» Colunas » Saúde

23/01/2009
Terapias psicológicas podem ajudar mulheres com TPM, indica estudo

23 de janeiro de 2009 (Bibliomed). Uma revisão de estudos realizada por pesquisadores canadenses sugere que intervenções psicológicas podem ajudar a controlar a tensão pré-menstrual. Publicada na edição de janeiro da revista Psychotherapy and Psychosomatics, a pesquisa sugere que terapia cognitivo-comportamental pode oferecer efeitos benéficos no controle de sintomas como ansiedade e depressão.

Os pesquisadores da Universidade McMaster selecionaram e avaliaram estudos que incluíam mulheres com a síndrome pré-menstrual, que foram divididas em dois grupos – um cujas participantes foram submetidas a uma “intervenção psicológica”, e outro como controle. No total, foram avaliados nove estudos, dos quais cinco haviam testado terapia cognitivo-comportamental.

As análises indicaram que essa terapia reduzia em 42% a ansiedade e em 45% a depressão, além de apresentar efeitos benéficos em mudanças de comportamento e em “sintomas da vida diária”. Por outro lado, o monitoramento dessas mulheres como forma de terapia e a educação não foram associadas a um melhor controle dos sintomas.

De acordo com os especialistas, porém, as evidências apresentadas por esses estudos são de “baixa qualidade” devido a características diversas das pesquisas analisadas, incluindo metodologia e população avaliada. Por isso, mais estudos são necessários para avaliar a eficácia dessas intervenções.

Fonte: Psychotherapy and Psychosomatics. Janeiro de 2009.

UOL

Leia outras matérias desta seção
 » Vitamina D x esclerose múltipla precoce
 » Galleri novo teste para detectar câncer
 » Gordura no fígado e pâncreas
 » Homem-Mulher biônicos deixa de ser ficção
 » Como um remédio me fez ficar viciada em sexo
 » Cocô e sua importância
 » CANNABIS MEDICINAL
 » Insulina semanal foi aprovada
 » Casamento entre primos
 » VELOCIDADE DO INTESTINO E SUA SAÚDE
 » O MAR NOS FAZ SENTIR BEM
 » COLÁGENO
 » POIS É LULA
 » VENTILADOR AJUDA ATÉ QUE PONTO ?
 » Tudo que é natural é bom mesmo?
 » Unhas
 » Diabetes - SUS medicamentos disponíveis
 » LIPEDEMIA
 » Ozempic x Jardiance - Comparação
 » IMUNIDADE MITOS E VERDADES


Voltar