emagrecer é perigoso
 » Calcio em excesso pode fazer mal ao coração
 » Alimento caiu no chão ? Cuidado
 » Precisa descansar? Então fique sozinho
 » Chia e seus benefícios, segundo a Unicamp
 » Remédio para asma é associado a surtos psicóticos em crianças
 » Salsicha não, café sim!
 » Droga consegue efeitos contra Alzheimer
 » soneca reduz o risco de infarto e derrame.
 » Dormir cedo e o risco de problemas cardíacos
 » Aspirina: ingerir uma a cada três dias pode evitar infartos e AVC
 » Fio dental: continua a polêmica
 » Quer saber se vai passar dos 70 anos? Olhe para seus pais
 » Garrafas plásticas têm mais germes que vasilha de cachorro
 » Dez medicamentos que oferecem risco
 » Baixo consumo de água aumenta risco de obesidade
 » Cai o mito da alimentação de três em três horas
 » Zumbido nos ouvidos
 » Manteiga não faz mal ao coração
 » Luz de led pode curar feridas expostas
 » Perdoar faz muito bem à saúde
 » Cereais integrais reduzem o risco de morte em 20%
 » Esclerose múltipla: novos tratamentos
 » Antidepressivos para crianças
 » Muito sal faz mal ? pouco também
 » Pipoca de Micro Ondas pode fazer mal a saúde ?
 » Zika pode ser combatido com cloroquina
 » Plantas venenosas para seu animal de estimação
 » Câncer tem novo medicamento imunoterápico
 » Gripe Comum x Gripe Suina ( H1N1)
 » Tamiflu gera controvérsias, é um medicamento bom ou ruim ?
 » Tamiflu: medicamento polêmico
 » Gripe Suina: Vacina causou polêmica
 » Alimentos que podem matar
 » Pílula da USP contra o Câncer acompanhe
 » Não dirija se estiver com raiva ou triste
 » Manual do diabetes
 » Zika vírus - microcefalia
 » Omeprazol : consequências do uso prolongado
 » 20 indícios de que você namora um(a) imbecil
 » Adolescentes: Cuidado com absorvente interno
 » Cremes para estrias não funcionam
 » O Apêndice é útil para o corpo
 » Mitos sobre o Diabetes
 » Exame de urina
 » Medidas de segurança do paciente têm resistência de médicos, diz anestesista
 » Cheirar cocô é melhor que tomar antibióticos
 » Uma em cada três pessoas no mundo não lava as mãos adequadamente após ir ao banheiro
 » Conheça os benefícios da pimenta
 » Gestantes não devem beber uma só gota de álcool
 » Câncer: fosfoetalonamina feita pela USP causa polêmica
 » Uso prolongado de calmantes pode elevar risco de Alzheimer
 » Como prevenir a perda de memória
 » Diabetes pode aumentar risco de Alzheimer em 50%
 » Dicas para ajudar no contrôle do diabetes
 » Ajustes na dieta ajudam a controlar o diabetes
 » Remédio contra diabetes reduz risco de morte cardiovascular
 » Pressão alta, 12x8 agora é oficial
 » Truvada pode ser a nova vacina contra o HIV
 » Hospital do Homem
 » Diclofenatos: qual a diferença ?
 » Café x Câncer
 » Manual da Insulina 40 horas
 » Margarina e ataque cardíaco
 » Cinco dicas para reduzir o açúcar
 » Diabetes x Cromo (Chromium)
 » Tabelas de carboidratos
 » Plano de saúde da empresa pode ser mantido após demissão
 » Bebidas açucaradas causam mortes
 » Pílula do dia seguinte antiaids passa a ser distribuída
 » Câncer de mama na menopausa
 » Vinho tinto reduz chance de câncer de mama
 » Comer peixes e vegetais aumenta expectativa de vida
 » Manual de Contagem de carboidratos e calorias
 » Alimentação balanceada e atividades físicas previnem diabetes
 » Alzheimer pode ter início 18 anos antes dos primeiros sintomas
 » Sedentarismo atinge 46% dos brasileiros; mulheres são maioria
 » Limão e Cravo para afastar insetos
 » Otimismo e satisfação com a vida diminuem risco de morte
 » Alimentos que ajudam a proteger das doenças de inverno
 » Conheça seis alimentos anticâncer
 » As cinco piores e melhores guloseimas das festas juninas
 » Castanha do Pará combate o envelhecimento
 » Alzheimer: tipo sanguíneo O ajuda contra a doença
 » Canela
 » Carqueja tudo o que se sabe sobre ela
 » Cheirar pum pode prevenir uma série de doenças, como o câncer
 » Copinho menstrual, novidade no mercado feminino
 » Ginko Biloba, Ginseng interação medicamentosa
 » Gatos: a mordida pode ser fatal
 » Pães e suas calorias
 » Aspirina diminui risco de câncer colorretal — mas não para todos
 » Amendoim faz bem ao coração
 » Os homens que passam o HIV de propósito
 » Doenças cardíacas: previsão é superestimada
 » Menopausa, câncer de ovário e a reposição hormonal
 » Invenção substitui antibiótico por luz
 » Dor de ouvido - altas temperaturas
 » Câncer : maioria é "Má Sorte ou Azar"
 » Metformina x doença renal
 » Aspirina x AVC (30 mg.)
 » Aspirina : mais estudos
 » Coceira nos olhos e pálpebras
 » Risco de pacientes desenvolverem diabetes pós-transplante renal
 » Pesquisa descobre pimenta que funciona como Viagra
 » Plano de saúde cobre tratamento experimental
 » Câncer de Mama e a falta de lubrificação vaginal
 » Câncer de mama e o ginseng vermelho
 » Câncer: nova droga (proteina da saliva de carrapato)
 » Ebola
 » Câncer de mama previna-se
 » Acha que está com Alzheimer? Talvez você esteja mesmo
 » Estudo indica que adoçante eleva glicose no sangue
 » Planos de saúde: saiba como garantir seus direitos
 » Cerveja faz bem para a saúde?
