» Colunas » História » Editorial - Versão Impressa (até 1996)

28/11/2001
CMS-Cons.Mun.Saúde-contas voto apartado Edson Navarro


CMS CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAIEIRAS
RELATÓRIO APARTADO DO REPRESENTANTE DA ACISC ASSOCIAÇÃO COMERCIAL INDUSTRIAL E DE SERVIÇOS DE CAIEIRAS – EDSON NAVARRO , SOBRE O RELATÓRIO (Anexo ) APRESENTADO PELA COMISSÃO AVALIADORA DAS CONTAS , PAPÉIS E DOCUMENTOS DO PRIMEIRO E SEGUNDO TRIMESTRE DE 2001. VISTO  O CONSELHEIRO EDSON NAVARRO CONSIDERAR O RELATÓRIO ELABORADO PELA COMISSÃO EXTREMAMENTE SUCINTO E SUPERFICIAL , SERVINDO TAMBÉM ESTE RELATÓRIO PARA JUSTIFICAR O VOTO CONTRÁRIO Á APROVAÇÃO DAS CONTAS DOS TRIMESTRES ACIMA MENCIONADOS , CONFORME RESOLUÇÃO N.33/92 – DAS ATRIBUIÇÕES DOS CONSELHEIROS DE SAÚDE (CNS)
RELATÓRIO
A Secretaria de Saúde , tem status de Secretaria , mas utiliza por razões de racionalização administrativa os serviços e suporte de outras secretarias .Essa utilização tem gerado problemas , pois torna a Sec. da Saúde dependente das demais para executar seu trabalho , entretanto passar todo o suporte dado pelas outras secretarias para a Saúde causaria aumento de custos administrativos . Assim , torna – se urgente transferir alguns serviços mais simples , como compras , cujos procedimentos estão todos informatizados , a criação imediata de uma comissão de licitações da saúde , para a Secretaria , certamente o atendimento aos usuários desse serviço público seria agilizado .
COMPRAS
As requisições de materiais e serviços tem sído protocoladas em departamentos da municipalidade, em especial no dep. de compras , quando o recomendado pelo Tribunal de Contas do Estado é utilizar o protocolo geral , a fim de que se de número de processo , visto a secretária da saúde possuir fonte de recursos próprios , ordem cronológica de pagamentos própria não estando sujeita dessa forma a entrar no conjunto geral de compras do Município , exemplificando , a saúde é uma unidade orçamentária independente , por conta do sistema tripartite existente no momento , ou seja , a União participa com as  verbas do SUS , o Estado basicamente com a cessão de funcionários e o Município com o custeio da folha de salários e encargos .
As compras tem sido efetuadas conforme as modalidades de licitação previstas na Lei 8666/93. As listagens das compras são elaboradas pela Sec. da Fazenda e encaminhadas  ao CMS. Os processos de licitação não foram examinados e são executados pelo Dep. de  Compras da Sec. da Fazenda . Compras de medicamentos tem sido feitas via adiantamentos a funcionários o que contraria os artigos 65 e 68 da Lei 4320/64 – tais medicamentos podem ser adquiridos rapidamente pela modalidade compra direta , prevista na Lei 8666/93 – os processos de prestação de contas dessas aquisições não foram examinados .
O relatório demonstrativo de preços atualizados x preços de mercado não foi apresentado, ficando prejudicado o exame dos preços das compras efetuadas , não houve informação se os preços máximos e mínimos fornecidos pelo sistema SUS , foram implantados no sistema (almoxarifado )para confrontação com os preços que estão sendo pagos .

