É assim… você cria um programa de crédito ao trabalhador para ser executado por Bancos com todas as garantias possíveis (para os bancos é claro) vende a idéia que os juros são muito menores devido a essas garantias… mas a imprensa está dizendo que podem chegar a 3% ao mês. E os bancos estão errados? Não estão eles vendem dinheiro tentando maximizar o retorno (juros).
Cria uma expectativa de otimismo no consumo com a injeção de dinheiro “barato” que por sua vez vai alimentar a fogueira da inflação… ou seja … um tiro no pé. Consultada a I.A. (META) sobre o assunto ela respondeu…
PERGUNTA:quem vai fornecer recursos para os bancos executarem o credito consignado ao trabalhador ?
Meta AI: O crédito consignado ao trabalhador é um tipo de crédito que é oferecido aos trabalhadores com base em sua renda e estágio de vida. Os recursos para os bancos executarem o crédito consignado ao trabalhador são fornecidos por:
Fontes de recursos:
1. Bancos: Os próprios bancos fornecem os recursos para o crédito consignado, utilizando seus fundos próprios ou recursos captados no mercado.
2. Banco Central: O Banco Central do Brasil pode fornecer recursos aos bancos para financiar o crédito consignado, especialmente em períodos de crise econômica.
3. Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS): O FGTS pode ser utilizado como fonte de recursos para o crédito consignado, especialmente para financiar a aquisição de imóveis.
4. Instituições financeiras: Outras instituições financeiras, como cooperativas de crédito e instituições de microfinanças, também podem fornecer recursos para o crédito consignado.
Parcerias:
Além disso, os bancos também podem estabelecer parcerias com:
1. Empregadores: Os bancos podem estabelecer parcerias com empregadores para oferecer crédito consignado aos seus funcionários.
2. Sindicatos: Os bancos também podem estabelecer parcerias com sindicatos para oferecer crédito consignado aos seus associados.
Uma forma mais simples que a I.A. não apontou e muito utilizada pelos Economistas é diminuir o compulsório dos bancos (deixar mais dinheiro no caixa deles) essa “sobra” pode ser aplicada a vontade e praticamente tem custo zero para o banco já que a origem são depósitos de clientes. Conclusão... o contribuinte acaba fazendo empréstimo do dinheiro dele e pagando juros ...