Polícia Federal deflagra operação Prato Feito por fraudes na merenda e mira 19 prefeituras em SP.
O cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa do prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB), nesta quarta-feira, 9, faz parte de uma operação maior que investiga desvios e fraudes em licitações de merendas em 19 prefeituras de São Paulo, incluindo a de Embu.
Um grande efetivo de policiais federais e auditores da Receita Federal (600) está nas ruas cumprindo mais de 100 mandados nas cidades investigadas.
Segundo a PF, os grupos criminosos agiriam em 30 municípios, contatando prefeituras por meio de lobistas, para direcionar licitações de fornecimento de recursos federais para a educação destinados ao fornecimento de merenda escolar, uniformes, material didático e outros serviços.
A quadrilha de empresas que agia (?) na região é bem conhecida das autoridades, as empresas, seus proprietários, políticos e funcionários públicos estão sendo processados na Justiça Federal de Campinas, foram denunciados por fraude em licitações, corrupção, etc. pelo MPF. Também a Operação Alba Branca pôs fim as fraudes da COAF, inicialmente foi denunciada pelo MPE mas como envolvia verba federal acabou no MPF e Justiça Federal, anda na velocidade da Justiça Brasileira, quem sabe ainda funcione o velho ditado popular " A justiça tarda mas não falta" no caso brasileiro tarda tanto que os envolvidos tem que ser citados no cemitério.
Fontes: O Globo- Estadão