CONTROLES INTERNOS
NÃO FORAM APRESENTADOS PARA AVALIAÇÃO
Controle de consumo de combustível por veículo e recibos de abastecimento
Controle de peças utilizadas na manutenção dos veículos
Controle de entrada e saída de veículos , sua utilização e a Quilometragem rodada
Controle de exames realizados , numero e tipos de exames
Mapas e estatistas enviadas ao SUS
Prestação de contas enviadas ao SUS
Ponto dos funcionários e escalas de trabalho
Controle do estoque de medicamentos e materiais , listagens ou fichas de prateleira , requisições .
A composição da comissão prevista no artigo 5 parag.8 da Lei 8666/93

CONTRATOS
Não foram apresentados contratos de terceirização (Raio X , limpeza e exames de laboratório)

FOLHA DE PAGAMENTOS

A folha de pagamentos é elaborada pelo dep. Pessoal da Sec. dos Neg. Jurídicos e paga pela Sec. da Fazenda via tesouraria . O controle do ponto é fornecido pela Sec. Saúde . Os encargos sociais são regularmente empenhados e liquidados , conforme listagem de empenhos fornecidas pela Sec. Fazenda , as guias de recolhimento dos encargos sociais não foram apresentadas , consequentemente não foram examinadas , também as guias de contabilização do imposto de renda na fonte como receita do município não foram apresentadas .
GIS Gratificação de isonomia salarial , criada pela Lei 2770/98 – a folha de pagamentos dessa gratificação é feita e paga pela Sec. da Saúde e não pelo Dep. Pessoal da Sec. de Neg. Jurídicos, dessa forma os encargos sociais não são recolhidos ( LOP e Dec.3048/99) além de não ser computado no pagamento dos demais direitos trabalhistas (férias , 13 sal.etc.) como manda a CLT. O Imposto de Renda na Fonte quando incidente não é recolhido (Reg. Do Imp. Renda ) nesse caso a receita do Município é diminuída (Lei 4320/64 e CF art. 158-I ). Essa prática é antiga no setor da saúde e vem desde a Lei n.1947/89 que criou o PGI – gratificação antecessora da atual GIS . A declaração ou documento que permitiria a comprovação da diferença salarial entre servidores do Estado  e do Município não foi apresentada , ficando a folha de pagamentos da GIS sem nenhum documento que fundamente os valores pagos . Outra prática constante e antiga é pagar plantões médicos e horas extras na folha de pagamentos da GIS , anteriormente PGI. O CMS em diversas ocasiões apontou essas irregularidades (atas do CMS ) sem que a administração municipal tomasse qualquer providencia . Quanto a legalidade do pagamento pelo Município da GIS seria de bom senso que a Sec. da Saúde solicitasse parecer jurídico da Sec. dos Neg. Jurídicos quanto a Emenda Constitucional n. 19. Oportuno lembrar que a maioria dos funcionários municipais da saúde , tem regimento jurídico de trabalho pela CLT.
Não foram apresentadas as declarações de acúmulo de cargo público , conforme dispõe o artigo 37-XVI da Const. Federal .
Não foi informado sobre a realização de concursos públicos .
GRATIFICAÇÕES Constam nas folha de pagamentos , diversas gratificações por Lei Municipal (Lei 2418/94 – Regime único ? )como a maioria dos funcionários municipais da saúde tem regime CLT e nesse caso as gratificações também abrangem os estatuários , seria de bom alvitre consultar a Sec. dos Neg. Jurídicos quanto a aplicação da Emenda Constitucional 19. Um exemplo de gratificação é o instituído pela Lei 2970/00 (plantão extraordinário )exclusivamente para caso de urgência / emergência , pelos pagamentos constantes observados nas folhas de pagamentos , esse plantão extraordinário tornou - se rotina . A Secretaria tem aprox. 70 médicos cuja carga horária mensal é de 80 horas , num cálculo simples temos 70 profissionais vezes 80 hs . que é igual a 5.600 horas mensais , óbviamente distribuídos entre as unidades de saúde , considerando - se que no mês tem 720 horas(30 dias ) a disponibilidade horas é considerável , claro , nem todos os profissionais da área estão disponíveis , a que considerar - se féria , doença , faltas , etc. mesmo assim ainda sobram horas a vontade , a OMS diz que são necessários 23 médicos para a população de 70.000 habitantes , recomenda - se da Sec. da Saúde que avalie essa distorção e justifique ao CMS.
As gratificações instituídas por Lei Municipal , pagas aos funcionários Celetistas , podem no futuro gerar demandas judiciais onerosas como equiparação salarial .
Os adicionais previstos na CLT devem ser pagos a todos os funcionários que tem esse regime , como por exemplo o de insalubridade que segundo informações não é pago a muitos que teriam direito , caso esse direito exista , deve ser respeitado pela Sec. Saúde .


