Moisés

A história de Moisés é um grande exemplo de como devemos enfrentar as dificuldades que surgem em nosso trajeto. Logo de início, já dá pra perceber que as primeiras dificuldades, geralmente, estão na própria pessoa.

O primeiro episódio decisivo da vida de Moisés – quando ele enfrenta e mata um egípcio que maltratava um escravo hebreu – termina em fracasso. Logo no dia seguinte, quando falou com outros hebreus, foi rechaçado. Teve que fugir para não ser preso, e só depois de 40 anos trabalhando como pastor de ovelhas foi chamado ao exercício de sua liderança. Não foi uma liderança que caiu do céu. Ele teve que construí-la passo a passo, tijolo por tijolo. Para isso, soube fortalecer suas qualidades, que se tornaram mais poderosas do que seus pontos fracos.

Pontos fracos de Moisés: falta de confiança em si próprio, dificuldade de comunicação, medo de assumir desafios, ira, autopiedade e depressão, perfeccionismo e centralização.

Pontos fortes de Moisés: dedicado e estudioso, curioso e observador, audacioso, habilidoso, persistente, altruísta, justo, prudente, firme na fé, estrategista, aberto a novas idéias, visão de futuro, carismático, enérgico, solidário, disciplinado, leal, humilde, previdente, prudente, paciente, oportuno, desapegado, perseverante.

texto do Prof. Gretz, extraído de "O líder dos líderes"

www.diabetesnet.com.br

Leia outras matérias desta seção
 » Levou um fora?
 » O espelho de Gandhi
 » Horizonte
 » O cavalinho
 » O tempo é hoje!
 » Olhe no teu jardim
 » Reaja
 » O caminhão de lixo
 » O coração e a língua
 » Estaca mental
 » As quatro loucuras da sociedade
 » Orientações para o futuro
 » Marcas de baton no banheiro
 » Sabedoria
 » O que é a vida ?
 » Castelo de areia
 » Mães más
 » Faça o bem a si mesmo
 » O que Deus não vai perguntar
 » Aproveite cada momento

Voltar