29/05/2009Triglicérides e neuropatiaNoticias
Estudo
22/5/2009 - Portal Diabetes
Pesquisadores norte americanos demonstraram que a medida do nível de triglicérides, numa simples análise de sangue, pode detectar o risco dos pacientes com diabetes desenvolverem uma neuropatia, uma doença da qual mais de metade destes pacientes padece.
Neste estudo, publicado na revista científica Diabetes foram analisados 427 pacientes, tendo-se observado que aqueles que apresentavam os níveis de triglicérides mais elevados tinham mais probabilidade de perder fibra nervosa e sofrer uma neuropatia, que é caracterizada por uma falha nervosa que provoca a perda de sensibilidade, queimaduras ou dores nas extremidades, ou de piorar a doença, no caso de já sofrerem dela.
A investigadora principal, a Dra. Eva L. Feldman, professora de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Michigan, referiu que estes resultados deixam preparado o caminho para que os médicos possam estar tão atentos à diminuição dos níveis dos lipídios, nos pacientes com neuropatia, como estão ao controle da glicose.
Igualmente, o tratamento agressivo pode ser muito benéfico para os pacientes, no que se refere à neuropatia, uma vez que estes podem reduzir os níveis de triglicérides com as mesmas medidas que utilizam para baixar o nível de colesterol, evitando assim as gorduras prejudiciais através da dieta alimentar e do exercício regular.
Fonte: EcoDiario
Portal diabetes