VALORES DA FOLHA DE PAGAMENTOS

A folha de pagamento apresentou as seguintes variações :

Total de vencimentos em 12/00.....................................................                   195.350.65              
Média de vencimentos no período :jan/junho de 2001.................           244.410.00
Variação em porcentagem da folha................................................                   25%(+)
Número de funcionários em Dezembro /2000...............................             179
Número de funcionários em Junho / 2001......................................              163
Variação de número de funcionários no período ...........................            16 (-)

NOTAS:
1 – Não foram considerados os valores pagos a títulos de GIS que eleva a folha de salários em aproximadamente R$25.000.00 mês.
2 – A média de vencimentos no período representa aproximadamente 30% da folha de salários da Prefeitura , entretanto ,não foi possível apurar se os serviços terceirizados e o GIS são computados para cálculo do limite constitucional (60%) da receita do município .
VERBAS DO SUS
A União vem repassando normalmente as verbas do sistema SUS , exceto o repasse para Assistência Hospitalar e Ambulatorial de média e alta complexidade e Epidémiologico as demais tem sido utilizadas normalmente , a primeira não é aplicada integralmente por não ter a Sec. da Saúde instalações e recursos técnicos , ainda por ter sido rescindido o contrato para internação hospitalar com a Emed ( Hospital Regional de Caieiras ) ficando o saldo disponível em conta corrente bancária . Quanto a verba destinada a epidemiologia não foi fornecida nenhuma explicação para a não aplicação ,esses recursos não utilizados do SUS estão aplicados em Fundo de Investimento no Banco do Brasil , a maioria no Fundo Fix Ad. Tradicional , ocasionalmente o que menos rendimento tem relação aos fundos do Banco , com o mesmo perfil e carência .(ver tabela anexa)


PROJETOS  FINANCIADOS PELO SISTEMA SUS

Alguns dos projetos financiados pelo sistema SUS estão implantados (ver acima: VERBAS DOS SUS )outros não. Não foi apresentada prestação de contas por projeto , ou seja , individualizadas , embora nos balancetes fornecidos pela Sec. da Fazenda , consta a origem dos recursos . As notas de empenho e liquidação bem como os processos de prestação de contas desses recursos , não foram apresentadas .

CONCLUSÃO
De forma geral as conta s, papéis e demais documentos , com as ressalvas apontadas neste relatório , espelham a real situação das contas públicas da Secretaria da Saúde , mostrando que existem recursos disponíveis crescentes , gerando saldos em caixa sem utilização. A situação financeira em 30/06/01é folgada com saldo de contas a pagar perfeitamente administrável , basicamente formado por salários e encargos sociais , o CMS Conselho Municipal de Saúde vem reunindo - se regularmente , sem entretanto , cumprir a maioria das normas estabelecidas pela Resolução n. 33/92 do Conselho Nacional de Saúde (item n.4 – Competência dos Cons. De Saúde ). Todas as informações deste relatório foram coletadas na Secretaria , alguns documentos de controle interno e contratos de terceirização não estavam disponíveis na Secretaria , tendo sido requisitados para análise por parte deste Conselheiro e até o momento não atendido . A Secretaria da Fazenda do Município tem apresentado os relatórios e balancetes básicos , bem como os extratos bancários do FMS. As contas dos trimestres foram levadas para audiência pública, realizada na Câmara Municipal , os vereadores presentes solicitaram vários documentos e balancetes , não tendo este relator notícias se foram atendidos ou não , bem como a aprovação pelo CMS , até esta data , do relatório da Comissão . Quanto a avaliação da qualidade dos serviços de saúde prestados , conforme as normas operacionais da saúde , nenhuma informação foi prestada .


