Versão para impressão

11/10/2011
9ª amostra de Teatro

Nona Mostra de Teatro, Arte para Todos os Interesses

A Prefeitura do Município de Caieiras e a Secretaria Municipal da Ação Cultural levam à população a Nona Mostra de Teatro - edição 2011 - no Centro Educacional e Cultural Izaura Neves – Cecin, nas tardes e noites entre os dias 02 e 15 de novembro próximo. Toda a Mostra é gratuita, produto dos esforços dos alunos do curso gratuito de teatro, ministrado no Cecin pelo prof. Sérgio de Camargo já há quase dezessete anos. A equipe homenageia novamente Gerson L. C. de Oliveira, ex-aluno de teatro falecido há alguns anos que empresta seu nome à Mostra. O prof. Camargo supervisiona toda a montagem da Mostra, além de ser autor de uma das peças, adaptador de outras e diretor cênico de todas. Ao longo dos anos, desenvolveu estilo didático próprio e forte. “Como é bom trabalhar sem pessoas que vivem brigando. Na Mostra de Teatro deste ano, em um ambiente calmo, conseguimos 56 figurinos novos e cenários adequados para todas as dez peças. Isso tudo conseguido com a secretaria de Cultura em perfeita harmonia com o Prefeito”, postou em sua rede social na internet mencionando a evolução dos trabalhos.
“O Diário Mágico” tem texto infantil dos próprios de Camargo e revela as artimanhas de uma ninfa para tumultuar a vida de várias princesas que querem ser uma mais linda que outra. Em “O Colecionador de Crepúsculos”, Camargo e sua equipe homenageiam o autor dramaturgo sul-caetanense Vladimir Capella. A peça destaca o folclore nacional a partir da vida de Luis da Câmara Cascudo, folclorista, estudioso social e ativista político nordestino que, durante décadas após os anos 30, brigou muito pela cultura nacional.
No espetáculo infanto-juvenil “Quando o Universo Conspira”, destaca-se a angústia de um adolescente apaixonado que não consegue demonstrar seus sentimentos. Os clássicos também são abordados na Mostra com a peça “O Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, dramaturgo de Portugal que viveu há cinco séculos e é considerado o pai do teatro português. A questão vida-morte-comportamento é amplamente avaliada nesse trabalho.
“Faustino” traz o cordel para o teatro de Caieiras. Camargo adaptou-o da autora Eliane Ganem, com humor cordial, para mostrar um conto popular nordestino que trata da problemática abordada em “Fausto”, do Goethe. Cristo e o apóstolo Pedro visitam um nordestino simplório, que os recebe bem. Por isso, tem direito à realização de três desejos, exceto dinheiro. A peça questiona a alma humana naquilo que ela possui de mais poderoso: a sua frágil semelhança a Deus.
A força da mulher é mostrada no espetáculo “Dona Xepa” num texto de Pedro Bloch. Xepa trabalha de sol a sol para sustentar os filhos, que a ignoram quando crescem. Os clássicos infantis voltam à Mostra com “Pluft, o Fantasminha”, de Maria Clara Machado, em que o medo é abordado por outro ângulo por um fantasminha apavorado com os vivos. E a arte de Dias Gomes é retomada no conhecido texto de “O Pagador de Promessas”, em que o personagem Zé do Burro tenta pagar promessa à Santa Bárbara, mas é impedido por autoridades.
E a fantasia que faz sonhar chega com “A Incrível Viagem”, texto infantil que mostra a infeliz Brisa, que não ter cor e resolve percorrer o mundo em busca da coloração perfeita. Descobre com as cores que o importante é ser - e não o ter - para ser feliz. Um grande clássico vai ser mostrado no evento. “Um Bonde Chamado Desejo”, do dramaturgo estadunidense Tenessee Williams, foca o relacionamento da personagem Blanche Debois com a família da irmã grávida, a quem vai visitar em Nova Orleans. As entrelinhas da vida são discutidas na peça com auxílio de metáforas visuais, como o pequeno espaço do apartamento em que vivem.
Artes cênicas representam uma das atividades mais fortes do centro cultural. A Semac tem grande preocupação em trazer a Caieiras peças diversas para que o município, aos poucos, vá se incluindo nos roteiros de grandes apresentações. “Já tivemos grandes atrações (Ari Toledo, Gandhi, entre outras). Dispomos de excelente local e grande interesse por parte da Prefeitura e temos certeza de que em breve seremos reconhecidos como expoente da arte cênica na região”, informa a secretária da Ação Cultural dra. Tânia Shibata. E completamenta: “As mostras de teatro organizadas pela Semac e dirigidas pelo prof. Camargo são enorme contribuição para fortalecimento desse quadro”.

Veja programação:


9ª. Mostra de Teatro de Caieiras
GERSON LUIS CANDIDO DE OLIVEIRA

02/11
14h00
O Diário Mágico, de Sérgio de Camargo
Infantil

20h00
O Colecionador de Crepúsculos, de Vladimir Capella
Não-infantil
03/11
14h00
Quando o Universo Conspira, de Caio Bortolotti
Infanto-juvenil

20h00
O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente
Não-infantil
04/11
14h00
Faustino, de Eliane Ganem
Juvenil

20h00
Dona Xepa, de Pedro Bloch
Não-infantil
05/11
14h00
Pluft, o Fantasminha, de Maria Clara Machado
Infantil

20h00
O Pagador de Promessas, de Dias Gomes
Não-infantil
06/11
14h00
A Incrível Viagem
Infantil

19h00
Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams
Não-infantil
11/11
14h00
A Incrível Viagem
Infantil

20h00
O Colecionador de Crepúsculos, de Vladimir Capella
Não-infantil
12/11
14h00
Quando o Universo Conspira,  de Caio Bortolotti
Infanto-juvenil

20h00
Dona Xepa, de Pedro Bloch
Não-infantil
13/11
14h00
Pluft, o Fantasminha, de Maria Clara Machado
Infantil

19h00
Um Bonde Chamado Desejo,  de Tennessee Williams
Não-infantil
14/11
14h00
O Diário Mágico, texto dos alunos de 2010
Infantil

20h00
O Auto da Barca do Inferno,  de Gil Vicente
Não-infantil
15/11
14h00
Faustino, de Eliane Ganem
Juvenil

20h00
O Pagador de Promessas,  de Dias Gomes
Não-infantil

 


sc