Quem já teve varicela (catapora) também pode pegar mpox?
Entenda se há alguma relação entre as duas doenças.
Por Roberto Peixoto, g1
22/08/2024 00h00 Atualizado há 9 horas
Imagem de microscópio eletrônico mostra partículas do vírus da mpox, em laranja, encontradas dentro de células infectadas, em verde. — Foto: NIAID
A mpox recebeu o mais alto nível de alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) na última semana. Depois disso, muitas dúvidas surgiram sobre a doença que era chamada de varíola dos macacos.
Como por exemplo: será que quem já teve varicela (catapora), também pode pegar mpox?
A resposta é ✅ Sim.
Sim, você pode pegar mpox mesmo se já teve catapora.
Isto é, embora ambos os vírus sejam transmitidos pelo contato direto com a pele, a varicela é mais contagiosa e se espalha mais facilmente que a mpox.
Além disso, a mpox é causada por um Orthopoxvirus, enquanto a varicela é causada por um Herpesvirus, o Varicela-Zóster (VVZ).
"São vírus diferentes, e a confusão ocorre porque as doenças têm sintomas semelhantes", diz Flávio Guimarães da Fonseca, virologista do departamento de microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG.
Os vírus ortopox são traiçoeiros e evoluíram para evitar as células imunológicas de seus hospedeiros, produzindo proteínas que os ajudam a evitar sua detecção e a resposta do sistema imunológico.
Mas em comparação com o SARS-CoV-2, por exemplo, o vírus que causa a Covid-19, o MPXV (monkeypox virus) é muito maior e, por isso, não consegue ser disperso no ar e viajar longas distâncias.
Na varicela, as lesões são pequenas, umbilicadas e tendem a cicatrizar rapidamente, geralmente em cerca de uma semana. Em contraste, a mpox causa vesículas maiores e mais duradouras. Essas vesículas permanecem abertas por mais tempo e o curso da infecção é mais longo, podendo durar até três semanas.
— Flávio Guimarães da Fonseca, virologista do departamento de microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG.
Entenda como o vírus da mpox infecta o corpo humano. — Foto: Ana Moscatelli/Arte g1
Em crianças, a catapora geralmente é leve e se resolve sozinha. Já em adolescentes e adultos, a doença tende a ser mais grave.
Por outro lado, a mpox é mais comum em crianças do que em adultos. Na República Democrática do Congo, 70% dos casos de mpox estão sendo relatados em crianças menores de 15 anos.
Além disso, as crianças têm uma taxa de mortalidade quatros vezes maior do que os adultos.
Entre aquelas com menos de um ano, ela chega a 8,6%, enquanto para pessoas acima de 15 anos é de 2,4%, segundo dados da OMS.
Fora isso, uma vez que a pessoa tem varicela, ela fica imune à catapora.
No entanto, o vírus permanece no corpo e pode se reativar mais tarde, causando o Herpes-Zoster, também conhecido como cobreiro.
Quanto ao MPXV, espera-se que ofereça proteção a longo prazo, mas ainda há poucas informações sobre a imunidade após a infecção.
A OMS indica que a duração dessa imunidade está sendo estudada, e casos de reinfecção foram registrados.
Recentemente, foi observado que quem teve mpox mais de uma vez geralmente tem uma reinfecção mais leve e rápida.