Caieiras , 28 de Novembro de 2001

 

EDSON NAVARRO
            Contador CRCSP  67.955
                 Economista CRESP  8345-3

 

CÓPIAS ENVIADAS PARA CONHECIMENTO :
Prefeitura Municipal
Câmara Municipal
Tribunal de Contas do Estado de São Paulo
Responsável pelo Controle Interno da Prefeitura
Ministério Público Estadual
Ministério Público Federal ( verbas SUS e Contribuições sociais )
INSS ( Contribuição sociais )
DIR IV
Tribunal de Contas da União ( verbas SUS )


 



Leia outras matérias desta seção
 » CMS-Cons.Mun.Saúde-contas voto apartado Edson Navarro
 » Ed. 485 - 2º Jogos Estudantis de Caieiras – 1993
 » Ed. 481 - Morato de luto: morre Padre Sérgio
 » Ed. 480 - Caieirenses
 » Ed. 480 - Vereadores denunciam: Doca usa máquina para se reeleger
 » Ed. 480 - Carta ao leitor
 » Ed. 480 - Casas populares: denúncias envolvem o candidato Névio Dártora
 » Ed. 480 - Comissão investiga denúncia de troca de casas por votos
 » Ed. 480 - CPI apura irregularidades na distribuição de 227 casas
 » Ed. 480 - A prioridade deve ser o bairro
 » Ed. 480 - Quase 5 bilhões é o custo do Canecão até 31 de julho
 » Ed. 480 - CPI quer mostrar ocorrência de crime eleitoral
 » Ed. 480 - A revolta dos vereadores
 » Ed. 480 - Câmara aprova CPI para casas populares
 » Ed. 480 - Premiado com casa é genro do prefeito
 » Ed. 480 - Edson Navarro: “Sou contra dar casa a quem não precisa”
 » Ed. 479 - Opinião: as chances dos vereadores nas eleições de 92
 » Ed. 479 - O seu bairro
 » Ed. 478 - As chances dos candidatos nas eleições de 1992
 » Ed. 476 - Opinião: Paralelepípedos devem voltar às ruas
 » Ed. 475 - Opinião
 » Ed. 474 - Desconto no IPTU
 » Ed. 474 - Adeus Cassiano
 » Ed. 474 - Quem é quem na Câmara de vereadores de Caieiras
 » Ed. 474 - Ao PTB
 » Ed. 474 - PTB escolhe seus candidatos: Edson Navarro é candidato a prefeito e Fernando Martins a vice
 » Ed. 473 - Veja porque o Prefeito Milton anda nervoso-as denúncias do Estadão
 » Ed. 473 - Consultório espiritual do Irmão Sabiá
 » Ed. 473 - Caieiras: muitas ações na justiça
 » Ed. 473 - Carta ao Dr. Milton
 » Ed. 473 - II - E tem mais... Canecão: empreiteiro é sobrinho da primeira dama
 » Ed. 473 - I - E tem mais... O caso S.A.M.
 » Ed. 473 - Desafio público ao Dr. Milton
 » Ed. 473 - VOCÊ DECIDE: A promessa antes de ser prefeito
 » Ed. 472 - Motorista de táxi brutalmente assassinado
 » Ed. 472 - Elvira Latorre ganha microondas
 » Ed. 472 - Concurso é dirigido, diz genro do prefeito
 » Ed. 472 - Concurso público na cidade deixa dúvidas
 » Ed. 471 - Candidato chapa branca?
 » Ed. 471 - Caieiras: posto eleitoral fechado novamente
 » Ed. 471 - Zezé não votou contra os 50%
 » Ed. 470 - Prefeito e Câmara se unem: Caieirense vai pagar imposto integral
 » Ed. 470 - Tribuna da Câmara
 » Ed. 470 - Lembrete útil
 » Ed. 470 - Caieiras: casas populares não podem ser registradas
 » Ed. 469 - Isenção do IPTU para loteador?
 » Ed. 469 - Prefeito Milton de Caieiras foge pela janela
