Versão para impressão

27/07/2012
Conselho do Patrimônio Cultural de Caieiras

Caieiras cria Conselho do Patrimônio Cultural

Com o objetivo de preservar a história e a sua cultura de Caieiras, a Prefeitura da cidade criou o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAC), que passou a integrar as secretarias da Ação Cultural, Educação e Desenvolvimento Econômico, com representantes do poder público e da sociedade civil.

Criado por meio da lei nº 4556 de 26 de junho de 2012, o Conselho permitirá, entre outras ações, que o município proceda o tombamento dos bens que constituem o seu patrimônio natural e cultural.

Atualmente apenas a estação ferroviária de Caieiras é tombada pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico,
Arqueológico, Artístico e Turístico, órgão do governo estadual.

Há anos a cidade busca, nos órgãos estadual e federal, o tombamento dos Fornos de Cal, dos armazéns antigos próximos à estação ferroviária e da Igreja do Rosário. Existe também no bairro de Santa Inês um pequeno sítio arqueológico da época da escravidão no Brasil que está em processo de tombamento no IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Com a criação do conselho será possível realizar o tombamento desses locais, garantindo a sua preservação, além de de bens imateriais como a orquestra e a fanfarra no âmbito municipal.


aimpc