 » Plano de Saúde aumento por faixa etária
 » Insuficiência cardíaca nova droga traz esperança
 » Café ajuda a evitar zumbido nos ouvidos
 » Verrugas: como tratar
 » Aplicação de insulina com agulha certa
 » Dez maneiras de evitar a alergia respiratória
 » AVC: proteínas de carnes não vermelha protegem contra derrame
 » Diabetes: Implante combate doença dos olhos
 » Alzheimer: Proteína reverte danos
 » Alzheimer: Canela ajuda diz Professor
 » Alzheimer: uma moléstia espiritual ?
 » Imunoterapia traz esperança para tratamento de câncer agressivo
 » Remédio para diabetes combate envelhecimento (metformina)
 » Margarina: câncer de mama e doença cardíaca nas mulheres
 » Diabetes prejudica mais a saúde cardíaca das mulheres do que dos homens
 » Diabetes últimas notícias
 » Exercício intenso pode causar problema cardiovascular
 » Vinho não faz tão bem para a saúde como você pensa
 » Antibióticos: OMS alerta para a resistência
 » Gripe H1N1 evite com medidas simples
 » Hepatite C novo tratamento é eficaz
 » Tamiflu é um remédio ruim
 » Vitamina D : falta prejudica os rins diz estudo feito na USP
 » Doença rara é ligada a prótese de silicone e vacinas
 » Diabetes: inflamação pode ser a causa
 » Como a medicina da doença funciona!
 » Erva chinesa contra o câncer de mama
 » Os senões da vacina contra o HPV
 » Insulina como aplicar corretamente
 » Santo dime - ayahuasca
 » Vida longa.....
 » A grande mentira do colesterol
 » A agonia do Colesterol - Estatinas, a grande fraude
 » “A campanha do colesterol é o maior escândalo médico do nosso tempo”
 » Planos de Saúde Idosos
 » Próstata: novo exame não invasivo
 » Planos de Saúde: Perguntas & Respostas
 » Dietas: os vilões camuflados
 » Café faz bem ao coração, diz estudo no Incor
 » Diabéticos: cuidado com os novos medicamentos
 » Alumínio, tenha cuidado com ele.
 » Própolis
 » Alzheimer: Medicamento contra câncer pode levar à cura
 » Hérnia de disco, antibióticos são úteis, diz estudo.
 » Insuficiência de vitamina D
 » EUA investigam riscos ao pâncreas causados por remédios contra diabetes
 » Direitos dos diabéticos
 » kimchi combate o colesterol
 » USP testa estimulação com corrente elétrica para depressão
 » Vacina contra a Gripe e narcolepsia, fique atento
 » Tio Tonico
 » Tumores renais benignos tem tratamento
 » Angioplastia, mais uma controvércia na medicina
 » Leucemia: terapia usa HIV inativo
 » Veneno de cascavel contra o câncer
 » Técnica experimental livra diabéticos de injeções de insulina
 » Ponte de safena é melhor para coração diabético
 » Equilíbrio do PH corporal
 » Mastigação é aliada do emagrecimento.
 » Vacina contra gripe : Mitos x Verdades
 » Urine antes de entrar no carro
 » Quando devemos nos preocupar com as marcas de nascença ?
 » Exercícios podem estimular o cérebro a preservar a memória.
 » Primavera, beleza pelas flores, pesadelo para os alérgicos.
 » Como identificar falsos nódulos de tireóide ?
 » Posição correta ao dormir evita problemas na coluna .
 » DESCUBRA A DIFERENÇA DO HIPOTIREOIDISMO E HIPERTIREOIDISMO ...
 » Um bicho papão chamado Alzheimer .
 » Enurese Noturna .
 » 11 fatores de risco para a Osteoporose .
 » Cuidados com o coração.
 » Anvisa suspende venda de lote de xarope adulto rotulado como infantil .
 » Celulares têm em média , dez vezes mais bactérias do que banheiros .
 » Manteiga x Margarina
 » Idosos estão sendo medicados erroneamente?
 » Sucos e chás .
 » Colesterol sugestões para tratamento
 » Endometriose novo medicamento
 » Quimioterapia pode estimular o crescimento do câncer
 » Sedentarismo
 » Pimentas combatem a depressão , ajudam a perder peso e melhoram a cirulação sanguínea .
 » Problemas na coluna ou no joelho podem ser causados por sapato inadequado , dizem especialistas .
 » Para dormir melhor ....
 » Sete dicas para cuidar do coração.
 » Doenças
 » Pé Diabético ...
 » Soja : pode ser uma grande vilã ....
 » Café evita insuficiência Cardíaca .
 » Hipoglicemia :
 » Contagem de Carboidratos !!
 » Adoçantes : Que tal conhecê- los melhor ?
 » O que afeta o controle da glicemia ?
 » Bebida alcoólica pode provocar hipoglicemia ?
 » Café contra o Alzheimer
 » Curiosidades sobre o nosso corpo
 » Complicações.
 » Brasil terá açúcar que não engorda e pode ser usado por diabéticos.
 » - Droga para diabetes pode ser aprovada como tratamento contra ... Victoza (liraglutide): Novo remédio para emagrecer.
 » A diabetes toma controle das emoções.
 » Diabetes tipo 2 - critérios de diagnóstico e dicas de alimentação.
 » CUIDADOS ....
 » Pâncreas artificial passa por primeiro teste ambulatorial nos EUA.
 » Veneno de caracol marinho pode levar a nova abordagem contra o diabetes tipo 2.
 » Tatuagem que monitora diabetes !!
 » Mau controle da glicemia possui relação com variabilidade do humor em diabéticos.
 » Onde posso encontrar uma Associação de Diabetes ?
 » Diabetes e vacinação contra gripe.
 » Úlceras aumentam o risco de diabetes .
 » Tratamento odontológico gratuito - são 50 vagas para pacientes diabéticos .
 » Mudança de temperatura exige cuidados redobrados dos diabéticos .
 » Compostos presentes em cosméticos estão associados à diabetes.