 » Ed. 469 - A confusão do IPTU continua
 » Ed. 469 - Laranjeiras: Comerciantes protestam contra a falta de segurança
 » Ed. 468 - Caieiras: IPTU sobe quase 1000%
 » Ed. 467 - Caieiras: juiz fecha o posto eleitoral
 » Ed. 466 - Câmara rejeita contas do ex-prefeito Fiore
 » Ed. 466 - Problemas atuais
 » Ed. 458 - O faz de conta
 » Ed. 458 - Caieiras: assessores que ganhavam mais que o prefeito
 » Ed. 465 - A justiça chega ao povo
 » Ed. 464 - Caieiras, adeus à velha delegacia
 » Ed. 464 - Casas Populares em Caieiras, só em 94?
 » Ed. 463 - Editorial cumpra-se a Lei
 » Ed. 463 - SINDDANÇA brilha em Caieiras
 » Ed. 463 - Lions de Caieiras tem novo presidente
 » Ed. 458 - Ação Popular contra vereadores não termina
 » Ed. 458 - 40 anos depois
 » Ed. 458 - As Olimpíadas
 » Ed. 458 - Fiore: dinheiro do povo é sagrado.
 » Ed. 457 - Comissão de inquérito contra a Viação Francorrochense
 » Ed. 457 - Fleury é o governador, mas Maluf ganha em Caieiras
 » Ed. 457 - Caieiras: ônibus a Cr$40,00 sem lei autorizando
 » Ed. 456 - Caieiras: ônibus fica a Cr$30,00
 » Ed. 455 - O tamanho do nabo
 » Ed. 454 - Corrente para Homem casado
 » Ed. 454 - Fanfarra do Walter: 20 anos
 » Ed. 453 - Jd. Marcelino sem água e sem luz
 » Ed. 453 - Maestro Valbuza rege no MASP
 » Ed. 452 - Família Dártora esclarece
 » Ed. 450 - “Cala a boca, vice-prefeito”
 » Ed. 449 - Maluf em Caieiras
 » Ed. 449 - JAS urgente
 » Ed. 448 - Desapropriação em Morato vira escândalo e notícia
 » Ed. 447 - II Gincana do Léo Clube de Caieiras
 » Ed. 446 - Aparecido renuncia e Nelson Urtado assume
 » Ed. 446 - Léo Clube: mais uma gincana
 » Ed. 445 - Vanda Matiazzo revoltada com o PMDB
 » Ed. 444 - Espaço Livre
 » Ed. 440 - Oração da Caminhada
 » Ed. 439 - A propósito do carnaval
 » Ed. 438 - Santa Casa de Francisco Morato, uma realidade
 » Ed. 434 - Caieiras: presente de Natal - 10.000% de aumento no IPTU?
 » Ed. 433 - As reações ao aumento do IPTU
 » Ed. 428 - Lions de Caieiras promove gincana
 » Ed. 428 - XII Cofaban “Cidade dos Pinheirais”
 » Ed. 428 - Névio pede apuração de possíveis irregularidades
 » Ed. 424 - Caieiras: vice deixa a prefeitura
 » Ed. 423 - Reinaugurado o campo de futebol do C.E.M.
 » Ed. 422 - Região recebe Batalhão da Polícia Militar
 » Ed. 420 - Fanfarra de Caieiras Campeã Estadual de 1989
 » Ed. 419 - Morte de Raul Seixas lembra seu quase linchamento em Caieiras
 » Ed. 419 - SERC terá nova sede social
 » Ed. 418 - Deputado Bota visita em Caieiras
 » Ed. 416 - Caieiras discute defesa dos mananciais
 » Ed. 416 - Municipalização da Saúde já é realidade em Caieiras
 » Ed. 416 - Concurso de Fanfarras e Bandas de Francisco Morato foi um sucesso
 » Ed. 415 - Zezé Manzanares trabalha mesmo estando em recesso
 » Ed. 415 - Laranjeiras recebe ruas asfaltadas
 » Ed. 412 - Queda na rede elétrica causa tumulto nos trens da CBTU
 » Ed. 411 - Caieiras recebe atletas em ação
