A reunião que foi realizada na quinta-feira, dia 19, do Conselho do Orçamento Participativo, tratou sobre o tema Educação.
O convidado do dia foi o Prof. Felipe, supervisor da Diretoria de Ensino de Caieiras. O Professor comentou sobre as mudanças no Governo Federal quanto ao repasse de verbas, sobre a criação do Fundeb, que atende somente o ensino básico. Com a criação do Fundeb, o Fundef passa a atender somente o ensino fundamental. O palestrante comentou que o repasse de verbas do Fundeb pode ser aplicado também no ensino médio através do EJA (Educação para Jovens e Adultos) que é um programa que visa desenvolver o ensino médio e fundamental com qualidade para aqueles que não estão mais em idade escolar. Neste caso o gestor (Prefeitura Municipal) é responsavel de disponibilizar um local para a educação destes cidadãos.
O Professor comentou que a educação no país é precária, principalmente na região norte-nordeste do país. E disse ainda que as escolas estaduais não preparam adequadamento os individuos para a sociedade.
No fim da reunião, a conclusão que se chegou foi de que a educação no municipio necessita das seguintes mudanças:
- Implantação do EJA
- Aperfeiçoamento de professores para portadores de necessidades especiais
- Definição de metas para crianças de 0 a 6 anos
Porém não foram colocadas na reunião problemas frequentes na Cidade, como a superlotação de escolas, e a construção de novas unidades em bairros. Alguns dias atrás em reunião do Conseg foi colocado o problema vivido pela EEPG Cap.Alberto Graf que está virando depósito de alunos e a solução prática: construir uma escola no Jardim Marcelino, urgente. Os resultados de uma boa educação levam uma geração para aparecer,entretanto, a vontade política tem prazos imediatos e sempre tem uma eleição chegando, na cabeça dos políticos nanicos é melhor a repressão que a educação, a primeira aparece na hora e se bem trabalhada rende preciosos votos.
Redação A Semana
Comentários
Esta notícia não possui comentários.
Comentar Notícia