» Colunas » Saúde

15/01/2023
Beber 8 copos de água por dia é exagero ?

Um novo estudo aponta que essa recomendação de ingestão diária é exagerada.

Beber oito copos de água por dia é o ideal para suprir as necessidades de hidratação do corpo humano, certo? A história não é bem assim, de acordo com um novo estudo publicado na Science, em novembro, que questiona a sugestão frequentemente encontrada em guias para uma vida saudável.

De acordo com o professor John Speakman, da Universidade de Aberdeen, na Escócia, a ingestão equivalente a 2 litros de água é exagerada para a maioria das pessoas. Ele integrou a equipe com mais de 90 pesquisadores para realizar um dos estudos mais completos sobre o tema.

Para chegar a essa conclusão, o grupo avaliou o consumo de 5.604 pessoas com idades entre 8 dias e 96 anos em 23 países. Para acompanhar a ingestão e a perda de líquidos dos participantes, eles distribuíram um copo de água no qual o deutério, um inofensivo isótopo estável de hidrogênio, substituiu alguns átomos de hidrogênio.

Consumo exagerado do líquido pode se tornar problema ambiental. (Fonte: Unsplash/Reprodução)

O método permitiu descobrir a rapidez com que o líquido se renova no organismo por meio da taxa de eliminação do deutério extra. A abordagem revelou que a rotatividade da bebida depende da idade, do gênero, do condicionamento físico, do ambiente e até do índice de desenvolvimento humano (IDH).

Fatores que influenciam o consumo

Os resultados mostraram que o clima quente e úmido e grandes altitudes levaram a maior rotatividade hídrica; ou seja, quem vive em locais com essas características tem tendência a consumir mais água. O mesmo vale para gestantes, lactantes e atletas.

Porém, o gasto energético foi o principal fator, com os maiores valores aparecendo em homens de 20 anos a 35 anos, cujo volume médio chegou a 4,2 litros por dia e diminuiu para 2,5 litros na faixa dos 90 anos. Nas mulheres, os valores foram de 3,3 litros e 2,5 litros, respectivamente, ressaltando que a renovação do líquido não representa a necessidade de consumo.

Os atletas precisam consumir mais água. (Fonte: Unsplash/Reprodução)

Além desses fatores, os pesquisadores lembraram que a água dos alimentos consumidos não é levada em conta ao estimar as necessidades diárias de hidratação. Segundo Yosuke Yamada, chefe do Instituto Nacional de Inovação Biomédica, Saúde e Nutrição do Japão, trata-se de uma quantidade considerável da ingestão total.

“Se você comer apenas pão, bacon e ovos, não obterá muita água dos alimentos. Mas se comer carne, legumes, peixe, macarrão e arroz, poderá obter dos alimentos cerca de 50% das necessidades de água”, ressaltou o coautor do artigo.

Qual é a quantidade ideal para ingestão diária?

Com base nos dados do estudo, os cientistas acreditam que beber de 1,5 litro a 1,8 litro por dia seja o suficiente para boa parte das pessoas. Em entrevista ao The Guardian, eles também comentaram a popular recomendação de tomar oito copos de água diariamente.

Como a alimentação saudável influencia na prevenção de doenças?

O que causa desidratação em idosos?

Yamada disse que os pesquisadores não têm certeza da origem da sugestão, mas confirmou que ela não tem nenhum embasamento científico. Para Speakman, o melhor é ignorar a ideia de consumir 2 litros de água a cada 24 horas e “atender ao que o corpo pede”.

Fonte: The Guardian, Science



Leia outras matérias desta seção
 » Testosterona
 » PIMENTA & OUTROS
 » Coletor menstrual
 » Dormir junto é bom ou ruim?
 » Gelatina light com iogurte natural
 » Picolinato de Cromo x diabetes
 » Nódulos no pescoço,axila e virilha
 » RETINOBLASTOMA EM CRIANÇAS
 » 15 Dicas de Como Baixar a Glicose Naturalmente
 » Assistolia fetal: um “direito” anti-humano
 » Àcido úrico
 » Dor de dente
 » Os segredos dos centenários saudáveis
 » Espasmos musculares
 » Rigidez muscular é o principal sintoma da síndrome de Stiff Person
 » Farmácia Popular lista de medicamentos
 » Pão com àlcool
 » Mais sujo que tampa de privada?
 » Tomate x câncer da próstata
 » Transtorno por uso de maconha


Voltar