Chuva pesada causa caos em toda a região:alagamento,desmoronamento, mortes,etc. Antes do intenso povoamento em Caieiras e cidades vizinhas, causados por loteamentos populares e invasões em locais de risco, a várzea do Rio Juqueri transbordava e as tragédias não aconteciam, essa é uma das causas.
Outra causa é a barragem Paiva de Castro em Mairiporã, do Sistema Cantareira. Quando cheia em excesso abre as comportas e dá vazão das àguas para o rio Juqueri. A consequência é imediata para Franco da Rocha e Caieiras, com habitações abaixo do nível da represa, a destruição é certa.
Em Franco da Rocha a retificação do rio e a construção de piscinão não funcionaram, mais uma vez a Cidade submergiu e deixa enormes prejuízos financeiros e vidas perdidas.
As autoridades omo sempre culpam São Pedro, mas não tomam providências definitivas para evitar que a tragédia se repita. A decisão corajosa seria mudar as partes da cidade dos locais que sofrem alagamento para outros, mais altos, coibir energicamente as construções em locais de risco e deixar a várzea cumprir seu papel de reguladora dos níveis de àgua.