Leia abaixo duas das decisões que o Conselho tomou, a impressão é de que sob a presidência do secretário Fred. o conselho está agindo em benefício da Cidade, sobretudo com respeito às leis vigentes.
1. Estação Laranjeiras - O empreendimento Estação Laranjeiras teve o EIV – Estudo de Impacto Ambiental rejeitado por não atender as especificações da Lei 4546/12, além de apresentar uma lista de participantes maior que constatado em foto. Determinou-se então, que nova audiência seja marcada no prazo de 60 dias, obedecendo as normas impostas pela Lei, como por exemplo, a divulgação de onde estará disponível o EIV para apreciação pela população.
2. Loteamento Nova Caieiras V - As dúvidas e sugestões pertinentes levantadas pela sociedade civil na Audiência Pública do Loteamento Nova Caieiras V foram relacionadas e direcionadas para cada departamento competente da prefeitura, que por sua vez após estudo, encaminhará ao empreendedor . As respostas obtidas serão apresentadas na próxima reunião do Conselho, o qual decidirá sobre nova Audiência Pública. Os principais assuntos foram: trânsito, acesso, vegetação, integração com o loteamento já existente, segurança, aterros, praças e as áreas institucionais. Escolas e Hospitais são considerados os já existentes na cidade.
Algumas ações mitigadoras já constam no EIV – Estudo de Impacto ambiental, como a replantação de mais e três mil árvores , contudo outras duas mil serão doadas ao SOS Mata Atlântica, por não haver em Caieiras local disponível para a plantação das espécies. A ação é legal, mas imoral segundo opinião registrada por uma munícipe.
3. Conferência das Cidades: Convocado o comitê preparatório, os assuntos abordados serão: Revisão do Plano diretor, Plano Municipal de Saneamento Básico , Plano Municipal Integrado de resíduos Sólidos e Plano de Mobilidade Urbana.