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25/06/2014
Procon Caieiras

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O Procon de Caieiras registrou 535 atendimentos a munícipes no mês de abril, sendo que aqueles com maior dificuldade de solução foram os relacionados a serviços de telefonia, eletrodomésticos e a problemas envolvendo interrupções no fornecimento de energia. Em 2013, foram quase 6000 atendimentos.

A regra de atendimento segue uma sequência. "Primeiramente, é preciso determinar se há uma relação de consumo, ou seja, se o consumidor pagou por um produto ou serviço e, baseado no Código de Defesa do Consumidor, foi lesado de alguma maneira. Então, contata-se a empresa e pede-se um posicionamento, a fim de se chegar a um consenso entre as partes", explicou o Coordenador do departamento, Hélio Graziano.

Segundo ele, o Procon de Caieiras tem um acordo com todos os fornecedores de serviços e produtos da região, que são acionados tão logo o problema é constatado, para que a resposta seja rápida.

Caso o acordo não seja alcançado num primeiro contato, o Procon realiza uma audiência para buscar avanços. Se mesmo assim o problema persistir, o juizado de pequenas causas é acionado, tendo como base o processo inicial do Procon.

"O consumidor forte é um consumidor bem informado e crítico, que sabe buscar seus direitos. A administração municipal deve estar atenta a isso e é importante que disponibilize aos consumidores instrumentos como o Procon, para que eles tenham seus direitos garantidos", destacou Graziano. O Procon fica no 1º andar do Paço Municipal, localizado na Avenida Professor Carvalho Pinto, nº. 207.



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