Há um século atrás, uma conta do rosário do terço da Mãe Maria de desprendeu lá do céu, se alojando aqui para tua capela edificar. Era um sinal divino, local sagrado e escolhido pelo Pai para nos proteger e abençoar.
Caieiras antiga foi fazenda modelo, vila familiar onde abrigava os trabalhadores, escolas, armazéns, transporte, saúde e lazer. Bons tempos!
Os pioneiros, o coronel Antonio Proost Rodovalho, a Cia Melhoramentos, os irmãos Otto, Alfried e Walther Weiszflog e os imigrantes que contribuíram com fé, esperança e humildade para vencerem.
Mãe, a tua capela é a mais antiga da cidade de Caieiras que é denominada a Cidade dos Pinheirais, por isso, te oferecemos uma coroa de flores, rosas e pinheiros simbolizando o papel. O papel foi o pão nosso de cada dia por muitos anos. E para muitos ainda o é.
Caieiras, teus filhos te saúdam e agradecem a proteção, o colo e a dedicação. Rogai sempre por nós, Mãe e Rainha do Rosário!
Em 1930, recebeu o Padre Capelão Aquiles Silvestre, que junto com a Cia Melhoramentos organizou muitas festas, romarias e cursos profissionalizantes.
Em 1943, veio o Cruzeiro, símbolo do Cristianismo pelo rio Juquery. Nesta época, os bairros do Monjolinho, Fábrica e Caieiras reuniram-se em procissões na Cerâmica (antigo centro de Caieiras), onde havia um barracão comunitário que abrigava as famílias que aqui chegavam.
Tiveram muitas Associações, a Lousiana, Irmandade de São Benedito, Rosaristas, Cruzadas Eucarísticas e Marianos.
Quantas famílias e pessoas Vós abençoastes, tanto locais quanto aqueles que transitam pela estrada de ferro. Saudades das grandes festas, da maquininha, do pau-de-arara, caminhões lotados de filhos e devotos, das procissões com crianças vestidas de anjos, canto das Verônicas, bandas no coreto, quermesses, rezas e missas.
Bons tempos que nem os ventos apagam estas alegrias vividas!
Agradecimentos a todos que contribuíram e contribuem para a tua festa: aos Padres, Ovaldo, Aquiles Silvestre, Antonio Joaquim de Almeida, Marcos de Souza, José César de Oliveira e o atual Padre Sidnei, aos Missionários e ao nosso amigo Verque (que nesta homenagem representa todos os auxiliares, catequistas, músicos e demais pessoas).
Pai de Bondade e Infinita Misericórdia, Mãe do Infinito Amor - Rogai por nós! Na Tua Casa simples e bela, o amor nasce e renasce todo dia. Paz e Luz aos amigos e ancestrais que partiram na certeza que os seus ficariam em boas mãos na simplicidade da comunidade família.
Nesta longa estrada da vida, nosso coração está repleto de Graças e Benções do Pai através da Mãe do Rosário.
Caieiras evoluiu muito nesses 90 anos, tanto em quantidade quanto qualidade. Parabéns ao nosso Berço e nossa Raiz!
Saudades da Caieiras Antiga da nossa gente e do “Reino Encantado”..