 » Protozoário da doença de Chagas pode desenvolver proteção ao diabetes tipo 1.
 » Trabalhadores noturnos estão em maior risco de diabetes e obesidade.
 » Enzima encontrada na saliva ajuda a regular os níveis de glicose no sangue.
 » Café da manhã com baixo índice glicêmico controla taxa de açúcar durante o dia.
 » Dieta Pós Páscoa - Ficar sem comer por causa do exagero é errado, diz nutricionista.
 » Com novo pâncreas, paciente está livre do diabetes e das injeções de insulina .
 » Criança com diabetes precisa de cuidados especiais.
 » Medicamento para tratar diabetes pode reverter o avanço do Alzheimer.
 » Diabéticos e os Ovos de Páscoa.
 » Comer maçã e pêra regularmente diminui risco de desenvolver diabetes tipo 2.
 » Anvisa interdita lote de remédio contra diabetes.
 » Ingestão regular de arroz branco aumenta risco de diabetes tipo 2.
 » Por que o Diabetes e a Depressão costumam caminhar junto ?
 » Anvisa cancela registro de medicamento contra Diabetes.
 » Controle da proteína FoxO1 protege músculo cardíaco do diabetes.
 » Direitos dos portadores de Diabetes .
 » Mulheres que ficam sentadas por longos períodos são mais propensas ao diabetes.
 » Vitamina E e a Osteoporose
 » Remédio contra diabetes melhora controle glicêmico sem causar hipoglicemia .
 » Diabetes pode começar no intestino.
 » Limão
 » Sangue retirado de doença periodontal pode ser usado para diagnosticar diabetes.
 » Mães com diabetes : saibam a melhor forma de amamentar seu filho.
 » Glicemia também afeta articulações.
 » Diabetes e Carnaval.
 » Recomendação : Mulher com diabetes não deve usar pilulas .
 » Xixi, porque ele muda de cor ?
 » Diabéticos : para refrescar , saiba escolher a bebida .
 » Diabetes age de maneira silenciosa e persistente podendo levar a resultados desastrosos
 » Coca Zero dá Câncer ?
 » Alimentos que controlam o Diabetes.
 » Remédios para pressão alta e diabetes ficarão mais baratos até maio.
 » Má alimentação é fator de risco para o diabetes , segundo os médicos .
 » Alterações na pele e Diabetes .
 » Homens são mais propensos a desenvolver diabetes tipo 2 .
 » Disautonomia Diabética - Saiba do que se trata esta grave complicação do Diabetes.
 » Má alimentação na gravidez causaria diabetes em bebês, diz pesquisa.
 » Café reduz risco de diabetes tipo 2.
 » Célula-tronco de cordão umbilical atenua diabetes tipo 1 em estudo .
 » Compra saudável tem até receita.
 » Ratos diabéticos proporcionam avanço na pesquisa sobre a esclerose múltipla.
 » Estudo duvida de eficácia da redução de estômago contra diabetes tipo 2.
 » Risco de amputação em cerca de 20% dos casos de feridas nos pés de diabéticos.
 » Sono ruim aumenta problemas de saúde e comportamento em diabéticos jovens.
 » Nutricionista da dicas para quem exagerou nas festas de fim de ano.
 » Mulheres Diabéticas.
 » Diabéticos e exercicios físicos .
 » Programas de verão pedem maior consumo de calorias.
 » Candidíase : Um mal comum em diabéticos .
 » Confira 6 dicas para controlar o diabetes durante as férias e viagens.
 » Três minutos de exercício semanal ajudam a prevenir diabetes.
 » Empregos de turno rotativo favorecem diabetes tipo 2.
 » Vem chegando o Natal !!!
 » Orientações dietéticas para o paciente diabético com insuficiência renal crônica.
 » Alimentos: Mitos e Verdades
 » Abaixo o colesterol
 » Dieta a base de vejetais reverte doenças cardíacas
 » Cuidados com os pés .
 » Infarto, conheça os sintomas
 » Diabetes e Emergências ....
 » Iogurte fortificado com vitamina D protege diabéticos contra doenças cardíacas.
 » Metformina pode ajudar a reduzir o risco de câncer
 » Ervas medicinais
 » Consumo de Peixes diminui risco de diabetes.
 » Diabulimia , os perigos da doença que associa a Diabetes com Bulimia Nervosa.
 » Diabetes pode causar atrofiamento cerebral.
 » 20 trocas saudáveis
 » Àgua contra o diabetes
 » Controle o diabetes em casa
 » Injeção de insulina em crianças
 » Medicamentos para diabéticos podem causar cancer
 » Quanto alcool diabético pode tomar?
 » Diabética pode tomar pílula anticoncepcional?
 » Trayenta, novo medicamento para diabéticos
 » A hipoglicemia pode causar seqüelas irreversíveis ?
 » Alzheimer, um texto alternativo
 » Calor é perigoso para diabéticos .
 » Diabete não é motivo para proibições radicais á mesa .
 » O que é índice glicêmico ?
 » O que é e pra que serve o teste da frutosamina ?
 » De que modo o fato de eu estar acima do peso, afeta minha capacidade de obter níveis glicêmicos normais?
 » Resveratrol é capaz de reduzir taxa de glicose no sangue, níveis de insulina e armazenamento de gordura no fígado.
 » Atenção contínua é o trunfo contra a neuropatia .
 » O impacto do diagnóstico do Diabetes e a difícil aceitação da doença.
 » Diabete Tipo 1 .
 » Esclareça sua dúvida.
 » Complicações do Diabetes .
 » Estudos em animais mostram que medicamento dado ao nascer , impede o Diabetes.
 » Consumo de vitaminas e diabetes
 » Refrigerantes diet e light contem benzeno, cuidado
 » Diabetes tem novo medicamento
 » Metformina
 » Depressao e Diabetes
 » Diabetes - Mitos
 » Alimentação desequilibrada , prejudica o rim diabético.
 » Cesárea deixa bebês 20% mais vulneráveis ao diabetes tipo 1 .
