Um forte comentário correu em Caieiras durante esta semana, dando conta de que o Partido Democrático Social teria feito uma reunião com o prefeito Luis Lopes Lansac, para pressioná-lo a utilizar a máquina da prefeitura em benefício da campanha eleitoral do partido.
O boato ganhava corpo e credibilidade quando políticos bem informados de Caieiras o confirmavam. O prefeito, no entanto, ter-se-ia recusado, e mais: teria ameaçado romper com o partido, caso não cessassem as pressões.
Oficialmente, porém, ninguém confirmava a reunião, pelo contrário; o Dr. Jorge Araújo, chefe de gabinete do Prefeito Lansac, presidente do diretório municipal do PDS e candidato a prefeito por esse partido, negava categoricamente: “O prefeito, desde que assumiu, não mais se reuniu com o Partido, nem se reunirá. O prefeito vai cuidar da Prefeitura, do partido cuidaremos nós”.
Prefeito retira subsídios da URCASA. É o fim?
Outro boato que corria é de que o prefeito deverá esta semana, desligar da prefeitura, a URCASA, retirando os subsídios públicos que essa empresa, criada pelo ex-prefeito Gino Dártora, vem recebendo há anos.
Como sempre, ninguém confirmava o boato, mas ao contrário do primeiro, ninguém negava.
O próprio Dr. Jorge Araújo, embora não respondesse definitivamente à questão, dizia que amanhã (hoje), o prefeito se reunirá com seu staff na prefeitura para decidir sobre o assunto.
Com a notícia do fim da Urbanizadora Caieiras S/A – URCASA – a oposição caieirense se regozijava. Edson Navarro, candidato do PTB à prefeitura de Caieiras, por exemplo, saudava o prefeito pela sua coragem de por um fim a uma das maiores vergonhas que Caieiras já conheceu. “O fim da URCASA era um dos pontos básicos de nossa plataforma – diz Edson – e o prefeito Lansac demonstrou toda sua coragem e independência ao acabar com essa empresa inútil e dispendiosa para o município”.
Segundo Navarro, não se podia esperar outra atitude do prefeito Lansac, senão essa: “Afinal, durante toda a sua existência, a URCASA só serviu para fins políticos”.