A AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE DEVERIA REALIZAR-SE AMANHÂ (07/11/17) FOI CANCELADA E TALVEZ ADIADA PARA O DIA 29 DE NOVEMBRO. NENHUM AVISO FOI FEITO PELOS RESPONSÁVEIS MOSTRANDO FALTA DE RESPEITO COM OS CIDADÃOS CAIEIRENSES.
Terça Feira dia 07-11 as 18 hs. no Paço Municipal sera realizada Audiência Pública para discussão do Plano de Mobilidade Municipal, o diagnóstico feito pela empresa Geo-Brasilis aponta cenários complicados para Caieiras, leia abaixo algumas sínteses, o trabalho completo encontra-se no site da Geo Brasilis.
SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO MUNICIPAL COMPOSIÇÃO TERRITORIAL
Topografia fortemente acidentada, reflete na predominância de vias
íngremes e sinuosas, dificultando a acessibilidade e a mobilidade
DEMOGRAFIA Crescimento demográfico acelerado e de caráter
urbano Indicadores sociais superiores aos das localidades do
entorno, repercutindo na qualidade de vida presente em Caieiras
ECONOMIA Crescimento da economia mais acelerado que RMSP e
o ESP, com destaque para setores de serviços, e indústria
SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO MUNICIPAL MOBILIDADE
Aumento expressivo da taxa de motorização quando comparado à RMSP
Vias com maior índice de acidentes concentram usos comerciais ou apresentam infraestrutura precária
SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO MUNICIPAL MOBILIDADE – SP-332
Dependência na SP-332 como principal eixo arterial e econômico da localidade Pontos de congestionamento concentrados na SP 332,
que concentra os principais fluxos de tráfego, com reflexo no tempo de
viagens dos ônibus municipais e intermunicipais.
SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO MUNICIPAL MOBILIDADE – TRANSPORTE COLETIVO
Sistema do transporte coletivo apoiado na SP-332 e na av. Olindo Dártora
Pontos finais localizados nos bairros periféricos não possuem infraestrutura adequada e pontos de parada muito próximos, o que compromete a velocidade das viagens.
Configuração da malha viária interfere no tempo de viagem do transporte público
SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO MUNICIPAL MOBILIDADE – TRANSPORTE COLETIVO
Limitada adesão da população no sistema de bilhetagem eletrônica
(BEM)
Integração tarifária temporal pouco conhecida e utilizada pela população
Tendência de crescimento da população idosa impacta no aumento de
usuários não pagantes no transporte público e demandas de infraestrutura
para deslocamento a pé Gestante Especial Aposentado Vale Transporte
Escolar
SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO MUNICIPAL MOBILIDADE – TRANSPORTE COLETIVO
Sistema de transporte coletivo municipal opera sem a necessidade de
subsídios públicos
Contrato de concessão do transporte coletivo obsoleto, sem
especificação da qualidade do serviço a ser ofertado nem estabelecimento regras para mudança de horários e itinerários ou sistemáticas para registro de queixas.
Sobreposição de normas quanto à gratuidade no transporte coletivo
SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO MUNICIPAL MOBILIDADE – TRANSPORTE DE CARGA
Existência de legislação que regulamenta horário para carga e descarga de
carretas e caminhões,bem como peso máximo para circulação dos mesmos nas vias no município
Circulação de caminhões na av. Paulicéia, alternativa para acesso à BR-381 (Fernão Dias), gera conflitos viários e prejudica a manutenção da via
SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO MUNICIPAL MOBILIDADE – DEMAIS TRANSPORTES
Dispersão espacial, topografia acidentada, calçadas estreitas ou inexistências, sinalização precária e ausência de travessia segura desestimulam o deslocamento a pé Inexistência de infraestrutura
destinada ao ciclista, modal pouco utilizado pela população Av. Aparecida (Vila Rosina)
MOBILIDADE – DEMAIS TRANSPORTES
Sistema Zona Azul em operação na região central do município
Oferta de táxi 5% abaixo da média, em comparação as cidades de mesmo porte.
SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO MUNICIPAL ASPECTOS INSTITUCIONAIS
Criação recente de órgão municipal para a gestão da mobilidade urbana, através dediretoria inserida na Secretaria de Segurança Pública Mobilidade Urbana
Governança participativa para a mobilidade concentrada no Conselho da Cidade pode ser ampliada e fortalecida
Cenário fiscal e econômico no médio prazo restringe recursos para investimentos públicos em novos projetos de mobilidade, podendo alterar horizonte de investimentos também do setor privado
PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA
Origem e destino – entrevistas com passageiros na Estação
Caieiras da CPTM
Velocidade e retardamento – avaliação da velocidade e tempo
médio de percurso em cinco rotas distintas
Contagem Volumétrica Classificada (CVC) – contagem de
veículos/pedestres/ciclistas em 17 pontos de Caieiras, de modo a
dar suporte para o modelo computacional de tráfego do município
Foco no transporte coletivo
Sobe e desce – levantar dados da movimentação espacial dos
passageiros, com a identificação dos locais de embarque e
desembarque
Ocupação – avaliação do grau de carregamento do sistema de
transporte coletivo
PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA
ORIGEM E DESTINO
Grande parte dos passageiros são do município de Caieiras
Fluxo predominante: Casa-Trabalho-Casa
Principal meio de acesso à estação: transporte coletivo municipal,
sendo que aqueles que se deslocam a pé vem do centro da cidade –
Destaque para a Linha 060 (Jd. Nova Era – Laranjeiras)
Maioria dos passageiros (mais de 70% em todas as amostragens)
descem em estações da própria Linha Rubi – Barra Funda, Lapa e Luz
Pequeno percentual (menos de 10%) em cada amostragem usa
integração com outras linhas e modais
PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA VELOCIDADE E RETARDAMENTO
Velocidades
médias abaixo das nominais ROTA 5 SP-332 – Av. Dr. Olindo Dártora –
Av. Paulicéia Pouca diferença entre o tempo de trajeto do período
da manhã se comparado ao da tarde, nas rotas 1 a 4 Rota 5: maior tempo de percurso a tarde devido à concentração de fluxo de trabalhadores retornando para suas residências
PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA CONTAGEM VOLUMÉTRICA CLASSIFICADA (CVC)
Resultado de carga nas principais vias de Caieiras, a partir das contagens volumétricas veículos leves / pico da manhã veículos leves / pico da tarde
tardePRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA SOBE E DESCE
Tempos reais de trajeto em todas as linhas são menores do que os
informados pela Viação Caieiras
20% dos passageiros descem pela porta dianteira, não sendo contabilizados pelo sistema, pois não giram a catraca Os pontos de ônibus são muito próximos entre eles
A região central e a Estação concentram grande fluxo de embarque e
desembarque dos passageiros
OCUPAÇÃO
Ônibus pouco ocupados, com média de passageiros menores do que
a capacidade (79 pax).
Linha 060 (Jd. Nova Era-Laranjeiras) concentra o tráfego de
passageiros, sendo a principal linha do município
Acesse o plano no site da Prefeitura :http://www.caieiras.sp.gov.br/