 » Victoza: as controvérsias
 » Infarto Agudo do Miocárdio - angina em diabéticos.
 » Glicose no Sangue.
 » Vitaminas e antioxidantes, heróis ou vilões ?
 » Urina em excesso pode indicar diabetes.
 » Os dez piores alimentos para sua saúde
 » Make love (Faça sexo, é bom para a saúde)
 » Regeneração macular por peptídeos retilínicos
 » Criança pode ter pé diabético ?
 » Saiba o que evitar , na hora de comer em restaurantes.
 » Orégano, o tempêro que ajuda no Diabetes
 » Zumbido no ouvido
 » A especialista explica os grupos alimentares que devem entrar na dieta.
 » Experimente uma dieta para o Diabetes.
 » Esclareça suas dúvidas sôbre o diabetes
 » De olho nos exames
 » Hepatite um grande perigo para os diabéticos
 » Duas novas drogas contra o diabetes causam doenças graves
 » Insulina causa alergia?
 » Se você come errado....
 » Cuidado: Diabético deve ter moderação ao consumir frutas.
 » Insulina provoca alergia?
 » Beber leite na adolescência previne diabetes tipo 2 na vida adulta.
 » Insulina, o hormonio que salva
 » Victoza, novo antidiabético
 » Diabéticos devem controlar o sal .
 » O que posso fazer para controlar meu Diabetes ?
 » O que fazer em caso de hipoglicemia, saiba mais.
 » Aparelho mede o suor dos pacientes e emite sinal até por mensagem de celular.
 » Fibras Alimentares X Diabetes.
 » Batata doce, um excelente alimento
 » Dieta para diabéticos
 » Retinopatia-Vitrectomia
 » Legumes podem ser consumidos à vontade e frutas pedem mais atenção .
 » Consumo de carne vermelha NÂO aumenta as chances de diabetes .
 » Diabetes em cães e gatos aumenta 32% em cinco anos.Fique atento
 » Linhaça e seus benefícios
 » Óleos para tratamento do colesterol
 » Carne vermelha aumenta risco de Diabetes,alerta estudo.
 » Quais as possíveis complicações da hipertensão arterial (pressão alta)?
 » Transplante renal, novo imunosupressor
 » Diabetes esta fora de controle no Brasil,conforme estudo.
 » Começa vigorar em Agosto, liminar que favorece crianças diabéticas.
 » Agua contra o diabetes
 » Fobia de agulhas , o que fazer .
 » Retinopatia: antivasogênicos
 » Potássio contra diabetes e AVC .
 » Aspirina pode impedir recorrência de doença cardíaca em diabéticos.
 » Fique Atento em sua próxima consulta,informe seu médico.
 » O Frio e o Diabetes
 » Adoçantes artificiais novamente sendo discutidos.
 » Glucosamina, cuidado com ela
 » Fisetina é eficaz em doença renal
 » Medicamento melhora função renal
 » Substância encontrada no morango reduz complicações do Diabetes.
 » Bebida diet e aspartame engordam
 » Vacina experimental contra Diabetes falha no segundo teste.
 » Glucosamina provoca a morte de células do pâncreas produtoras de insulina.
 » Chá de folhas de Yacon, cuidado!
 » Metformina contra o câncer
 » Inverno pode pesar na balança
 » Preferencia Mundial - Macarrão pode causar diabetes
 » Alimentação para diabéticos
 » Omega 3 na prevenção da retinopatia
 » Vacina e novo medicamento contra o câncer
 » Edema macular, nova droga
 » Festa Junina o que os diabéticos podem comer
 » Demência em diabéticos
 » Retinopatia: VEGF mostrou excelentes resultados
 » Interleucina-6 para prevenir danos da retinopatia
 » Insulina Degludec uma novidade promissora
 » Hipoglicemia pode provocar sequelas irreversíveis ?
 » Pé diabético em criança
 » Diabulimia: diabetes TIPO 1 + anorexia
 » Cirurgia bariátrica é benéfica para os diabéticos?
 » Dicas de alimentação para diabéticos
 » Diabetes, lançado novo medicamento
 » Paxil e Pravachol
 » Diabéticos, dicas de boa alimentação
 » Doença renal nos diabéticos
 » Remédio espiritual
 » Dengue, cuidado com o paracetamol
 » Nefropatia
 » Calor contra o câncer
 » Veneno de cobra contra o cancer
 » Bebidas light e diet não causam diabetes
 » Ibuprofeno e o mal de Parkinson
 » Vacina contra a gripe (H1N1) você tomou ?
 » Ervas medicinais II
 » Ervas medicinais
 » Salsa um diurético natural
 » Ejaculação retrógada nos diabéticos
 » Diabetes: Teste de urina caseiro
 » Bomba de insulina inteligente
 » Cancer de mama e os antitranspirantes
 » Bactéria salmonela é usada em terapia contra câncer
 » Diabetes, a possível cura para o tipo 1
 » Cientistas podem ter descoberto caminho para a cura do câncer
 » Diabetes nas mulheres
 » Diabetes e tiróide
 » Diabetes:Proteína é capaz de normalizar nível de açúcar
 » Diabéticos, alguns escapam de complicações na visão
 » Diabética tem mais infecção urinária
 » Frutas, diabético pode comer t0das, sem abuso
 » Lave as mãos para usar omedidor de glicose
 » Diabetes e manicure
 » Hipoglicemia: como tratar
 » ômega-3 ajuda na retinopatia
 » A cura do diabetes tipo 1 primeiro passo foi dado
 » Dieta para diabéticos
 » Açucar mascavo para diabéticos
 » Impacto econômico do diabetes no Brasil
 » Diabéticos tem mais chance de contrair gripe
 » Pata de vaca
 » Voce sabe o que seu filho diabético pode comer?
