Sob os cuidados de Sergio Valbusa nasce a Corporação Musical Melhoramentos de Caieiras, quinta banda formada.
Em uma mistura de dinamismo e muita força de vontade, o maestro, compositor e arranjador, Sergio Valbusa, resolveu tirar do papel e pôr em prática o projeto que há muito lhe alimentava a cabeça: ter a própria banda.
Era o ano de 1958 e Caieiras recebia a visita de missionários católicos que agitavam a pequena cidade. Sem muito pensar, Sergio prometeu que presentearia os religiosos com algo que também animasse a população local. Decidiu reunir e incentivar os músicos de algumas bandas remanescentes a tocar.
Com os instrumentos antigos, o pequeno grupo começou a ensaiar, na casa do maestro, as partituras escritas e copiadas. Assim, como um presente dos deuses, no encerramento das missões, a banda compareceu para executar alguns números musicais para a alegria e a surpresa de todos.
Depois deste episódio, os ensaios continuaram regularmente como lazer para os integrantes. Pais e filhos ingressaram na banda, além dos alunos da escola que o maestro mantinha na residência, no bairro da Fábrica de Papel.
Em uma dessas descontrações, o diretor da Cia Melhoramentos, Gunther Raymann, assistiu ao ensaio e maravilhou-se com o que presenciou. Ele se prontificou a auxiliar a banda no que fosse necessário. Assim, o grupo recebeu a doação de novos instrumentos, instalação de uma nova sede e ajuda financeira por parte da empresa.
Realidade
Unindo a comemoração do Dia do Trabalho, classe a qual pertencia a maior parte dos músicos, e a véspera do aniversário de Sergio Valbusa, ficou definido que a data oficial de fundação da banda seria em 1.º de maio de 1959. Carinhosamente apelidada de "A Pérola dos Pinheiros", era o orgulho para Caieiras, na época já emancipada.
A iniciativa de Sergio Valbusa em fazer renascer uma banda musical na cidade, que estava em silêncio, promoveu o apoio da administração municipal que solicitou a organização jurídica para que, incluída no orçamento do município, passasse a receber subvenções. Pelo decreto Municipal n.° 1.006 de 22/8/74, a banda, então oficialmente chamada "Corporação Musical Melhoramentos de Caieiras" foi declarada como de utilidade pública.