» Colunas » Economia

03/04/2025
COMO EMPRESTAR DINHEIRO DO POVO PARA ELE MESMO

E ainda cobrar juros. Claro que os juros vão para os Bancos.

É assim… você cria um programa de crédito ao trabalhador para ser executado por Bancos com todas as garantias possíveis (para os bancos é claro) vende a idéia que os juros são muito menores devido a essas garantias… mas a imprensa está dizendo que podem chegar a 3% ao mês. E os bancos estão errados? Não estão eles vendem dinheiro tentando maximizar o retorno (juros).

Cria uma expectativa de otimismo no consumo com a injeção de dinheiro “barato” que por sua vez vai alimentar a fogueira da inflação… ou seja … um tiro no pé. Consultada a I.A. (META) sobre o assunto ela respondeu…

PERGUNTA:quem vai fornecer recursos para os bancos executarem o credito consignado ao trabalhador ?

Meta AI: O crédito consignado ao trabalhador é um tipo de crédito que é oferecido aos trabalhadores com base em sua renda e estágio de vida. Os recursos para os bancos executarem o crédito consignado ao trabalhador são fornecidos por:

Fontes de recursos:

1. Bancos: Os próprios bancos fornecem os recursos para o crédito consignado, utilizando seus fundos próprios ou recursos captados no mercado.

2. Banco Central: O Banco Central do Brasil pode fornecer recursos aos bancos para financiar o crédito consignado, especialmente em períodos de crise econômica.

3. Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS): O FGTS pode ser utilizado como fonte de recursos para o crédito consignado, especialmente para financiar a aquisição de imóveis.

4. Instituições financeiras: Outras instituições financeiras, como cooperativas de crédito e instituições de microfinanças, também podem fornecer recursos para o crédito consignado.

Parcerias:

Além disso, os bancos também podem estabelecer parcerias com:

1. Empregadores: Os bancos podem estabelecer parcerias com empregadores para oferecer crédito consignado aos seus funcionários.

2. Sindicatos: Os bancos também podem estabelecer parcerias com sindicatos para oferecer crédito consignado aos seus associados.

Uma forma mais simples que a I.A. não apontou e muito utilizada pelos Economistas é diminuir o compulsório dos bancos (deixar mais dinheiro no caixa deles) essa “sobra” pode ser aplicada a vontade e praticamente tem custo zero para o banco já que a origem são depósitos de clientes. Conclusão... o contribuinte acaba fazendo empréstimo do dinheiro dele e pagando juros ...

 


Edson Navarro - Economista

Leia outras matérias desta seção
 » COMO EMPRESTAR DINHEIRO DO POVO PARA ELE MESMO
 » PIX CUIDADO COM ELE
 » 10% de I.Renda para renda isenta
 » Pacote x Arcabouço
 » ‘Recuerdos’ para entender o pós-Real
 » E DEPOIS QUEREM ACABAR COM O SIMPLES NACIONAL
 » Biden Kamala pronta promete ajuda para a Amazônia...é para acreditar?
 » Fundo Social do pré-sal...onde foram parar os bilhões de reais ?
 » BRASIL 10ª ECONOMIA DO MUNDO ENQUANTO O POVO...
 » Bancos devolveram ao INSS quase R$ 8 bi em benefícios não sacados
 » Enquanto a tributação dos super ricos não vem, Fazenda se contenta com os ricos
 » MEI - MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
 » A fórmula de Midas
 » STF não decretou o fim do sigilo bancário ?
 » Reforma tributária vai desconfigurar o SIMPLES ?
 » Herança será tributada
 » Dívida caduca depois de 5 anos?
 » Por que nossas compras online chegam sempre em caixas maiores
 » Receita divulga regras para IRPF 2024
 » Plano real 30 anos



Voltar