 » Proteína indica se câncer vai se propagar
 » Narcolepsia, o que é
 » Vacina contra a gripe suina multiplica o risco de contrair narcolepsia
 » Café da manhã e diabetes
 » Nova droga antiglicêmica é esperança
 » Manga combate a diabetes
 » Hidratação e diabetes
 » Adoçantes artificiais
 » Tapentadol pode melhorar a dor da neuropatia diabética
 » Medicamento contra cancer de mama é útil contra cancer de pulmão
 » Médicos de Portugal alertam sobre o diabetes
 » Gastroparesia; O que é e como cuidá-la?
 » Verão diet
 » Alerta sobre o diabetes
 » Saúde bucal no diabético
 » Diet & Light
 » O descontrole diabético no dia a dia
 » Café ajuda as mulheres
 » Perda auditiva nos diabéticos
 » Fatos e mitos sobre o diabetes
 » Tratamento cirúrgico do diabetes
 » Diabetes X Direção
 » Insulina antes de complicar
 » Controle do Diabetes
 » Dores ao caminhar, pés frios e dificuldade na cicatrização merecem atenção
 » Arroz & feijão
 » Tatuagem em diabéticos
 » Controle da glicemia
 » Diabetes nas crianças II
 » AAS para diabéticos
 » Entidades de ajuda para diabéticos
 » Infecções por fungos nos diabéticos
 » Diabéticos e as festas de fim de ano
 » Uso de colírio em diabéticos
 » Diabético pode consumir bebidas alcoólicas ?
 » Diabético pode usar aparelho dentário ?
 » Edema macular
 » Café & Diabetes
 » Diabetes em crianças é grave
 » Creatina e controle glicêmico
 » Acumulo de ácido úrico no sangue
 » Monitoração do diabetes
 » Bebes diabéticos
 » Diabetes no idoso
 » Motorista diabético pode causar acidentes graves
 » Cardápio para diabéticos
 » Spray de insulina
 » Diacereína ajuda a reduzir a resistência a insulina
 » Medidores de glicose
 » Cancer no pulmão e a metformina
 » Gordura abdominal nas crianças
 » Canela ajuda a diminuir a glicemia
 » Bomba de insulina
 » Gaseificados em excesso é prejudicial à saúde
 » Carambola é tóxica para doente renal
 » Açucar envelhece mais rápido
 » Metformina ajuda a reduzir o risco de cancer de mama
 » Frutas e dieta para os diabéticos
 » Exercício físico para diabéticos
 » Diabetes na gravidez
 » Diabetes na infância
 » Os estragos do diabete no corpo
 » Ejaculação retrógada no diabético
 » Avandia pode ser proibido
 » Agulha de insulina 4mm
 » Novas insulinas
 » Mastopatia diabética
 » Diabetes na gravidez
 » Pata de vaca e o diabetes
 » Agulha para insulina
 » Agua e pressão arterial
 » Vinho tinto é bom para diabéticos, em pequenas doses
 » Você é diabético ?
 » Festa junina para diabéticos
 » Canetas de aplicação de insulina
 » Café ajuda o diabético
 » Atletas diabéticos
 » Complicações do diabetes mal controlado
 » Arroz branco, um veneno para o diabético
 » Tratamento básico para diabetes
 » Consumo de alcool para diabéticos
 » Sintomas da hipoglicemia
 » Diabetes, critérios para o diagnóstico
 » Diabéticos, resistência em se tratar
 » Metformina para perder peso
 » Idosos diabéticos, normas mais brandas
 » Diabetes e exercício
 » Carboidratos a noite
 » Hipoglicemia
 » Frutas
 » Transplante de pâncreas
 » Diabetes e o tratamento dos dentes
 » Insulina sem sustos
 » Vaidade poder virar pesadelo no pé diabético
 » Retinopatia diabética
 » Frutas os diabéticos podem comer?
 » Diabetes tipo 1 e 2
 » Glaucoma: diabetes é fator de risco
 » A aceitação do diabetes
 » Frieira no diabético
 » A menopausa e o diabetes
 » Pressão alta em diabéticos
 » Crianças diabéticas nas escolas
 » Dieta simplificada para diabéticos
 » Salivação no diabético
 » Mulheres diabéticas e o cancer
 » Vitamina B e doença renal
 » Sal diet
 » Dengue: repelente caseiro
 » Avanços na Cura de Complicações do Diabetes
 » Byetta e o risco de cancer, de novo.
 » A dengue e o diabetes
 » Disfunção erétil nos diabéticos
 » Hipoglicemia, muito cuidado com ela
 » Pressão sistólica ideal para diabéticos
 » Tratamento rigoroso para diabéticos são ineficientes
 » Ração humana para diabéticos
 » Salsalate ajuda no diabetes
 » Cancer x Avelós
 » Visão turva é irreversível ?
 » Excesso de peso em diabéticos
 » Tratamento periodontal para diabéticos
 » Carboidratos, consumo por diabéticos
 » lesões na boca
 » Filhos com diabetes
 » Estatinas aumentam risco de diabetes
 » liraglutida x cancer
 » Adoçantes artificiais
 » Gastroenterite virótica, o que é.
