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06/11/2017
Plano de Mobilidade AUDIÊNCIA CANCELADA

A AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE DEVERIA REALIZAR-SE AMANHÂ (07/11/17) FOI CANCELADA E TALVEZ ADIADA PARA O DIA 29 DE NOVEMBRO. NENHUM AVISO FOI FEITO PELOS RESPONSÁVEIS MOSTRANDO FALTA DE RESPEITO COM OS CIDADÃOS CAIEIRENSES.

Terça Feira dia 07-11 as 18 hs. no Paço Municipal sera realizada Audiência Pública para discussão do Plano de Mobilidade Municipal, o diagnóstico feito pela empresa Geo-Brasilis aponta cenários complicados para Caieiras, leia abaixo algumas sínteses, o trabalho completo encontra-se no site da Geo Brasilis. 

SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO MUNICIPAL COMPOSIÇÃO TERRITORIAL

 Topografia fortemente acidentada, reflete na predominância de vias

íngremes e sinuosas, dificultando a acessibilidade e a mobilidade

DEMOGRAFIA  Crescimento demográfico acelerado e de caráter

urbano Indicadores sociais superiores aos das localidades do

entorno, repercutindo na qualidade de vida presente em Caieiras

ECONOMIA  Crescimento da economia mais acelerado que RMSP e

o ESP, com destaque para setores de serviços, e indústria

SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO MUNICIPAL MOBILIDADE

 Aumento expressivo da taxa de motorização quando comparado à RMSP

 Vias com maior índice de acidentes concentram usos comerciais ou apresentam infraestrutura precária

SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO MUNICIPAL MOBILIDADE – SP-332

 Dependência na SP-332 como principal eixo arterial e econômico da localidade  Pontos de congestionamento concentrados na SP 332,

que concentra os principais fluxos de tráfego, com reflexo no tempo de

viagens dos ônibus municipais e intermunicipais.

SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO MUNICIPAL MOBILIDADE – TRANSPORTE COLETIVO

 Sistema do transporte coletivo apoiado na SP-332 e na av. Olindo Dártora

 Pontos finais localizados nos bairros periféricos não possuem infraestrutura adequada e pontos de parada muito próximos, o que compromete a velocidade das viagens.

 Configuração da malha viária interfere no tempo de viagem do transporte público

SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO MUNICIPAL MOBILIDADE – TRANSPORTE COLETIVO

Limitada adesão da população no sistema de bilhetagem eletrônica

(BEM)

 Integração tarifária temporal pouco conhecida e utilizada pela população

 Tendência de crescimento da população idosa impacta no aumento de

usuários não pagantes no transporte público e demandas de infraestrutura

para deslocamento a pé Gestante Especial Aposentado Vale Transporte

Escolar

SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO MUNICIPAL MOBILIDADE – TRANSPORTE COLETIVO

 Sistema de transporte coletivo municipal opera sem a necessidade de

subsídios públicos

 Contrato de concessão do transporte coletivo obsoleto, sem

especificação da qualidade do serviço a ser ofertado nem estabelecimento regras para mudança de horários e itinerários ou sistemáticas para registro de queixas.

 Sobreposição de normas quanto à gratuidade no transporte coletivo

SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO MUNICIPAL MOBILIDADE – TRANSPORTE DE CARGA

Existência de legislação que regulamenta horário para carga e descarga de

carretas e caminhões,bem como peso máximo para circulação dos mesmos nas vias no município

 Circulação de caminhões na av. Paulicéia, alternativa para acesso à BR-381 (Fernão Dias), gera conflitos viários e prejudica a manutenção da via

SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO MUNICIPAL MOBILIDADE – DEMAIS TRANSPORTES

 Dispersão espacial, topografia acidentada, calçadas estreitas ou inexistências, sinalização precária e ausência de travessia segura desestimulam o deslocamento a pé  Inexistência de infraestrutura

destinada ao ciclista, modal pouco utilizado pela população Av. Aparecida (Vila Rosina)

MOBILIDADE – DEMAIS TRANSPORTES

 Sistema Zona Azul em operação na região central do município

 Oferta de táxi 5% abaixo da média, em comparação as cidades de mesmo porte.

SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO MUNICIPAL ASPECTOS INSTITUCIONAIS

 Criação recente de órgão municipal para a gestão da mobilidade urbana, através dediretoria inserida na Secretaria de Segurança Pública Mobilidade Urbana

 Governança participativa para a mobilidade concentrada no Conselho da Cidade pode ser ampliada e fortalecida

 Cenário fiscal e econômico no médio prazo restringe recursos para investimentos públicos em novos projetos de mobilidade, podendo alterar horizonte de investimentos também do setor privado

PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA

 Origem e destino – entrevistas com passageiros na Estação

Caieiras da CPTM

 Velocidade e retardamento – avaliação da velocidade e tempo

médio de percurso em cinco rotas distintas

 Contagem Volumétrica Classificada (CVC) – contagem de

veículos/pedestres/ciclistas em 17 pontos de Caieiras, de modo a

dar suporte para o modelo computacional de tráfego do município

Foco no transporte coletivo

 Sobe e desce – levantar dados da movimentação espacial dos

passageiros, com a identificação dos locais de embarque e

desembarque

 Ocupação – avaliação do grau de carregamento do sistema de

transporte coletivo

PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA

ORIGEM E DESTINO

 Grande parte dos passageiros são do município de Caieiras

 Fluxo predominante: Casa-Trabalho-Casa

 Principal meio de acesso à estação: transporte coletivo municipal,

sendo que aqueles que se deslocam a pé vem do centro da cidade –

Destaque para a Linha 060 (Jd. Nova Era – Laranjeiras)

 Maioria dos passageiros (mais de 70% em todas as amostragens)

descem em estações da própria Linha Rubi – Barra Funda, Lapa e Luz

 Pequeno percentual (menos de 10%) em cada amostragem usa

integração com outras linhas e modais

PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA VELOCIDADE E RETARDAMENTO

 Velocidades

médias abaixo das nominais ROTA 5 SP-332 – Av. Dr. Olindo Dártora –

Av. Paulicéia  Pouca diferença entre o tempo de trajeto do período

da manhã se comparado ao da tarde, nas rotas 1 a 4 Rota 5: maior tempo de percurso a tarde devido à concentração de fluxo de trabalhadores retornando para suas residências

PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA CONTAGEM VOLUMÉTRICA CLASSIFICADA (CVC)

Resultado de carga nas principais vias de Caieiras, a partir das contagens volumétricas veículos leves / pico da manhã veículos leves / pico da tarde

tardePRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA SOBE E DESCE

 Tempos reais de trajeto em todas as linhas são menores do que os

informados pela Viação Caieiras

 20% dos passageiros descem pela porta dianteira, não sendo contabilizados pelo sistema, pois não giram a catraca  Os pontos de ônibus são muito próximos entre eles

 A região central e a Estação concentram grande fluxo de embarque e

desembarque dos passageiros

OCUPAÇÃO

 Ônibus pouco ocupados, com média de passageiros menores do que

a capacidade (79 pax).

 Linha 060 (Jd. Nova Era-Laranjeiras) concentra o tráfego de

passageiros, sendo a principal linha do município

Acesse o plano no site da Prefeitura :http://www.caieiras.sp.gov.br/



JAS