27/07/2009 ECO PARQUE LINEAR: Plano Geral do projeto é finalizado e apresentado ao prefeito Hamamoto
O arquiteto da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM, Cláudio Manetti, que está desenvolvendo o projeto para a implantação do Eco Parque Linear em Caieiras, esteve na cidade, quinta-feira, 23, juntamente com o diretor de Meio Ambiente da CPTM, Ronaldo Marques, para apresentar ao prefeito Hamamoto e equipe o Plano Geral do projeto.
Manetti apresentou um desenho detalhado do plano, que prevê a construção de (03) três núcleos, sendo que cada um deles desenvolveu e aproveitou melhor seu potencial.
NÚCLEO CENTRAL
Localizado nas proximidades da atual estação ferroviária, o local abrigará áreas históricas da cidade como a Estação Antiga e outros edifícios que terão sua arquitetura recuperada para destiná-los exclusivamente à cultura. O local também contará com um conjunto de novas construções novas.
MUSEU DA CIDADE – EM um dos prédios históricos da cidade, deverá ser implantado o Museu da Cidade, onde ficarão disponíveis todas as riquezas históricas da cidade, informações, fotografias antigas. Ou seja, será uma área de pesquisa e consulta. O local dará acesso à praça e ao Galpão da Cultura.
TEATRO DE DANÇA – Em outro prédio será implantado um pequeno Teatro de Dança, que poderá ter acesso à praça, ganhando um espaço maior para a realização de shows e espetáculos de dança.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Além da cultura e lazer o local terá espaço exclusivo para trabalhar a educação ambiental, relações com o lago existente e ainda proporcionar lazer e recreação.
LAGO COM PEDALINHO – A recuperação do lado e outras intervenções que visam acabar com as enchentes no local serão medidas efetivas realizadas antes de possibilitar o acesso da população ao local e oferecer atividades de lazer como pedalinhos e passeios a barco.
NÚCLEO II
EVENTOS – O Núcleo II será implantado em área situada às margens da rodovia, aproveitando o potencial do local, que já dispõe de um amplo galpão com estacionamento e lago. No local será formada uma grande praça será formada aproveitando o galpão existente. Além da elevação do piso próximo ao galpão, que dispõe de estacionamento, em área extremamente privilegiada, voltada para a estrada SP-332, também dará acesso ao Teatro da Cidade.
TEATRO DA CIDADE – O Teatro da Cidade que será implantado no Núcleo II, deverá ser um equipamento de referência regional, já que além da localização, será extremamente amplo e do outro lado da praça terá ainda um conjunto de prédios que abrigará o Palácio dos Conselhos.
PALÁCIO DOS CONSELHOS – O local será uma área destinada à realização de reuniões, conferências, escritórios, eventos cívicos e festas. A praça terá abertura com visibilidade para o Parque.
NÚCLEO III
PRAÇA ESPORTIVA – Com a perspectiva da construção de uma Nova Estação Ferroviária nas proximidades do Jardim Nova Era, e assim atender toda demanda dos bairros Eucaliptos, Serpa, Pinheiros, entre outros. O ênfase do Núcleo III será esporte, já que o local abriga o Velódromo Municipal, deverá disponibilizar ainda de piscinas, um amplo espaço livre da várzea será destinado a vários tipos de lazer livre como empinar pipa, praticar aeromodelismo, ensaios e apresentações da Fanfarra, jogar bola, etc.
TORNEIOS DE VOLEI E FUTEBOL – O local terá condições de abrigar torneios de futebol e vôlei, além de ser propício para a implantação de campos de Bocha e Malhas.
BOCHA E MALHA - Outras modalidades esportivas mais tranquilas como a Bocha e a Malha também deverão ser implantadas neste trecho, que prevê ainda abrir um espaço específico para atender as necessidades da população da terceira idade como a Praça do Idoso. PRAÇA DO IDOSO – A praça do Idoso deverá ter aparelhos e equipamentos, espécie de ‘brinquedos’ que funcionam como
ALAMEDA – Outro ambiente agradável a ser implantado no local é uma praça longa, onde deverão ser instalados brinquedos e aparelhos de ginástica.
SISTEMA CICLOVIÁRIO – O projeto prevê a construção de um sistema cicloviário que atenda o parque em toda sua extensão. A idéia é garantir acesso ao longo do parque, tanto a pé, quanto de bicicleta. O objetivo é garantir segurança aos pedestres, que atualmente caminham entre os trilhos do trem, devido à falta de acesso e ainda disponibilizar uma caminhada agradável e bela paisagem. A ciclovia deverá fazer a interligação entre os moradores dos bairros próximos ao Núcleo III, conectando-os à ciclovia e aos novos espaços esportivos e de multiuso, espécie de via de praia.
PONTOS DE INTERESSE HISTÓRICO – As ciclovias também levarão a população a importantes pontos históricos como os Fornos de Cal e o Cristo Redentor.
TELEFÉRICO E LOCOMOTIVA À VAPOR - Outra proposta também será implantar um teleférico, que leve a população até o cristo e ainda uma locomotiva à vapor, que fará o percurso turístico até Monjolo.
MEIO AMBIENTE – O diretor de Meio Ambiente da CPTM, Renato Marques falou sobre o projeto de recuperação da vegetação, recuperação da água. Ele apresentou um plano de recuperação da várzea, que deverá atuar no plantio compensatório de toda a área.
CONCEITO – O parque, apesar de garantir à população acesso ao turismo, cultura e lazer, também envolve os conceitos de preservação, reciprocidade, pesquisa, intervenções, educação, controle, manutenção e vigilância.
O prefeito de Caieiras, Hamamoto, ficou satisfeito com o projeto e disse que este é um sonho da cidade e região, que depois de pronto, certamente, mudará completamente a cidade e a vida da população. “Este parque representa um avanço gigantesco”, disse o prefeito.
Também participaram da reunião a vereadora Jailma Barbosa; o secretário do Meio Ambiente, Dr. Bonfilio; a secretária da cultura, Tânia Shibata; os coordenadores de Assuntos Institucionais Joaquim Costa e Reginaldo Pereira; o presidente do Conselho do Idoso, Antonio Musselli; a vice-presidente do Clube da Terceira Idade, Irene Pavão – D. Billi; o diretor de meio ambiente da CPTM, Ronaldo Marques; membros da Agenda 21; entre outros.
AIPMC
|