» Colunas » Saúde

09/05/2019
Losartana pode causar câncer de pele

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um alerta para o aumento do risco de câncer de pele decorrente do uso cumulativo do remédio hidroclorotiazida, utilizado para tratamento da hipertensão arterial e para controle de edemas.

“A descoberta foi realizada por meio de estudos que demonstraram uma associação dose-dependente cumulativa — que ocorre quando a dose utilizada de um determinado medicamento está diretamente relacionada com seus efeitos — entre o medicamento em questão e o câncer de pele não-melanoma”, informou a Anvisa, em nota.

De acordo com a agência, a hidroclorotiazida facilitaria a absorção pela pele dos raios ultravioletas vindos do sol, que podem contribuir para o surgimento desse tumor.

A Anvisa considerou ainda as recomendações do Comitê de Avaliação de Riscos em Farmacovigilância da Agência Europeia de Medicamentos para classificar como plausível a associação entre o aumento do risco de câncer de pele e o uso em longo prazo de quaisquer fármacos contendo hidroclorotiazida.

O que o paciente com pressão alta deve fazer?

Atenção: orientação da Anvisa é que o tratamento não seja interrompido antes de consultar o médico. Junto com o paciente, ele vai avaliar cada caso individualmente e pesar os riscos e os benefícios desse remédio. Pessoas que têm hipertensão, usam esse medicamento e tem histórico de tumor na pele, por exemplo, podem rever o tratamento.

A agência solicitou ainda que os profissionais de saúde informem as pessoas tratadas com hidroclorotiazida sobre o risco de câncer de pele – sobretudo para aqueles que já fazem uso da droga em longo prazo. Eles também devem ser orientados a observar regularmente o próprio corpo para buscar novas lesões. Qualquer sinal suspeito precisa ser notificado imediatamente ao especialista.

No mais, medidas preventivas, tais como limitação da exposição à luz solar, podem ser realizadas no intuito de minimizar o risco desse tipo de tumor.

A inclusão das novas informações de segurança nas bulas de todos os remédios com o princípio ativo hidroclorotiazida será imediatamente solicitada pela agência.

fonte: Anvisa



Leia outras matérias desta seção
 » Testosterona
 » PIMENTA & OUTROS
 » Coletor menstrual
 » Dormir junto é bom ou ruim?
 » Gelatina light com iogurte natural
 » Picolinato de Cromo x diabetes
 » Nódulos no pescoço,axila e virilha
 » RETINOBLASTOMA EM CRIANÇAS
 » 15 Dicas de Como Baixar a Glicose Naturalmente
 » Assistolia fetal: um “direito” anti-humano
 » Àcido úrico
 » Dor de dente
 » Os segredos dos centenários saudáveis
 » Espasmos musculares
 » Rigidez muscular é o principal sintoma da síndrome de Stiff Person
 » Farmácia Popular lista de medicamentos
 » Pão com àlcool
 » Mais sujo que tampa de privada?
 » Tomate x câncer da próstata
 » Transtorno por uso de maconha


Voltar