Versão para impressão

Março de 2000
Prefeito na rota da corrupção As denúncias que desmascararam a corrupção do prefeito de São Paulo, Celso Pitta, tem grande similaridade com fatos oco

Sem sombra de dúvida, a coragem de Nicéa Pitta, mostrou a verdadeira situação que estrutura a prefeitura de São Paulo: Pura corrupção. Na cidade de Francisco Morato, Carlão, ex-prefeito foi cassado, em Franco da Rocha, Dito Hernandez não escapou do impeachement.

Na cidade de Caieiras, uma série de coincidências entre o que ocorreu com Pitta, pode vir }à tona a qualquer momento, comprometendo o prefeito Pedrão.

Desde a denúncia do superfaturamento, "caso gatorade" em maio de 1998, uma avalanche de irregularidades tomou conta da administração municipal caieirense, envolvendo prefeito e vereadores. A CPI foi instalada e o resultado, acobertado, mesmo após a confirmação do Ministério Público.

Coincidências:

Segundo a ex-primeira dama, os vereadores de São Paulo, receberam propinas para arquivar processos. Em Caieiras, a CPI do "Caso Gatorade" e outra série de denúncias que adentaram na Câmara tiveram o mesmo destino: o arquivamento.

Para se ter uma idéia da semelhança, oito das 12 denúncias documentadas, chegaram a ter "Comissões Processantes" e quatro, nem chegaram a ser votadas.

Embora ninguém esteja afirmando que vereadores de Caieiras tenham recebido dinheiro para "fechar os olhos" das evidências que a própria Justiça constatou em um dos casos, o prefeito entrosamento entre o presidente da Câmara, Milton Valbuza, e demais vereadores com o chefe do executivo, Pedrão, sugere que pelo menos um acordo político aconteceu.

As coincidências não param por aí.

Nicéa falou também de empresários ligados à administração de Pitta que teriam patrocinado as propinas recebidas pelos vereadores para derrubar as denúncias que prejudicariam o prefeito de São Paulo. Chegou a falar de empresas de coleta de lixo, entre outras. Em Caieiras, a coincidência mais uma vez pode ser motivo de reflexão.
Memória:

A Lei 2676/96, que autoriza uma empresa a se instalar em Caieiras para solucionar o problema do lixo no município foi feita. O prefeito Pedro Sérgio Graf Nunes, logo no início de seu mandato esteve contra o artigo 2º, enviando inclusive para a Câmara, Projeto de Lei suprimindo a vinda do lixo de outros municípios. Uma surpreendente mudança ocorreu, quando Pedrão resolveu, sem mais, nem menos, vetar o projeto que por sua vez teve cumplicidade dos vereadores em março de 1997.

À partir daí, comentários dos bastidores políticos, dão conta de que Pedrão estaria recebendo mensalmente dinheiro da empresa CAVO, principal interessada no projeto de Caieiras.

Outro fato a ser analizado foi o processo eleitoral de 1998 quando Nelson Fiore, candidato a deputado pelo PPB, recebeu publicamente o apoio de Paulo Maluf, Pedrão, Calé, Isaura Neves, Mercedes Fiore, Milton Valbuza, Dona Doca, Dito Hernandez, Carlão de Morato entre outros.

Vale citar que esse mesmo grupo está unido politicamente para as eleições de outubro de 2000 em Caieiras. Nessa ótica, uma forte ligação política estaria declarada entre o grupo de Pedrão e a corrupção que abalou os governos de Pitta e de Maluf.

Jornal Cidades