07/05/2010Vitamina B e doença renalNoticias
Um estudo relaciona a terapia com a deterioração da função renal
5/5/2010 - Medline Plus
Um novo estudo mostra que a terapia com altas doses de vitamina B é perigosa para diabéticos com doença renal e os pacientes que seguem este regime devem conversar com seu médico a respeito.
Quando os pesquisadores iniciaram o estudo, pensaram que o mesmo iria mostrar que a terapia com altas doses de vitamina B (ácido fólico, vitamina B6 e vitamina B12) poderia melhorar a função renal dos pacientes e reduzir o risco de ataques cardíacos e derrames.
No entanto, verificou-se que nos pacientes que estavam em tratamento com doses elevadas de vitamina B a função do rim havia se deteriorado significativamente e ocorreu o dobro de eventos cardíacos e derrames do que em pacientes que tomam um placebo.
"Como as vitaminas B são solúveis em água, nós suspeitamos de que diferente das pessoas saudáveis que eliminam o excesso de vitaminas através da urina, aqueles com insuficiência renal não podiam fazê-lo, o que acabou causando efeitos secundários observados neste estudo", disse em um comunicado de imprensa o Dr. David Spence da Universidade de Western Ontario, no Canadá.
"A terapia com vitamina B pode ser benéfica para pessoas com função renal normal, embora exista clara evidência de que altas doses de vitamina B não devem ser administrada a pessoas com problemas renais", acrescentou.
O estudo aparece na edição de 28 de abril do Jornal da Associação Médica Americana.
Cerca de quarenta por cento dos pacientes com diabetes desenvolve a doença renal.
HealthDay artigo, traduzido por HispaniCare