A reportagem da Band só comprovou o que todos sabiam, Caieiras virou depósito de resíduos de toda espécie, como se não bastasse o lixão da Essencis, vem de tudo para a Cidade e o pior, a Prefeitura não sabe de nada (veja reportagem abaixo). Pergunta-se: como não sabe se a várias semanas as redes sociais tem apontado denúncias e a imprensa local também. Entretanto, pode ser que o vigia do paço municipal não ficou sabendo.
A reportagem:
Durante quatro meses, a reportagem do Jornal da Band acompanhou o trajeto de caminhões irregulares que transportam terra e entulho de grandes obras em São Paulo. O material é descartado em aterros ilegais, colocando em risco a saúde de milhões de pessoas.
Os caminhoneiros que fazem o serviço calculam que 90% do que é retirado das construções em São Paulo vá parar em aterros irregulares.
A ordem de jogar o entulho em aterros clandestinos, segundo eles, parte das empresas de terraplanagem contratadas pelas construtoras. Os chamados "gatos" fazem o acerto diretamente com os donos dos terrenos.
Segundo o Ministério Público, esses terrenos podem se tornar verdadeiras bombas relógio. Quando a carga ilegal vai para uma área de preservação, o risco é ainda maior.
Depois da denúncia da Band, o Ministério Público de São Paulo disse que vai abrir uma investigação sobre a “Máfia da terra”, como é chamado o esquema. A subprefeitura de Pirituba e a prefeitura de Caieiras disseram que não tinham conhecimento dos aterros clandestinos mostrados na reportagem e que vão abrir investigação.
Assista a reportagem:
.http://noticias.band.uol.com.br/jornaldaband/conteudo.asp?ID=100000602032