» Colunas » Saúde

06/06/2012
O que afeta o controle da glicemia ?

Alimentação

Tudo aquilo que você come altera o nível de glicose no sangue. Por isso, é importante conhecer bem os alimentos e controlar a ingestão de doces em geral e, principalmente, de carboidratos (massas, batata, mandioca, arroz, pães, etc.). O segredo é ter uma dieta saudável (rica em verduras e fibras), preparando pratos coloridos e alimentar-se em intervalos de até três horas.

Alimentar-se de forma saudável é um presente que você dá a si mesmo, pois ajuda no controle do diabetes.
Medicação

Importante tirar suas dúvidas com seu médico. Existe uma relação entre as refeições e os horários dos medicamentos. Utilização de medicamentos como anticoagulantes orais, esteróides anabolizantes, ciclofosfamida, fluoxetina, tetraciclinas, entre outros.
Exercícios físicos

Para os diabéticos, a atividade física traz diversos benefícios adicionais, como o aumento da ação da insulina. Mas fique atento ao praticar exercícios (até mesmo uma caminhada), pois o organismo passa a utilizar mais glicose do que utilizaria em repouso, o que, em alguns casos, pode levar a uma crise de hipoglicemia. É importante realizar o controle da glicemia antes e depois das atividades físicas. Caso a glicemia esteja alta, também existe uma chance de ocorrer a crise de hiperglicemia durante a atividade.

Exercícios regulares e programados são a melhor opção e os mais indicados são: caminhar, andar de bicicleta, nadar, dançar e fazer hidroginástica. Antes de iniciar a prática de qualquer atividade física, você deve ser avaliado pelo seu médico.
Estresse

Quando ficamos nervosos, irritados e ansiosos, o organismo libera hormônios
que podem alterar o nível glicêmico podendo causar uma crise de hiperglicemia e até mesmo um quadro de cetoacidose diabética.

Por isso, devemos mudar a maneira de encarar a vida e os problemas do dia-a-dia. Tente sempre ver o lado positivo das situações e controlar sua irritação e ansiedade..
Doenças

Quando uma pessoa diabética fica doente (mesmo que seja apenas um resfriado), seu organismo tenta reagir e lutar contra a doença. Mesmo que você já tenha estabelecido um bom controle glicêmico e realize o teste de glicemia capilar uma vez por dia, deve aumentar a vigilância sempre que estiver doente e realizar o teste mais vezes.


Portal Unimed

Leia outras matérias desta seção
 » Homem-Mulher biônicos deixa de ser ficção
 » Como um remédio me fez ficar viciada em sexo
 » Cocô e sua importância
 » CANNABIS MEDICINAL
 » Insulina semanal foi aprovada
 » Casamento entre primos
 » VELOCIDADE DO INTESTINO E SUA SAÚDE
 » O MAR NOS FAZ SENTIR BEM
 » COLÁGENO
 » POIS É LULA
 » VENTILADOR AJUDA ATÉ QUE PONTO ?
 » Tudo que é natural é bom mesmo?
 » Unhas
 » Diabetes - SUS medicamentos disponíveis
 » LIPEDEMIA
 » Ozempic x Jardiance - Comparação
 » IMUNIDADE MITOS E VERDADES
 » PORQUE O PÊNIS HUMANO NÃO TEM OSSO ?
 » IDOSO A HORA DE PARAR DE DIRIGIR
 » Diabetes cuidado com os golpes


Voltar