» Colunas » Saúde

31/03/2025
Galleri novo teste para detectar câncer

Novo exame de sangue pode detectar até 50 tipos de câncer

Dr. Mauricio Wajngarten

Notificação 

26 de março de 2025

Recentemente, falamos com entusiasmo aqui no Medscape sobre um teste com uma simples coleta de sangue para a detecção precoce do câncer de pâncreas.[1]

Pois um conhecido muito esclarecido, preocupado com as questões da saúde e muito viajado, contou sobre um exame de sangue que havia feito, capaz de detectar até 50 tipos de câncer.

Diz o provérbio popular “quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Daí fui pesquisar. O teste se chama Galleri. Abaixo descrevo o que apurei.

Sobre o Galleri

É um teste de detecção precoce de múltiplos cânceres que utiliza DNA livre de células em amostras de sangue para rastrear vários tipos de câncer em indivíduos assintomáticos [1,2,3] .

Com uma única coleta de sangue, detecta um sinal compartilhado por mais de 50 tipos de câncer, a maioria das quais não conta com exames de rastreamento de rotina.

Em um estudo clínico, o teste aproximadamente dobrou o número de cânceres detectados em relação ao rastreamento recomendado. No mesmo estudo, 48% dos cânceres confirmados detectados por Galleri estavam nos estágios I-II.

Implicações

Detectar vários tipos de câncer em um estágio inicial em pacientes assintomáticos permite intervenções mais precoces. O Galleri seria uma opção atraente.

A elevada especificidade (>99%) e o valor preditivo negativo de 98,5% trazem confiança de que um resultado sem sinal de câncer detectado é provavelmente um verdadeiro negativo.

Por outro lado, o seu valor preditivo positivo é de 43,1%, ou seja, 4 em cada 10 indivíduos com sinal de câncer detectado devem ter um diagnóstico de câncer confirmado após a investigação diagnóstica.

No entanto, a sensibilidade para 12 cânceres mortais (ânus, bexiga, cólon/reto, esôfago, cabeça e pescoço, fígado/ducto biliar, pulmão, linfoma, ovário, pâncreas, neoplasia de plasmócitos e estômago) é de 76%.

Uma limitação importante do Galleri é a grande variação da sensibilidade conforme o tipo e o estágio do câncer, o que reduz a sensibilidade para cânceres em estágio inicial.

Enfim, o teste Galleri não substitui os atuais protocolos de rastreamento do câncer, mas pode complementá-los, especialmente para cânceres sem opções de rastreamento atuais plenamente aceitas (como ovário e próstata).

Vários ensaios em andamento visam determinar o papel do teste na prática clínica.

Pois é: o teste existe. A esmola é demais mesmo, mas estou menos desconfiado e mais esperançoso.


Medscape

Leia outras matérias desta seção
 » Vitamina D x esclerose múltipla precoce
 » Galleri novo teste para detectar câncer
 » Gordura no fígado e pâncreas
 » Homem-Mulher biônicos deixa de ser ficção
 » Como um remédio me fez ficar viciada em sexo
 » Cocô e sua importância
 » CANNABIS MEDICINAL
 » Insulina semanal foi aprovada
 » Casamento entre primos
 » VELOCIDADE DO INTESTINO E SUA SAÚDE
 » O MAR NOS FAZ SENTIR BEM
 » COLÁGENO
 » POIS É LULA
 » VENTILADOR AJUDA ATÉ QUE PONTO ?
 » Tudo que é natural é bom mesmo?
 » Unhas
 » Diabetes - SUS medicamentos disponíveis
 » LIPEDEMIA
 » Ozempic x Jardiance - Comparação
 » IMUNIDADE MITOS E VERDADES


Voltar