O que será que ainda vai nos acontecer?
O que vai acontecer? O que ainda nos vai acontecer? Assim é a nossa vida. Somos um viver sem os “prognósticos” do que pode nos ocorrer nos estados presentes que se sucedem. Vivemos no presente sem saber como serão os nossos amanhãs. Só podemos saber ou lembrar do que nos ocorreu no passado. Se esquecêssemos do passado viveríamos como baratas tontas (risos). Se ficássemos sem o passado, o presente seria vazio de vivências ou experiências para se poder reconhecer quaisquer coisas ou fatos do nosso cotidiano. Viveríamos como muito dos animais que, como parece, eles só têm os presentes para viverem, para dormirem, comerem e defecarem.
O homem, em todos os seus presentes têm tentado adivinhar o futuro, mas, para ele o futuro só pode mesmo ser “adivinhado” (risos). Tudo o que é adivinhado é o resultado de suas imaginações. E quando imaginou ele fez questão que suas imaginações fossem mundialmente divulgadas. Hoje, por todo o mundo se ouve muita gente dizer muito do que o homem imaginou e inventou. Que bom seria se as pessoas conseguissem refletir por si mesmas sem ter que recorrer às reflexões de outros.
Quanto ao passado, presente e futuro a Terra também os têm. Tudo o que aconteceu no passado dela, para nós foi transformado em história. Neste presente dela sua humanidade está muito confusa (risos). O passado dela, conforme estimam os cientistas tem 4,5 bilhões de existência e para o futuro ela ‘somente’ ainda terá “7 bilhões de anos” de existência (risos). Entretanto, o futuro sempre só poderá existir para os jovens porque para os velhos com os seus dias sem ter nada para aprender ou fazer, as “coisas” que antes tinham graça ficaram sem graça (risos). Muitos idosos até que gostariam que voltassem aqueles “tempos das carroças”, pois, a vida era melhor sentida sem essa tecnologia de hoje que faz com que as pessoas se distraiam de si mesmas no tempo que agora parece que passa tão depressa.
Altino Olímpio
Como pessoas ficam famosas
Algumas pessoas que morreram
Deixaram os seus nomes ficarem na história
Embora às vezes só lembradas por uma frase
Que ao mundo agradou e a gravou
E por todo o sempre repetiu
“O só sei que nada sei” de um filósofo
Que por isso nunca foi esquecido
Mas o povo entendeu que o só sei que nada sei
Esteve a disfarçar o tudo que ele sabia
E assim para sempre ele será lembrado
Que o saber mesmo é o só sei que nada sei
Outro expressou uma frase que ficou famosa
Como ela o deixou famoso também
Ele disse “Penso, logo existo”, impressionante
Isso foi uma iluminação incrível
Ele descobriu que pensar era existir
Ele pensava que neste mundo ninguém pensava
Se comparando com estes dias ele tinha razão
Quando se tem que pensar, logo se desiste
“Ser ou não ser, eis a questão”,
Mas, ser ou não ser o que?
Cada ser como veio a ser
Não é ser apenas o como se é?
Pronto aqui estaria resolvida a questão
Mas muitos pensam em ser e viver
Pensando ser o que não são
Só sei que nada sei – Sócrates c. 469-399)
Penso, logo existo - Renê Descartes (1596-1650)
Ser ou não ser, eis a questão – William Shakespeare (1564-1616)
Altino Olímpio