A falta de produção de insulina e os altos níveis de açúcar no sangue não são as únicas preocupações dos diabéticos. Estes pacientes devem prestar atenção especial ao coração e veias.
Esse pacientes são um dos grupos que mais deve tomar cuidado com doenças cardíacas, pois a diabetes pode causar um sério problema de circulação, obstruir vasos sanguíneos e até causar infarto do miocárdio.
Existem dois tipos dessa doença, a diabetes tipo 1 e a diabetes tipo 2. O primeiro tipo ocorre normalmente em jovens e crianças, e está relacionada à falta de produção de insulina suficiente pelo pâncreas.
Já a diabetes tipo 2 é mais comum em adultos, principalmente em obesos, e está relacionado a uma resistência de organismo à insulina produzida pelo pâncreas, fazendo com que não haja controle das taxas de açúcar no sangue adequadamente.
Normalmente, a obesidade é a principal influente para o surgimento da diabetes, pois normalmente as pessoas que estão acima do peso tentem a consumir alimentos doces e carboidratos refinados (que no sangue são transformados em açúcar) em excesso.
O conjunto de tudo isso acaba ocasionando problemas de circulação e, conseqüentemente, aumentam o risco de problemas cardiovasculares.
Alimentação
Segundo o nutrólogo Máximo Asinelli, autor do livro "O mundo mudou, a comida também", a alimentação hoje em dia, independente do tipo de comida consumida, acaba não tendo o valor nutricional suficiente que nosso corpo precisa.
Asinelli afirma que o mau cultivo das lavouras com o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos prejudicaram, e muito, na qualidade dos alimentos.
O especialista reafirma a importância de se alimentar corretamente. "As pessoas devem entender que comer bem não é sinônimo de nutrir-se bem. Uma má alimentação pode ocasionar sérias doenças".