Mesmo sem a devida divulgação como exige o EIV ( Estudo de Impacto de vizinhança ) a Audiência Pública do empreendimento Estação Laranjeiras foi realizada de forma satisfatória no último dia 30. Moradores e futuros moradores do bairro levantaram questões pertinentes:
Escolas / Creches : As escolas da região já estão saturadas, qual o planejamento Municipal para acolher novos estudantes ? As creches já não possuem vagas para todos. Saúde: A policlínica de Laranjeiras terá capacidade para atender outros moradores, somando todos os novos loteamentos ?.Transporte Público: Precário, qual o planejamento Municipal ?Sugestão para manter área verde dentro do empreendimento .Prevenção contra futuras enchentes ( asfalto / concreto que absorvem água, direcionamento da água entre outros )As ruas adjacentes são estreitas . Sem vagas suficientes para moradores e visitantes, os carros ficarão estacionados na Rua. Qual a ação mitigadora para que não haja transtornos para os moradores dos arredores?.
A forma que quantifica os novos moradores foi questionada por um munícipe. O empreendedor considera que moradores de Laranjeiras apenas mudarão de uma moradia para outra, não está considerando que na casa vazia terá um novo morador. Também não prevê que alguns compradores adquirem imóvel como investimento , alugarão para um não morador do bairro, assim a quantidade de novas pessoas poderá ser o dobro do esperado.
O trânsito da Estrada Velha de Campinas também foi lembrado.
O empreendedor e os Órgãos Municipais responsáveis terão até 60 dias para responder os questionamentos.
As decisões deverão ser analisadas pelo Conselho da Cidade e apresentadas aos Moradores do bairro em Nova Audiência Pública. O termo de compromisso será assinado após aprovação das devolutivas.