22/02/2010liraglutida x cancerNoticias
Novos medicamentos para o tratamento do Diabetes tipo 2
19/2/2010 - RCM Pharma
A autoridade reguladora norte-americana de medicamentos, a FDA, mantém a sua recente decisão de aprovar um novo medicamento para a diabetes (liraglutida), embora estudos em animais sugiram que esta substância poderá aumentar o risco de um cancêr raro da tiróide, declara o site Tribuna Médica Press.
O novo fármaco, que pertence à classe dos agonistas do receptor do GLP-1, está indicado no tratamento da diabetes, em associação com dieta e exercício físico.
A posição da FDA é explicada num artigo publicado esta semana no New England Journal of Medicine: “A relevância dos resultados obtidos nos estudos com animais é desconhecida no ser humano”, afirma a porta-voz da FDA, Karen Mahoney, acrescentando que “o tipo de tumor preocupante no homem é o carcinoma medular da tiróide, um tumor muito raro que não podemos esperar detectar num ensaio clínico”.
Nos estudos realizados no ser humano, e que conduziram à aprovação deste fármaco, ninguém tratado com liraglutida desenvolveu este tipo de cancêr, sublinhou a responsável. Contudo, os estudos laboratoriais mostraram que alguns ratos tratados com aquele medicamento desenvolveram carcinoma medular da tiróide.
portaldiabetes