 » Hemoglobina glicosilada
 » Colesterol
 » Canela faz bem para os diabéticos
 » Gengivites
 » Sulfonilureas eleva o risco de problemas cardíacos
 » Bomba de insulina
 » Controle ideal da glicemia
 » Vinagre é bom para diabéticos
 » Agua mineral e o arsênico
 » Dicas de alimentação para diabéticos
 » Gravidez nas diabéticas e o anticoncepcional
 » Bolhas nos diabéticos
 » AVC como identificar
 » Teste seu conhecimento sobre diabetes
 » Exercícios físicos para o diabético
 » Radicais livres complicam o diabetes
 » Fumante diabético
 » Feridas no pé diabético
 » Adoçantes artificiais
 » Teste de glicemia
 » Insulina em goma de mascar
 » Diabetes: Mitos e verdades
 » Micoses
 » Resveratrol
 » Diabulimia
 » Diabetes na gravidez
 » Não existem alimentos milagrosos para o diabetes
 » Neuropatia nos membros inferiores
 » Orégano baixa os níveis de glicemia
 » Diabetes e pressão alta
 » Diabetes: Como detectar
 » Diabetes, descontrole no dia a dia
 » Diabetes tipo 2
 » Dor neuropática
 » Diabetes: anti-histamínicos ajudam
 » Diabetes: As insulinas
 » Diabetes: Gripe suina
 » Diabetes: Insulina não é o bicho papão
 » Diabetes: lista de supermercado
 » Diabetes e o trigo
 » Fibromialgia novo medicamento
 » Diabetes: chá preto é bom
 » Diabetes: manga ajuda
 » Diabetes, nova técnica cirúrgica
 » Diabetes: conte os carboidratos que ingere
 » Diabetes: mais um medicamento novo aprovado
 » Diabetes: redução de estômago
 » Diabetes. sódio no sangue
 » Queimaduras, o que fazer
 » Hipertensão, novo medicamento
 » Byetta x Insulina glargina
 » Diabetes nos filhos
 » Canela ajuda a tratar diabetes
 » Diabetes e hepatites
 » Pé frio e dores ao andar
 » Troque seus alimentos e diminua o colesterol
 » Cuidado com os fitoterápicos
 » Retinopatia: novo composto é descoberto
 » Depressão é maior em diabéticos
 » Sapatos gratuitos para diabéticos
 » Insulina sem agulha
 » Colesterol alto e a disfunção erétil
 » Adiponectina reduz risco de diabetes?
 » Irritabilidade do diabético
 » Feijão é bom para a pressão arterial
 » Óleo de côco e diabetes
 » Diet & light qual a diferença?
 » Insulina Glargina, dúvidas
 » Zinco reduz o risco de diabetes
 » Aplicação de insulina
 » Diabetes,cirurgia ou medicamentos para o coração?
 » Diabetes, medicamentos atrasam cegueira
 » Diabete, novo medicamento em breve
 » Diabetes e vitamina C
 » O que é que a banana tem ?
 » Alimentos que nos protegem
 » Dieta, como obter sucesso
 » Anemia, nove dicas para combater
 » Obesidade infantil como evitar
 » Dieta da Aveia
 » Almoçar sem engordar
 » O que são carboidratos
 » A alquimia das vitaminas
 » Os mistérios dos minerais
 » Desinchar a barriga
 » Quando os gases se tornam um problema
 » Chocolate é bom para o coração ?
 » Nutrição e beleza
 » Vitamina C
 » Colesterol elevado
 » Alimentos e a ansiedade
 » Aveia
 » Acordando os intestinos
 » Linhaça
 » Levedo de cerveja
 » Dobesilato de cálcio e edema macular
 » Triglicérides e neuropatia
 » Diabetes e Nutrição
 » Diabetes e retinopatia
 » Exames gratuitos na USP Guarulhos
 » Falta de desejo sexual nas diabéticas
 » Células tronco e diabéticos voluntários
 » Refrigerantes, mais polêmica.
 » Hemoglobina glicosada
 » Câncer x Bicarbonato
 » Feridas em diabéticos, nova técnica
 » Diabéticos, vacinação
 » Diabetes e a disfunção erétil, novo medicamento
 » Diabetico pode comer chocolate?
 » Diabetes, mitos e verdades
 » Tratamento de feridas
 » Café da manhã é importante
 » Insulina, infusão automatica
 » Alzheimer uma forma de diabetes
 » Para ter autocontrole, adote uma religião, afirmam psicólogos
 » Fumantes correm risco 70% maior de precisar de tratamento de canal
 » Por que longo intervalo de jejum causa mau hálito?
 » Terapias psicológicas podem ajudar mulheres com TPM, indica estudo
 » Depressão pós-sexo: disfunção cerebral ou razões psicológicas?
 » Doze Conselhos para ter um infarto feliz
 » Cura do diabetes pode estar no corpo
 » Nasa cria aparelho que vê pré-catarata
 » Homens resistem mais à tentação de comer que mulheres, sugere estudo
 » Diabetes
 » Consumo de grãos previne e trata o diabetes causado pela alimentação e obesidade
 » Estudo liga infidelidade em mulheres a hormônio
 » Amendoim, azeite e aveia ajudam a prevenir o diabetes
 » Diabetes pode deixar cérebro mais lento, diz estudo
 » Antipsicóticos fazem doente de Alzheimer viver menos
 » Pediatra defende bons modos infantis como parte essencial do desenvolvimento
 » Promessas da medicina para 2009
 » Homens de baixa renda não costumam fazer exames de câncer de próstata
 » Pesquisas e estudos
 » Consumo exagerado de refrigerante comum pode resultar em diabetes
 » Dormir pouco torna o organismo presa fácil da gripe, diz estudo
 » Saiba como os remédios para emagrecer atuam no organismo
 » Alto nível de açúcar no sangue é ruim para a memória, afirma estudo
 » Ofegar é mal-interpretado nos ataques cardíacos
 » Cientistas estudam química do amor
 » Exercícios físicos ajudam a proteger o fígado de diabéticos, diz estudo
 » Dicas que úteis para o controle de sua glicemia
 » Antibiótico antes de infecção salva vidas, diz estudo
 » Dieta para emagrecer reduz resistência a gripe, diz estudo
 » Portal Diabetes Responde
 » Acupuntura alivia dor de cabeça crônica, diz revisão de estudos
 » Terbutalina pode ajudar a prevenir hipoglicemia noturna na diabetes tipo 1
 » Filhos de pais mais velhos podem ter problemas sociais, indica estudo
 » Agua oxigenada e suas aplicações
 » WD e suas utilidades
 » CANOLA - A grande fraudola
 » Redução de estômago muda vida de 80% dos operados
 » Vitamina B1ajuda a reverter o desenvolvimento da nefropatia diabética
 » Mata nativa do cerrado e o combate aos males do diabetes
 » Fármacos antidiabéticos duplica o risco de fraturas ósseas em mulheres com diabetes tipo 2.
 » Aspartame, você decide.
