Hoje, comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil. Essa comemoração passou a fazer parte da história do país no ano de 1889, após a Proclamação da República.
A bandeira desenhada por Jean Baptiste, foi substituída no fim do período Imperial (1882-1889) pelo desenho de Décio Vilares.
A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representava as mudanças que o Brasil passava naquele momento: forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa.
Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira desenhada por Jean Baptiste Debret, que representava o império, foi substituída pelo desenho de Décio Vilares.
A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa.
A bandeira representa a simbologia agregada ao republicanismo, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista, ou seja, a comemoração do dia da bandeira, acrescentou mais um elemento simbólico na construção da identidade nacional.