Versão para impressão

16/06/2015
Alimentos que ajudam a proteger das doenças de inverno

Com diversos vírus e bactérias circulando no inverno, é bom que o organismo esteja preparado para lutar contra eles; aprenda a turbinar a imunidade com a alimentação.


Quem quiser fugir daquela sina típica de inverno, que envolve lenços descartáveis, tosses, espirros, coriza, febre e algumas cartelas de remédios, é bom prestar atenção no próprio prato. É a partir do que se come no dia a dia que o corpo consegue fortalecer o próprio sistema imune para lutar contra vírus e bactérias invasores e mandá-los todos embora, mantendo o equilíbrio e uma boa saúde.


Para isso, é só monitorar a alimentação e inserir alguns alimentos já conhecidos que ajudam a deixar as defesas do corpo lá em cima. Dormir bem e controlar o estresse também desempenham um fator importante na defesa do corpo.
A nutróloga Ana Luísa Vilela explica que, com os dias mais frios, a tendência é que as pessoas se fechem em ambientes com pouca ventilação, favorecendo então a proliferação de vírus e bactérias. Para que o organismo se defenda e também evite a anemia, então, é necessário incluir a maior variedade possível de alimentos na dieta.


As dicas são:
- Coma mais frutas cítricas, como a acerola, laranja e limão.
- Também dê preferência para verduras e legumes.
- Alho: esse tempero tão comum na mesa dos brasileiros ajuda na imunidade corpórea.
- Geleias de frutas estão na lista dos alimentos que ajudam na defesa do corpo.
- Adoce com mel. Ele é excelente para o sistema imunológico.
- Cogumelos comestíveis, como o shitake, fazem bem ao sistema imune.
- Cenouras são vitaminadas. Não deixe de inserir no cardápio.
- Tome chás.


IG Saúde (http://saude.ig.com.br)