 » Ed. 411 - Ônibus pode ficar 33% mais barato
 » Ed. 410 - Ribeirão Crisciúma limpo e desassoreado
 » Ed. 409 - Dr. Milton: carta a um jovem político
 » Ed. 408 - Laranjeiras com outra face
 » Ed. 408 - Esgoto para Nova Caieiras e água para o Morro Grande
 » Ed. 406 - Pinotti inaugura Posto de Saúde
 » Ed. 405 - Campanha do agasalho
 » Ed. 404 - Posto do INPS: Nico Polon teve muito trabalho
 » Ed. 403 - IV Olimpíada dos Trabalhadores de Caieiras
 » Ed. 400 - Câmara de Caieiras: O buraco deixado por Névio é de mais de NCz$25 mil
 » Ed. 399 - Névio, o santo
 » Ed. 399 - Angelo Teixeira assume
 » Ed. 399 - Morre a vereadora Ilma
 » Ed. 396 - Torre de Laranjeiras anda com problemas
 » Ed. 395 - Cozinhas Comunitárias são desativadas
 » Ed. 395 - Prefeitura continua sem recursos
 » Ed. 394 - Ex-prefeito dá grande exemplo de economia
 » Ed. 393 - Prefeitura demite funcionários
 » Ed. 393 - Névio Dártora: “Padre José também é responsável”
 » Ed. 393 - Na “melhor” merenda escolar do estado o “melhor” preço para os fornecedores
 » Ed. 392 - O que aconteceu com o asfalto da R. Minas Gerais no Jd. Esperança?
 » Ed. 392 - Herança de Nelson Fiore
 » Ed. 392 - SERC, um engano sobre a Fundação
 » Ed. 392 - Janeiro: novo Prefeito
 » Ed. 391 - CAIEIRAS: o que foi e o que é
 » Ed. 389 - Morre Gino Dártora
 » Ed. 388 - Novo prefeito de Caieiras é Dr. Milton F. Neves
 » Ed. 386 - No Vera Tereza não há mais dúvidas: Dr. Milton é o prefeito
 » Ed. 384 - Cadetes da Academia do Barro Branco em Caieiras
 » Ed. 384 - Moradores da Vila Rosina e Laranjeiras recebem Dr. Milton de braços abertos
 » Ed. 382 - Ministro visita Caieiras
 » Ed. 378 - Secretário da Segurança promete providências ao Dr. Milton
 » Ed. 376 - Vice-governador recebe os candidatos de Caieiras
 » Ed. 372 - Governador recebe os candidatos de Caieiras
 » Ed. 369 - Causos do Jaguaré
 » Ed. 366 - Emílio: mais uma derrota, desta vez na justiça
 » Ed. 365 - Pesquisa de Intenção de Voto – Prefeito 88 – Caieiras
 » Ed. 364 - Caieiras perde Dércio Pasin
 » Ed. 362 - Definido o vice do Dr. Milton, é Edson Navarro
 » Ed. 359 - Nelson Urtado sai do PFL
 » Ed. 356 - Funcionário municipal andou vendendo sepulturas por conta própria
 » Ed. 356 - Antonio Molinari eleito presidente da executiva do PMDB
 » Ed. 356 - Dr. Milton: não vou colocar nenhum parente na Prefeitura
 » Ed. 355 - Prédio do antigo cinema de Caieiras
 » Ed. 352 - Banco do Brasil tem novo gerente
 » Ed. 348 - Pesquisa Prefeito 88
 » Ed. 343 - Dércio Pasin sai do PMDB
 » Ed. 338 - Água, um caos em Caieiras
 » Ed. 334 - Prefeito de Franco da Rocha passa atestado de corrupção
 » Ed. 332 - Nico Polon: Isenção X Arquivamento
 » Ed. 327 - Vem aí uma composição: Gino e Dr. Milton?
 » Ed. 325 - Esportes
 » Ed. 324 - Quem é o "Mito" Valbuza?
 » Ed.324 - Vanda afastada. Molinari assume
 » Ed. 321 - Milton Valbuza: vereadores defendem interesse próprio
 » Ed. 320 - EMED: 15 anos Hospital de Caieiras
