07/08/2009Diabetes: mais um medicamento novo aprovado
Novidade !
1/8/2009 - G1
Washington, 31 jul (EFE).- A agência reguladora de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) aprovou hoje o remédio Onglyza para acompanhar a dieta e os exercícios destinados a controlar os níveis de açúcar no sangue em pacientes com diabetes tipo 2.
Um comunicado do organismo oficial afirmou que a Onglyza (saxagilptin) é um tipo de inibidor identificado como DPP4, que estimula a produção de insulina no pâncreas após a refeição.
As pessoas que sofrem diabetes tipo 2 têm resistência à insulina ou não produzem a substância endócrina para manter níveis normais de açúcar no sangue.
Calcula-se que só nos Estados Unidos cerca de 24 milhões de pessoas sofram de diabetes tipo 2.
Mary Parks, diretora da Divisão de Produtos de Metabolismo e Endocrinologia da FDA, afirmou que os altos níveis de açúcar podem provocar problemas de visão, produção excessiva de urina e, nos casos mais graves, transtornos renais e oculares.
O comunicado da FDA disse que os efeitos colaterais do remédio são infecções do aparelho respiratório superior, no trato urinário, dores de cabeça e reações alérgicas. EFE
portaldiabetes