Caieiras sempre se destacou na Grande São Paulo como a “Cidade dos Pinheirais” graças à floresta de árvores mantidas para abastecer a fábrica de papel da Cia Melhoramentos. Há mais de cem anos a filosofia dos Irmãos Weisflog tem prevalecido, até quando? não se sabe. O mundo muda e hoje a Companhia parece ter mudado radicalmente suas atividades, em seu site dá ênfase total às “Terras de Caieiras”, atividade imobiliária com a possível venda de muitos hectares de terras junto com a floresta. Um exemplo são as notícias da vinda da empresa Camargo Correa ,com um projeto descomunal de construção de casas e apartamentos, praticamente dobrando a população do Município. Indiscutivelmente a Cia faz o que quiser com suas terras e preservar um dos poucos “pulmões verdes” que temos não seria sua meta para o futuro.
O prefeito Hamamoto ficou satisfeito com o projeto e disse que fará questão da participação da Cidade no projeto Município Verde, já que trata-se de um projeto sério que visa discutir e buscar soluções para problemas comuns na cidade, como o tratamento de esgoto; lixo; recuperação de mata ciliar; arborização urbana; educação ambiental; habitação sustentável; uso da água; poluição do ar; estrutura e conselho ambiental.(AIPMC)
Já que a largada foi dada, o prefeito bem que poderia ampliar sua satisfação com o projeto e incluir a reserva florestal, sem ela seremos mais um Município “pelado”. Como dizia o Dr. Mario Toledo de Morais, homem sempre a frente do seu tempo, a discussão sobre o futuro dessa imensa riqueza verde um dia terá que acontecer, a proximidade de Caieiras com São Paulo necessariamente forçará essa situação, são os novos tempos prenunciados pelo pensamento brilhante do Dr. Mario.
Edson Navarro
Comentários
Esta notícia não possui comentários.
Comentar Notícia