20/11/2009Feridas no pé diabéticoNoticias
Previna-se
19/11/2009 - Medscape
Uma das conseqüências mais comuns do diabetes melito é o chamado pé diabético. Esse problema é caracterizado por pequenas feridas localizadas na sola do pé e sua origem está relacionada aos distúrbios vasculares causados pela doença. Muito freqüentes, essas feridas, se não forem corretamente tratadas, podem evoluir para estágios severos, implicando até mesmo na amputação do pé necrosado.
A alteração vascular é resultado da chamada polineuropatia periférica, que consiste num déficit da inervação daquela região, prejudicando a vascularização do pé. Vale destacar que aproximadamente 3% da população mundial sofrem de diabetes e somente nos Estados Unidos estima-se que mais de cinco milhões de pessoas possuem a polineuropatia periférica.
Primeiros sintomas
As pessoas que possuem essa alteração inicialmente sentem uma diminuição da sensibilidade da superfície da sola do pé, problema denominado parestesia. Isso impede que o indivíduo perceba a formação de pequenas feridas, mais comuns na região plantar devido à intensa pressão causada pelo corpo, além do uso excessivo de sapatos fechados.
As úlceras aparecem, primeiramente, como um rubor que depois se transforma em uma pequena ferida, do tamanho da cabeça de um alfinete. Com o tempo, ela cresce, aumentando tanto em volume quanto em profundidade. Estas úlceras usualmente inflamam e provocam diversas complicações sistêmicas. Quando percebidas precocemente podem ser tratadas e dificilmente trazem seqüelas.
Cuidados que previnem
Hoje, existe uma série de calçados e palmilhas especiais para as pessoas que possuem diabetes. Eles ajudam a prevenir a formação das úlceras iniciais. Uma dica importante para quem tem diabetes é estar sempre com as unhas cortadas bem rente e utilizar, além das palmilhas específicas, sapatos bastante confortáveis e arejados. Procure também olhar freqüentemente a planta do pé e diante de qualquer alteração, busque rapidamente orientação médica. Recomenda-se ainda evitar lugares muito frios e úmidos.
portaldiabetes