Vinte e seis presos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo, fugiram no final da noite desta terça-feira (15). Todos eles cumpriam pena em regime semiaberto.
Dezenove detentos foram recapturados durante a madrugada desta quarta-feira (16), segundo a Secretaria das Administrações Penitenciárias (SAP). Sete presos seguem foragidos. Os presos recapturados foram encaminhados para a Penitenciária de Franco da Rocha.
Ainda de acordo com a SAP, não há informações sobre as circunstâncias da fuga. A Secretaria negou rebelião na unidade. Os foragidos não foram identificados e eles perderam o direito ao regime semiaberto e irão regredir ao fechado. Policiais militares seguem na região do CPP à procura dos foragidos.
A informação inicial era de que 27 detentos haviam fugido, mas, em nota, a SAP informou que "em nova vistoria pela manhã [desta quarta-feira (16)], um reeducando foi localizado dormindo dentro da cela".
A unidade estava com 356 presos nesta terça-feira (15). Na sexta-feira (11), 1.967 presos tiveram saída temporária com retorno para esta quarta.