Correspondência antiga entre dois amigos
Este escrito de 2009 foi encontrado entre papéis velhos guardados.
"O que você é, é determinado pelo seu corpo, pela sua família e pela sociedade onde você viveu ou ainda vive. Tantos fatores que o próprio Buda, que apoiava a teoria da reencarnação porque nasceu na Índia, questionou a mesma e no final disse que não temos um ego de fato. Que o que somos é uma relação de vários fatores e que se você analisar tudo, no final chegará à conclusão que o ego ou alma não passa de fantasia."
Hei amigo, você falou que nossas mães irão nos recepcionar no dia em que vamos morrer, isso, se ainda não estiverem reencarnadas. Mas, num estudo sobre o Buda, conforme está escrito acima, ele, (como li no estudo sobre ele) considerou que a alma não existe e se assim for de fato, reencarnação não existe. Quanto a ser nada eu já me considero assim diante do mundo, da humanidade e do Universo mesmo antes de morrer. A vida como ela é ou como será depois da morte, isso e tudo o mais, ainda são hipóteses ou mesmo imaginações que preenchem as cabeças de muitos dos seres humanos. Entretanto, nada ainda foi objetivamente comprovado ou nada foi confirmado "realmente".
Então, tudo o que nos existe, existe enquanto nossa cabeça existe, mas, depois dela deixar de existir, o que nela existia só terá continuidade nas cabeças daqueles que continuam existindo e também acreditando em hipóteses (risos). Às vezes me parece que só o Universo é, só a Imensidão é e nós só somos apenas umas pequenas criaturas que surgem numa ínfima parte remota da imensidão do Universo e nós só somos enquanto ainda somos, porque depois de não sermos mais, nossa inexistência será o esquecimento para todos aqueles que nos conheceram. Isso sim todos nós sabemos e mais nada além disso.
Altino Olímpio