 » Ed. 318 - URCASA será desativada
 » Ed. 318 - Câmara de Caieiras em ebulição: Assis X Nelson
 » Ed. 312 - O caso do filé de peixe
 » Ed. 312 - Câmara de Caieiras volta a ferver
 » Ed. 311 - Os Marajás
 » Ed. 309 - Baile da Saudade tem novo presidente
 » Ed. 304 - Vereador pede a reinstalação do Posto de Identificação em Caieiras
 » Ed. 301 - Comércio pode fechar em Caieiras, motivo: Altos aluguéis
 » Ed. 297 - "Águas amargas": região começa sua reconstrução
 » Ed. 293 - O vereador Nelson Urtado esclarece
 » Ed. 290 - Caieiras: aumento de imposto predial e territorial não sai
 » Ed. 288 - Antonio Ermírio não aparece em Caieiras
 » Ed. 287 - Dr. Helio: 10 meses na ACISC
 » Ed. 283 - Tóxico da pesada em Caieiras
 » Ed. 283 - Por determinação do Papa, Padre José é Monsenhor
 » Ed. 282 - Vereadores partem para outro congresso
 » Ed. 279 - Fuga de presos termina em tiroteio e quatro feridos
 » Ed. 274 - Notícia do nosso Agente Dedão
 » Ed. 272 - Câmara de Caieiras, o Grupo dos Sete implodiu
 » Ed. 271 - Movimento de promoção humana de Caieiras
 » Ed. 271 - ACISC promove reunião com a CESP
 » Ed. 269 - Milton Valbuza denuncia pagamento irregular de desapropriação
 » Ed. 265 - Penitenciária de Fraco da Rocha, já são aproximadamente 600 presos perigosos e tudo na surdina
 » Ed. 265 - Padre José César de Oliveira: 25 anos com Caieiras
 » Ed. 264 - Curiosidade satisfeita
 » Ed. 264 - A Câmara ameaça cassar o Prefeito Fiore
 » Ed. 264 - Câmara rejeita projeto de Cz$1 milhão e deixa URCASA sem dinheiro
 » Ed. 263 - Máquinas da prefeitura de Caieiras executam serviço particular
 » Ed. 262 - Caieiras: a Câmara volta a esquentar
 » Ed. 262 - Aparecido: Fiore procura pêlo em ovo
 » Ed. 259 - Vereador denuncia Lei que beneficia loteador
 » Ed. 256 - Carta ao Leitor
 » Ed. 256 - As velhas artimanhas...
 » Ed. 256 - Um milhão de cruzados para a URCASA
 » Ed. 255 - DIOCESE REAGE: Aqueles que desrespeitaram ao Bispo, que reconsiderem suas atitudes
 » Ed. 254 - Câmara Municipal de Caieiras: Comissão especial de Inquérito
 » Ed. 254 - Asfalto de rua causa protesto
 » Ed. 253 - Caieiras: na Câmara as sessões começam a pegar fogo!
 » Ed. 251 - Hospital de Caieiras pode fechar. Quem atenderá a população?
 » Ed. 249 - Folheto anônimo critica administração Nelson Fiore
 » Ed. 249 - Moradores do Jardim Alice protestam na prefeitura
 » Ed. 248 - Remoção de Seminarista revolta comunidade católica do Serpa
 » Ed. 247 - Prefeito faz reunião no Jd. Vitória e abre outro capítulo na crise com vereadores
 » Ed. 246 - “Grupo dos Sete” esclarece
 » Ed. 246 - Punição a vereador tem caráter administrativo, afirma Fiore
 » Ed. 245 - Afastamento de vereador agrava situação entre Prefeito e Câmara de Caieiras
 » Ed. 243 - Panfleto distribuído pela Câmara: “Grupo dos Sete” esclarece
 » Ed. 242 - URCASA: de vilã para heroína
 » Ed. 241- Fiore estaria doando o Canecão para o Estado?
 » Ed. 238 - Opala na Câmara ainda é um mistério
