» Colunas » Saúde

07/05/2010
Pressão alta em diabéticos

Noticias

Diabetes e Pressão Alta
30/4/2010 - Portal do Coração

1- Hipertensão arterial e diabete melito frequentemente se associam , pois existem mecanismos comuns no aparecimento dessas doenças. A associação de hipertensão arterial e diabete melito , em pacientes com obesidade central ( localizada acima da cintura ) , caracterizam uma doença , chamada de síndrome metabólica.

2- No paciente diabético do tipo 1 ( dependente de insulina ) , o aparecimento da hipertensão arterial geralmente associa-se a presença de disfunção renal ( nefropatia diabética ). A pressão arterial costuma se elevar cerca de 3 anos após o início da perda de proteínas pela urina , achado típico da nefropatia diabética.

3- No diabete melito do tipo 2 ( não-dependente de insulina ) , cerca de 40% dos pacientes são hipertensos no momento do diagnóstico da doença.

4-O tratamento da hipertensão arterial no diabético , visa prevenir a doença cardiovascular , bem como minimizar a progressão da doença renal e a retinopatia diabética.

5-O tratamento incial não-medicamentoso da hipertensão arterial no diabético , deve incluir a redução de peso , atividades físicas , prática de exercícos físicos, redução do consumo de álcool e sal , além do abandono do tabagismo.

6- Entre as medidas mencionadas acima , a perda de peso é a que produz maior impacto na redução da pressão arterial.

7- Por ser uma população de alto risco para doenças cardiovasculares , os pacientes diabéticos devem ter um controle mais rigoroso da pressão arterial ( objetiva-se valores inferiores a 130/80 mmHg ).

8- A maioria dos diabéticos ( cerca de 70% ) , necessitará de uma associação de medicamentos antihipertensivos para obter um controle adequado da pressão arterial.

9- Os diuréticos e os betabloqueadores , com o tempo , podem causar aumentos do níveis de glicemia.

10- Drogas do grupo dos inibidores da enzima de conversão da angiotensina ( exemplos: captopril , enalapril e ramipril ) ou os bloqueadores dos receptores da angiotensina II ( exemplos: losartana , valsartana ou ibesartana ) , ajudam a prevenir o aparecimento e a evolução da doença renal no diabético.

www.portaldocoracao.com.br
 


Leia outras matérias desta seção
 » Homem-Mulher biônicos deixa de ser ficção
 » Como um remédio me fez ficar viciada em sexo
 » Cocô e sua importância
 » CANNABIS MEDICINAL
 » Insulina semanal foi aprovada
 » Casamento entre primos
 » VELOCIDADE DO INTESTINO E SUA SAÚDE
 » O MAR NOS FAZ SENTIR BEM
 » COLÁGENO
 » POIS É LULA
 » VENTILADOR AJUDA ATÉ QUE PONTO ?
 » Tudo que é natural é bom mesmo?
 » Unhas
 » Diabetes - SUS medicamentos disponíveis
 » LIPEDEMIA
 » Ozempic x Jardiance - Comparação
 » IMUNIDADE MITOS E VERDADES
 » PORQUE O PÊNIS HUMANO NÃO TEM OSSO ?
 » IDOSO A HORA DE PARAR DE DIRIGIR
 » Diabetes cuidado com os golpes


Voltar