Consumo regular de bebida à base de iogurte enriquecida com vitamina D melhora níveis de colesterol e de biomarcadores de disfunção endotelial em diabéticos.
Carência de vitamina D afeta o revestimento interno dos vasos sanguíneos (células endoteliais) e pode levar à aterosclerose e à doença cardiovascular. A disfunção endotelial pode ser medida pelos níveis altos de um conjunto de biomarcadores, como o soro de endotelina-1, E-Selectina e MMP-9. Em um estudo duplo-cego, pesquisadores do Teerã pesquisaram o efeito da vitamina D sobre o estado glicêmico, os níveis de colesterol e os biomarcadores endoteliais dos diabéticos. Os pacientes receberam uma bebida à base de iogurte natural (Doogh) ou a mesma bebida fortificada com vitamina D, duas vezes por dia durante 12 semanas.
Os pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas e da Faculdade de Nutrição e Tecnologia de Alimentos já haviam mostrado que beber uma à base de iogurte fortificada com vitamina D poderia melhorar o estado glicêmico das pessoas com diabetes tipo 2. Em colaboração com a Tehran University of Medical Sciences, a nova pesquisa mostrou que a vitamina D melhorou a glicemia em jejum, a insulina, o QUICK1 (uma medida de resistência à insulina), e encontrou alguma melhoria na HbA1c a longo prazo.
Neyestani explicou que "Os pacientes que tomaram a bebida à base de iogurte fortificada com vitamina D também tinham melhorado os níveis de colesterol com menor colesterol total e LDL e um aumento do HDL. Todas as melhorias nos níveis de colesterol parecem dever-se à redução na resistência à insulina. Os níveis dos biomarcadores da disfunção endotelial, soro endotelina-1, E-Selectina e MMP-9, também foram menores para os pacientes que tomaram a bebida enriquecida com vitamina D".
Djazayery disse que "A maioria dos nossos pacientes tinham deficiência de vitamina D no início do ensaio, mas a bebida à base de iogurte fortificada elevou seus níveis ao normal. No entanto, mesmo entre aqueles que tomaram o suplemento de vitamina D, algumas pessoas (cerca de 5 %) permaneceram deficientes ao final das 12 semanas. Essas pessoas não apresentaram as mesmas melhorias. No entanto para a maioria dos diabéticos com deficiência de vitamina D esta é uma maneira fácil de melhorar seu resultado".