Estudo publicado na revista American Journal of Kidney Diseases mostrou que o consumo de peixe e de óleo de peixe por diabéticos ajuda a evitar o aparecimento da macroalbuminúria e conseqüentes danos renais nestes pacientes.
Para avaliar o benefício potencial do consumo de peixe e de óleo de peixe e sua a relação com a albuminúria em indivíduos diabéticos e não diabéticos, foram estudados 22.384 homens e mulheres dos quais 517 eram diabéticos e 21.867 não tinham a doença.
A prevalência de microalbuminúria foi de 22,6% nos participantes com diabetes e de 11,4% nos participantes sem diabetes. A prevalência da macroalbuminúria foi de 8,3% e 0,6%, respectivamente. O consumo de peixe mostrou associação com menor risco de macroalbuminúria nos participantes com diabetes. Esta associação não foi observada em diabéticos com microalbuminúria ou na população não diabética. Há uma relação significativa entre diabetes e o consumo de peixe. De 1 a 2 porções por semana (P=0,03) e mais de 2 porções por semana (P=0,007), para o risco de ter macroalbuminúria.
Embora os diabéticos sejam orientados a reduzir a ingestão de proteínas para evitar as complicações renais da doença, este estudo sugere benefício no consumo de peixe. Este tipo de alimento parece prevenir danos renais, melhorando o controle glicêmico e o perfil lipídico dos pacientes diabéticos.
Outros estudos prospectivos precisam ser realizados para confirmar este achado.
Fonte: American Journal of Kidney Diseases de Novembro de 2008