 » Ed. 237 - Valbuza se defende... e ataca
 » Ed. 230 - As repercussões do “Caso Boldrin”
 » Ed. 228 - Vereadores vão inquerir a administração de Caieiras (e o Prefeito acha bom)
 » Ed. 222 - Caieiras forma mais 80 Guardas Mirins
 » Ed. 220 - Duas versões de um triste episódio
 » Ed. 199 - Câmara de Caieiras: mais uma
 » Ed. 174 - Hospital Regional de Caieiras, onde está a fraude?
 » Ed. 172 - Hospital de Caieiras é manchete! (Motivo: Suspeita de fraude com a previdência social)
 » Ed. 172 - FMI - Por que eles?
 » Ed. 171 - Guarda Mirim Municipal: Você sabe como ela funciona?
 » Ed. 169 - Guarda Noturna, um serviço essencial à cidade, mas ela pode acabar
 » Ed. 151 - Prefeitura perde 400 milhões
 » Ed. 150 - Assessoria jurídica causa polêmica na sessão
 » Ed. 141 - Um aviso?
 » Ed. 141 - Opinião: Cidade dos Pinheirais
 » Anton Heinrich Raquel
 » Ed. 137 - A Guarda Noturna de Caieiras começa a funcionar no próximo dia 1º de dezembro
 » Ed. 135 - Caieiras
 » Ed. 131 - Caieiras: Casas Populares começam a ser entregues
 » Ed. 131 - As imagens do acidente
 » Ed. 92 - Às vésperas do aniversário da cidade, o prefeito resolveu presentear Caieiras com o fim do que ficou conhecido como "Dartolândia"
 » Ed. 91 - Caieiras: Mesmo depois das eleições, o clima continua tenso
 » Ed. 87 - Estes são os homens que querem limpar Caieiras
 » Ed. 86 - Vereador propõe fim de cargos políticos
 » Ed. 85 - Em Caieiras, cresce a candidatura de Navarro
 » Ed. 84 - Angelo Teixeira
 » Ed. 84 - Dona Martha recomenda
 » Ed. 81 - Dr. Milton Ferreira Neves
 » Ed. 80 - Candidato comenta o debate da “Folha”
 » Ed. 79 - Afinal: Onde está o dinheiro da igreja?
 » Ed. 79 - “Queremos limpar Caieiras”
 » Ed. 78 - Jânio Quadros em Caieiras: A Grande Ofensiva
 » Ed. 77 - Sete dias depois de Maluf, Montoro. E agora, sete dias depois de Montoro será a vez do ex-presidente Jânio Quadros visitar a região.
 » Ed. 75 - O prefeito Lansac não aceita pressões: nesse momento, ele pode estar decretando o fim da URCASA.
 » Ed. 71 - Névio Dártora e Gino Dártora: “Pare com essa política suja!”
 » Ed. 69 - Denúncia de suborno envolve políticos do PDS
 » Ed. 69 - Continua repercutindo o caso das transferências com falso endereço
 » Ed. 68 - Mais denúncias envolvendo o PDS e as Casas populares
 » Ed. 68 - Prefeitura fecha escritório em São Paulo
 » Ed. 66 - Quem manda afinal em Caieiras?
 » Ed. 64 - Agora, fala-se de estelionato
 » Ed. 63 - Raul Seixas quase linchado em Caieiras
 » Ed. 62 - Gino Dártora renuncia: Adeus, Gino!
 » Ed. 61 - Gino Dártora renuncia dia 13
 » Ed. 59 - A Exoneração do Dr. Milton
 » Ed. 57 - Ônibus: a tarifa vai ou não baixar?
 » Ed. 56 - Taí no que deu...
 » Ed. 55 - Entrevista com Gino Dartora
 » Ed. 49 - 1º FEMUCA: E O SAGITÁRIO VAI CANTAR NOVAMENTE
 » Quase pronta nova fábrica da Melhoramentos mas só na terça Câmara de Caieiras decide área de zoneamento urbano
 » ACFR: Agora uma realidade

 

Voltar