A grande explosão
Diante de tudo o que existe neste mundo e no Universo, sabemos que o nada não existe. Mas, o nada pode ser o espaço que existe entre coisas que existem e que percebemos. Se nada existe no espaço que existe entre coisas que existem, o nada existe como separação das coisas para que elas possam ser vistas ou percebidas separadas. Então, o nada existe e não existe (risos).
Hoje tudo o que veio a ser veio do nada que havia. A estimativa mais aceita é que o Universo teve início há cerca de 13,8 bilhões de anos atrás. Antes dele surgir nada havia, isto é, só existia o nada, o vazio, sendo o nada o todo inexistente que antecipou tudo o que veio a ser existente. Nada existindo o que foi ou quem surgiu do nada para acender o pavio da explosão do Big Bang? (Risos). Existe a teoria aceita pela comunidade científica que o Universo teve origem a partir da explosão de uma partícula “conhecida” como átomo primordial.
Também existe a ideia religiosa do Livro Gênese da Bíblia sobre a criação do mundo: “No princípio Deus criou os céus e a Terra. A Terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o espírito de Deus pairava sobre a face das águas. E disse Deus haja luz e ouve luz. E viu Deus que a luz era boa (risos); e fez separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz dia e as trevas noite”. Parece que essa ideia se refere apenas a este nosso mundo, o planeta terra, e sem levar em consideração o todo do universo. Também pudera, o livro do Gênese foi escrito, como se supõe, entre os séculos 15 e 13 a.C. Naqueles tempos tão longínquos, talvez, os homens não tiveram interesse em expandir suas curiosidades pelo Universo. Mas, quem será que ouviu Deus dar nomes para a luz e para as trevas?
Como ainda hoje diz a comunidade científica, aquele átomo primordial que surgiu do nada de quando nada havia, nem tempo e nem espaço, ao “explodir” ele se dividiu em inúmeras partículas. Tais partículas se espalhando deram origem ao Universo. Então, como hoje diz a ciência, tudo o que existe na imensidão do Universo infinito, planetas, bilhões de estrelas, milhões de galáxias, tudo isso veio a existir a partir do Big Bang, isto é, da Explosão ou expansão de um átomo? Será que o Universo não poderia ter sempre existido e nunca ter tido o início com o qual os cientistas têm tentado desvendar? Nós, seres humanos fomos condicionados a saber que tudo o que existe teve um começo. Então, como poderia o Universo existir sem ter tido um começo? Aqui está um dilema para cientistas e não para nós, simples habitantes deste mundo das incertezas. Entretanto, existe a certeza que as incertezas continuarão a existir, sem sombras dúvidas (risos)
Altino Olímpio