Versão para impressão

18/08/2009
Agenda 21: Caieiras lança projeto de planejamento para o desenvolvimento da cidade


Programa visa criar um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
O prefeito Hamamoto lançou no último dia 06 de agosto, a Agenda 21 do município. O projeto CAIEIRAS 2021 - Uma Agenda Para o Pleno Desenvolvimento da Cidade conta com o apoio institucional do SEBRAE e patrocínio da iniciativa privada. “Antes mesmo de assumir a administração falávamos da necessidade de ter um grupo de pessoas, técnicos e sociedade civil, para pensar e planejar ações que promovam o desenvolvimento da cidade, como a Agenda 21, cujo custo da prefeitura é zero”, disse o prefeito.
A Agenda 21 é uma ferramenta de planejamento estratégico participativo voltado a políticas públicas, que envolve a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada na busca por soluções concretas para os desafios locais, visando o desenvolvimento sustentável do município. Durante cinco meses, serão debatidos problemas em diversas áreas, como saúde, educação, indústria, meio ambiente, transporte, tendo como resultado soluções e ações de médio e longo prazo que serão incorporadas pelos gestores municipais, na forma de políticas públicas.
Segundo o prefeito de Caieiras, Hamamoto, será uma oportunidade de iniciar um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social para a cidade, atraindo investimentos públicos e privados para projetos locais bem estruturados, que contam inclusive com a participação de todos.
A ‘Agenda 21’ foi uma reivindicação da vereadora Jailma Barbosa, que solicitou a implantação do projeto na cidade, ao prefeito Hamamoto. “Não é possível falar em desenvolvimento sem pensar em planejamento de políticas públicas para a cidade. Caieiras hoje, tem um prefeito com uma atitude visionária”, completou a vereadora.
Estiveram presentes no lançamento do evento os vereadores Jailma Barbosa, Paulão do Sítio, Ideir Hamamoto, Pedrinho Siqueira (presidente), Álvaro Berti, Zefinha; o vice-prefeito Gerson Romero; o diretor da Fiesp, Fabio Ferreira; Gerente do Sebrae, Alexandre Martins; José Roberto Geo Brasilis; o secretário do Meio Ambiente, Dr. Bonfílio Alves; o secretário do Desenvolvimento Econômico e Emprego, Robério Rocha; a primeira dama, Sara Beltrame Hamamoto; além dos demais secretários da administração local, que estarão envolvidos diretamente em as discussões da Agenda 21.


aipmc