 » A esperança das terapias-alvo
 » Comer e cuidar do coração não são opostos, mostra novo livro
 » Vitamina K ajuda a reduzir resistência à insulina em homens mais idosos
 » Cachorros são capazes de sentir "inveja", afirma pesquisa austríaca
 » Vitamina D ajuda a emagrecer além de fortalecer os ossos
 » Uma única célula de câncer pode gerar tumor, diz estudo
 » Humanos podem sentir "cheiro de medo", diz estudo
 » Irregularidade menstrual e excesso de peso podem sinalizar a doença
 » Sensação de limpeza afeta julgamento moral, diz pesquisa
 » Peixe pode evitar danos renais em diabéticos
 » Visão influencia intensidade da dor, diz pesquisa
 » Um ovo por dia aumenta risco de diabetes, diz estudo
 » Idade afeta sensibilidade ao frio, diz estudo
 » Maus gerentes podem prejudicar saúde dos funcionários, diz estudo
 » Composto do alho revela-se promissor no tratamento da diabetes
 » Maconha pode preservar memória na velhice, sugere estudo
 » Cicatrizes leves "deixam homem mais atraente", diz estudo
 » Horário de verão pode ser ruim para o coração
 » Pesquisadores da USP desenvolvem injeção contra o ronco
 » "Diabetes deve atingir 400 milhões de pessoas até 2030 e o tratamento será impagável", afirma especialista
 » Musculação diminui o risco de diabetes em idoso
 » Retinopatia Diabética e suas complicações
 » Escutar música boa faz bem ao coração, revela estudo
 » Cientistas criam "celulas-assassinas" para combater HIV
 » Diabetes e hipertensão "aceleram" mortalidade em pacientes com Alzheimer.
 » Estudo aponta que doenças do aparelho circulatório são as que mais matam no Brasil
 » Estudos analisam os benefícios da soja para o colesterol
 » Mãos das mulheres "têm mais tipos de bactérias", diz estudo
 » Programas de TV com apelo sexual elevam risco de gravidez adolescente, diz estudo
 » Consumo "leve" de álcool na gravidez pode ajudar o bebê, diz estudo
 » Diabete tipo I propiciada pelo excesso de limpeza, segundo um estudo
 » Crianças podem se beneficiar de "agenda cheia", sugere pesquisa
 » Diabéticos devem tomar cuidado com coração
 » Estudo sugere adiantar tratamento de pessoas com HIV
 » Bebidas quentes estimulam sensações boas, diz estudo
 » Diabéticos têm duas vezes mais probabilidade de ficar surdos
 » Pesquisas derrubam suposto papel do café como analgésico após cirurgia
 » Dança controlada e extravagante "atrai mais as mulheres"
 » Barriga saliente traz mais prejuízos à saúde do que problemas estéticos
 » Cientista diz que medicamentos antienvelhecimento são ineficazes
 » Glicemia afeta duração de crise de herpes
 » Estudo liga antibióticos na gravidez à paralisia cerebral do bebê
 » Homens que nunca fumaram vivem mais e melhor, diz estudo
 » Matar células de gordura pode reverter o diabetes, diz estudo
 » Aleitamento materno previne obesidade em crianças
 » Células tiradas de testículo funcionam como células-tronco
 » Excesso de calorias deixa o cérebro em parafuso, diz estudo
 » Fome e urina em excesso podem ser sintomas de diabetes
 » Cientistas criam teste de sangue que detecta Síndrome de Down
 » Ulceras de decubito - processo de cicatrização
 » Vitamina C pode reduzir eficácia de drogas anticâncer, diz estudo
 » Síndrome da boca seca: como cuidar
 » Risco de câncer da próstata é maior para negros, diz estudo
 » Pessoas isoladas socialmente sentem mais frio, diz estudo
 » Exercício físico de adolescentes reduz riscos de câncer de mama, diz estudo
 » Tratamento com menos radioterapia é eficaz contra câncer de mama, diz estudo
 » Produtos para higiene bucal podem alterar taxas glicêmicas
 » Semelhança com os pais influencia na escolha do parceiro, diz estudo
 » Broncodilatadores aumentam risco de problemas cardíacos, diz estudo
 » Alguns benefícios do vinho também estão no suco de uva, dizem estudos
 » Estaríamos melhor com banha de porco que com margarina, diz autor
 » Diabetes em crianças: o apoio dos pais é fundamental
 » Uso repetido de pílula do dia seguinte é perigoso para a mulher
 » Alterações em genes ajudam a ‘prever’ evolução do câncer de mama
 » O Plastico pode estar relacionado à incidência de diabetes
 » Verme pode ajudar a tratar artrite reumatóide, diz estudo
 » Diabetes e estresse andam juntos com freqüência
 » Pesquisadores desvendam mecanismo de doença que pode causar aborto
 » Brócolis pode proteger pulmão de fumantes, diz estudo
 » Vacina antigripe não salva idoso, diz estudo
 » Problema respiratório pode até causar surdez em criança, alertam especialistas
 » Chá de camomila previne complicações da diabetes, diz estudo
 » Falta de ferro na comida pode comprometer futuro de crianças
 » Estudo traz novas evidências de que vacinas não causam autismo
 » Retinopatia precoce em adolescentes com diabetes tipo 1
 » Médicos convencionais buscam apoio oriental para tratar pacientes
 » Suar diminui riscos de asma durante exercícios
 » Terapias experimentais
 » O vilão açucar
 » Gene do bom marido é o mesmo de roedor fiel
 » FDA alerta: Byetta (exenatida) foi associado a pancreatite necrotizante ou hemorrágica e deve ser descontinuado nesses casos
 » Comunicado sobre Byetta e Pancreatite
 » Combinação de fármacos para a diabetes pode aumentar mortalidade
 » Estudo indica que 40% dos portadores de apnéia do sono são diabéticos
 » Terapia genética derrota HIV em roedor
 » Vacina contra hipertensão surge como proposta prática de tratamento
 » Dez sinais para você diferenciar os sintomas de Alzheimer e envelhecimento
 » Cientistas apontam causa do mau humor no inverno
 » Suco de frutas diminui absorção de remédios, diz pesquisa
 » Cientistas dos EUA desenvolvem tratamento que pode conter câncer
 » 29 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo
 » Célula comum é transformada em produtora de insulina
 » Anvisa recomenda não dar mel para crianças com menos de um ano
 » Correr retarda efeitos do envelhecimento, diz estudo
 » Felicidade diminui risco de câncer de mama, diz estudo
 » Especialista ensina como usar sutiã da forma correta
 » Especialistas indicam como preparar dez alimentos
 » Dupla usa célula-tronco para produzir dente novo
 » Jovens diabéticos fazem jejum de insulina com intenção de emagrecer
 » Vitaminas e diabetes
 » Vacinação e diabetes
 » Yacon e diabetes
 » Diabetes e doação de sangue
 » Dieta para diebéticos
 » Halitose
 » Goma-guar
 » Algas brasileiras têm inibidor do vírus da aids
 » O brócolis e a diabete
 » Suco de frutas e diabetes
 » Retinopatia: novo fármaco
 » Osteoporose, diagnóstico simples
 » Mau hálito ou bafo de onça
 » Pé diabético
 » Descoberta pode dar fim ao herpes.
