31/07/2009 Prevenção à Gripe A (H1N1): Técnicos da Saúde decidem adiar volta às aulas em Caieiras
Orientação da secretaria Estadual da Saúde é que volta às aulas sejam adiadas em toda a rede pública de ensino, inclusive em Caieiras e outras cidades cuja incidência de casos seja pequena e sem registros de óbito.
A secretária da saúde de Caieiras, Dra. Miriam Ferreira Neves participou de uma reunião, na última semana, com a diretora Regional da Saúde, Deise Aiko Koda, responsável pela saúde na região que determinou a medida como forma preventiva e assim evitar surtos da nova gripe.
Após a orientação o prefeito de Caieiras, Hamamoto determinou cumprimento das ações estabelecidas pelo estado e a imediata suspensão do retorno às aulas em toda a rede municipal de ensino, prontamente atendidas pela secretaria da Educação em conjunto com a Saúde do município.
Segundo a diretora técnica do estado o prolongamento das férias escolares visa evitar a aglomeração de crianças em locais fechados, salas de aulas e transportes escolares.
VOLTA ÀS AULAS EM 17 DE AGOSTO – Desta forma a volta às aulas, em todo Estado está marcada para o dia 17 de agosto, conforme determinação da secretaria do Estado da Saúde. Em Caieiras a data de retorno ainda não foi anunciada, mas a secretária da Educação, Solange Monteoliva Peinado, marcou uma reunião com os pais de alunos de toda rede municipal, no dia 07 de agosto, para esclarecer todas as dúvidas e divulgar a data de retorno às aulas.
CRECHES - As creches da cidade, no entanto, deverão funcionar normalmente. A secretária da Educação orienta que as mães devem ter atenção às crianças que apresentarem estado febril, para não comparecerem às unidades e dirigir-se imediatamente ao posto de saúde mais próximo para avaliação médica.
ATENÇÃO – A orientação da secretaria da saúde de Caieiras é para que as pessoas evitem locais fechados e sigam as orientações sobre transmissão e sintomas do vírus.
TRANSMISSÃO
A transmissão de pessoa para pessoa pode ocorrer, através de tosse ou espirros dos infectadas ou através do contato com superfícies que estejam contaminadas com o vírus, e tenha contato direto com os olhos, nariz ou boca, antes mesmo de lavar as mãos.
SINTOMAS
Os sintomas da influenza A (H1N1) são similares aos sintomas da influenza comum: Febre, Tosse, Garganta Inflamada, Dores no Corpo, Dor de Cabeça, Calafrios e Fadiga. Algumas pessoas apresentam diarréia e vômito podendo, a exemplos da influenza sazonal, causar uma piora de doenças crônicas já existentes ou ocasionar complicações como pneumonia.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO
Segundo a enfermeira Almara Alessandra Checoni, chefe da Vigilância Epidemiológica de Caieiras para se prevenir contra a influenza basta tomar algumas precauções:
- Cobrir sempre o nariz e a boca quando espirrar ou tossir;
- Utilizar lenços descartáveis e disponibilizar local adequado para seu descarte imediatamente após o uso.
- Lavar as mãos com freqüência com água e sabão, especialmente ao tossir, espirrar e limpar o nariz.
- Evitar tocar ou levar as mãos à boca ou aos olhos;
- Evitar aglomerações ou locais pouco arejados;
- Manter uma boa alimentação e hábitos saudáveis.
Em caso de dúvida entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica do Município pelo telefone (11) 4442-2933 – das 7 às 17 horas.
CASOS
Na cidade de Caieiras, segundo a enfermeira Almara Alessandra Checoni, chefe da Vigilância Epidemiológica, até agora apenas um caso da gripe A foi confirmado e a paciente já saiu do período de contágio, está em casa e passa bem. Outro paciente que encontrava-se internado em estado grave, foi transferido para o Hospital CEPACO e teve a suspeita da Gripe descartada.
Uma paciente que encontra-se internada, cujo estado inspira cuidados, ainda não teve a confirmação do Influenza. Atualmente há sete (07) pessoas, moradores de Caieiras, sendo monitoradas em casa, sendo que todas elas mantém estado geral de saúde bom e estável.
aipmc
|