20/11/2009Insulina em goma de mascarNoticias
Futuro
20/11/2009 -
Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma goma de mascar que permite que a insulina seja tomada oralmente e depois absorvida pela corrente sanguínea. A insulina, substância ligada à quebra de moléculas de açúcar que tem pouca ou nenhuma produção em pessoas com diabetes, não pode ser ingerida porque não sobrevive à viagem pelo sistema digestivo humano.
A sensível substância é destruída pelo ácido presente no estômago e pelas enzimas do intestino. Agora, Tejal Desai e sua equipe estão desenvolvendo instrumentos para proteger a insulina, colocando uma cápsula para proteger o medicamento até que ele chegue à corrente sanguínea.
As cápsulas são tão pequenas que podem sem engolidas sem que o paciente perceba, e são cobertas com uma superfície que se gruda nas paredes do sistema digestivo e liberam a insulina lentamente. Atualmente, a novidade está em fase de aperfeiçoamento, para melhorar a sua adesão e a quantidade de insulina liberada.
A médica está atualmente testando as cápsulas para verificar a sua segurança para o uso em humanos. De acordo com Desai, a técnica poderá ser utilizada para a entrega de outras substâncias, como medicamentos antiinflamatórios e hormônios.
portaldiabetes