 » Câncer, nova esperança
 » Carambola, cuidado com ela
 » Indice glicêmico ideal
 » Cancer de mama, droga ajuda
 » Nova droga diabetes
 » Estudo usa veneno contra Alzheimer
 » Insulina inalável causou câncer
 » Estudo questiona benefício da sacarina
 » Gosto estranho em carne de boi confinado
 » Cuidado com o Micro Ondas
 » Óleo de Oliva
 » O Futuro
 » Atenção aos primeiros sinais
 » Nova Técnica em Transplante de Pâncreas
 » Estatinas amenizam Alzheimer
 » Controle da pressão reduz em 18% morte de diabético
 » Vacina de DNA contra esclerose passa por 1° teste
 » Retinopatia
 » Vitamina C não previne resfriados
 » Fome de inverno
 » Medicamento para diabetes ainda tem riscos, alertam os médicos
 » Remédio para diabete eleva risco de enfarte
 » Consenso Brasileiro de Conceitos e Condutas para o Diabetes Mellitus
 » Saiba mais: O que é Diabetes?
 » DMG
 » Saiba Mais: Diabetes
 » O que É Neuropatia Diabética
 » Novos Remédios para diabetes tipo 2
 » Ação cerebral é relacionada a diabete
 » Novo tipo de açúcar pode controlar diabetes
 » Açúcar de capim pode combater diabetes
 » Insulina pode provocar diabete tipo 1
 » Índice Glicêmico
 » Diabéticos transplantados cortam insulina
 » Alguns esclarecimentos sobre diabetes
 » Conhecendo os Edulcorantes
 » Contagem de carboidratos: mais uma estratégia
 » Vivendo bem com o diabetes
 » Glicose no Sangue: O que a faz baixar ou aumentar?
 » Diabetes Mellitus Tipo 2 - Do Diagnostico ao Tratamento - 2001
 » Pesquisa sugere remédios mesmo para diabético com baixo colesterol
 » Técnica reabilita movimento facial
 » Remédio contra câncer de mama reduz mortes
 » O aspartame, usado em refrigerantes diet, faz mal à saúde
 » País terá novo remédio para câncer de cabeça e pescoço
 » Solidão à noite gera hormônio do stress
 » Especialistas esclarecem 25 dúvidas sobre o consumo de sal
 » Nova polêmica envolve antiinflamatórios
 » Varicocele
 » Vacina anti-HPV age por 4 anos e meio
 » Estudo liga vírus a câncer de próstata
 » Shakes geram desequilíbrio nutricional
 » Doença dada como extinta tem novo surto
 » Perto da cura para a esquistossomose
 » Localizado foco de maculosa no Rio
 » Medo de pandemia faz brasileiros começarem estoque de antiviral
 » Teste mostra eficácia de droga a base de erva chinesa contra malária
 » Células-tronco produzem colágeno
 » Leucemia: remédio evita transplante
 » Proteínas podem levar à cura de males degenerativos
 » Mais um estudo mostra riscos de antiinflamatórios
 » Começa pesquisa que vai salvar vidas
 » Célula-tronco trata lesão no joelho
 » Células embrionárias são estáveis
 » Coreanos personalizam célula-tronco
 » Escoceses experimentam terapia e curam câncer
 » Coréia faz 11 clones para estudar doenças
 » Proteínas contra o "Schistosoma"
 » Célula-Tronco deve evitar amputação
 » Recife usa método inédito com células-tronco
 » Célula adulta age como embrionária
 » Dentista avalia aparelhos que podem prevenir doença do sono
 » Apnéia uma síndrome que tem solução
 » Apnéia, uma doença que só os outros percebem
 » Pílula inteligente pode salvar o dia seguinte dos insones
 » Sp usa a nova técnica com célula-tronco
 » Vacina reduz carga viral do HIV em 60%
 » Esclerose
 » Mau humor pode ser doença
 » Vacina contra vírus que causa câncer é eficaz em testes
 » Peixe cru causa verminose em SP
 » Andar, sim. Mas com cuidado
 » Reposição hormonal triplica riscos de derrame
 » Descoberta pode reduzir infecções
 » Médico brasileiro ganha prêmio internacional
 » Da planta, uma arma contra o "Trypanosoma"
 » Bronzeador caseiro faz vítimas no interior
 » Estudo mostra meio de reduzir recidiva de Câncer
 » Micose: previna-se neste verão
 » cãibra
 » Ressaca - O que é?
 » Espinhas
 » Herpes: tratamento no Rio de Janeiro é esperança contra herpes
 » Gaúchos fazem cirurgia inédita com células-tronco
 » Nem todos embriões servem para pesquisa
 » Células-tronco: mais um tipo de transplante
 » Células-tronco regeneram retina de camundongo
 » Cientistas contestam lista de nomes contrários a pesquisas
 » Um novo laboratório para os olhos
 » Derrame: terapia com células tronco


Voltar