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23/02/2016
Procon Caieiras

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Hélio Graziano, responsável pelo Procon

O Procon Caieiras, órgão que defende os consumidores, tem como responsável nos últimos 7 anos, Hélio de Jorge Graziano e atende diariamente a média de 30 consumidores, mensalmente, ele sozinho faz entre 250 e 300 atendimentos no mês.

O consumidor pode recorrer ao órgão de defesa a partir do momento que exista uma relação de consumo. A definição da relação é medida a partir do momento em que o cliente compra alguma coisa, compromete-se a pagar e a outra parte deve cumprir o que prometeu. O Procon entra em ação, quando existe uma ruptura por parte do fornecedor com relação ao consumidor. Quando o consumidor se sentir lesado, neste caso, considera-se lesado quando não cumprido o contrato, normalmente termos financeiros, ou seja, se existir um sentimento de prejuízo, pode procurar o PROCON.

As reclamações são frequentemente de mercados de bairro, lojas de assistência técnica e outros como Bancos, Cartões de Crédito, empresas de telefonia, contratos e cursos. Em média, Hélio possui 3 audiências e 10 processos semanais.

Outra recomendação é com as compras on-line, o consumidor deve ficar atento e procurar verificar se pode confiar no site, consultando o Reclame Aqui ou o site do Procon e conferir possíveis reclamações de outros consumidores.

O consumidor deve ficar atento também aos seus direitos, como por exemplo, o da troca de produtos comprados on-line. Se o produto não foi visto antes da compra, o consumidor tem o direito de devolver em até 7 dias sem precisar justificar.

Os estabelecimentos fixos recebem mais reclamações do que as compras online. Em maioria, as empresas de telefonia, bancos e TV por assinatura são as que mais levam as pessoas procurarem o Procon.

O prazo para solucionar o problema vai de 1 semana até 2 meses e meio, em caso de processo.

O Procon de Caieiras firmou um convênio com o Tribunal de Justiça, e a partir do segundo semestre deste ano, os processos possuirão o mesmo número que o processo na justiça e vão para juízo direto, caso não haja acordo, facilitando os procedimentos e diminuindo os prazos.

A dica principal do responsável pelo Procon em Caieiras é de que não se compre por impulso, pois o dinheiro não é apaixonado e sim, volátil. Deve ser feito, dentro do possível, uma análise criteriosa do fornecedor, para evitar transtornos futuros. Um ditado popular explica essa situação...”O BARATO PODE SAIR CARO”. 



Redação JAS