Versão para impressão

10/01/2013
A influência das redes sociais em Caieiras

 

Redes Sociais promovem amizades e inimizades, mostram o certo e o errado, revelam muito do que acontece em Caieiras.

 

Para alguns não há importância, mas para muitos é o futuro tomando outro rumo.

Li recentemente em um post no Facebook:

 

“Em Caieiras andam acontecendo certas coisas inacreditáveis!!!!!!!!!” . 

Coisas que provavelmente sempre aconteceram e que nunca soubemos. Mas com o poder da informação as notícias correm, as pessoas descobrem , constroem suas opiniões e mostram suas indignações.

 

Na política muito se discute, se divulga, fatos aparecem.  Contudo falta ainda a força popular para mudar, para melhorar a vida de todos. Falta a participação dos políticos que devagar começam a aparecer.  É o começo.

Começo que caminha positivamente, exemplo do movimento provocado pelo aumento das passagens de ônibus, em Caieiras como em outras cidades a rede social reúne cada vez mais gente e com sucesso. Em alguns lugares, como Niteroi no Rio de Janeiro, a mobilização  teve resultado positivo, o prefeito publicou um decreto revogando o aumento.

 

Informações de jornais viram debates.   Recordações de gente que fez sua história voltam ao presente, às pessoas se unem para juntar fotos, desenhos, memórias...  Que juntos podem formar um bom acervo.

Locais públicos que já foram palcos de grandes marcos para a cidade e hoje estão abandonados, são assuntos infinitos, as pessoas opinam, interagem, sugerem.

 

Problemas corriqueiros passam a ter importância por conta do descaso. Um vazamento de água ou esgoto, falta de caminhão de lixo, ruas escuras por problemas na iluminação pública.

Enfim, é o papel das redes sociais atrair pessoas diferentes, com pensamentos comuns e ideias distintas, que juntas mostram que é possível contribuir para um futuro melhor.

 

Pensar e agir coletivamente é mais poderoso do que muitos imaginam. As palavras são amplificadas milhares de vezes. Agir com o conceito de rede será o grande destaque para quem souber usar a tecnologia em benefício comum.

Fontes:                                                          

(Jornal do Brasil – por Elisabete Oliveira, consultora na M&S consultoria de desenvolvimento humano)

 

Postagens – Facebook, grupo Caieiras