Temperatura variável
O clima político em Francisco Morato anda tenso e quente após a realização da última sessão ordinária, onde houve até ameaça de destituição do presidente da Câmara. Já no município de Caieiras, a temperatura está amena (pelo menos por enquanto) com os ataques pessoais deixados de lado. Quem ganha com isso é a cidade, pois não é com brigas que se resolve os problemas.
Discussão no bom sentido
As três últimas sessões ordinárias da Câmara de Caieiras demonstraram bem como andam as coisas por aquelas bandas. Todas as três encerraram-se a meia-noite, onde vários requerimentos e projetos foram aprovados, onde o que não faltou foi a discussão (no bom sentido) das proposituras apresentadas.
Choque de interpretação
Dia 22 pp. foi à última sessão realizada em Caieiras e segundo alguns vereadores a melhor até agora na atual legislatura. No expediente o requerimento mais discutido foi do vereador Aparecido, com referência ao problema do Jardim Vitória em Caieiras. O prazo de 5 anos para que a Cia. Piratininga (loteadora) fizesse as obras de infra-estrutura naquele loteamento esgotou e com isso a prefeitura se responsabilizou perante seus moradores a não conceder mais nenhum prazo para a Piratininga e terminar as obras referidas conforme suas disponibilidades financeiras. A surpresa foi quando a dita Cia., em matéria paga num semanário local, publicou que o prazo de 5 anos vence em outubro de 85 e não em março de 84, conforme a prefeitura (que está correta). O requerimento do vereador Aparecido versava sobre esse choque de interpretação existente entre a prefeitura e Piratininga. Quase que a totalidade dos vereadores que discutiram o requerimento tecerem severas críticas à loteadora que além de não cumprir com a instalação dos equipamentos básicos dentro do prazo estipulado, vem cobrando altas taxas de conservação dos moradores. Esse caso que já virou novela deverá ser resolvido na justiça prejudicando ainda mais os seus moradores.
Convênio útil
Na ordem do dia, 3 projetos foram aprovados por unanimidade. O principal foi o convênio que será celebrado entre a municipalidade e a Secretaria de Saúde, Ministério da Previdência Social, Ministério da Justiça e o INAMPS.
Segundo os responsáveis pelo departamento de saúde da prefeitura, esse convênio será de grande utilidade para Caieiras.
Assessores criticados
Na explicação pessoal o vereador Milton valbuza, usando a tribuna criticou veemente os acordos feitos entre a Cia. Melhoramentos e a Prefeitura, com referências às áreas desapropriadas na administração anterior. Segundo o vereador, um dos pontos prejudiciais aos cofres públicos nesse acordo é a isenção de impostos que deverá durar vários anos. Milton prometeu trazer nas outras sessões novos processos de acordos feitos entre as duas partes para mostrar aos demais vereadores. Para variar, as críticas foram endereçadas aos dois assessores jurídicos da prefeitura e muitos vereadores comentaram a falta que faz o saudoso Dr. Nelson Manzanares.
Papel de palhaço
Depois da explanação do vereador Milton que vem sendo bastante elogiado pela sua atuação, um dos vereadores do PMDB, ferrenho defensor do prefeito solicitou a líder Wanda Matiazzo que verificasse se era verídico que o acordo entre a Melhoramentos e a Prefeitura foi feito conforme foi dito por Milton e concluiu: “se for verdade, nós estamos fazendo papel de palhaço aqui na Câmara”. A vereadora prometeu marcar uma reunião com todos os vereadores mais a assessoria jurídica para esclarecimento do assunto. Percebeu-se que até os mais fiéis vereadores do prefeito, começam a não confiar nos dois advogados que deverão a partir de julho ganhar a bagatela de Cr$2.500.000,00 cada um.
Única rusguinha
A única “rusguinha” da sessão foi entre os vereadores Milton e Wanda, ambos peemedebistas. Milton disse na tribuna que a líder apesar de ter a responsabilidade de comandar uma bancada está procurando jogá-lo juntamente com Névio contra o vereador Lira. Wanda discordou das palavras do seu colega de bancada, dizendo que tudo aquilo é mentira. A resposta deverá vir na próxima sessão.
Eleição disputada
Com o passar do tempo, a eleição da mesa diretora das Câmaras Municipais, para o biênio 85/86 deverá ser disputadíssima em todos os municípios. Caieiras com vários candidatos não é exceção e muitos estão em plena campanha. e muitos estão em plena campanha.