Mais uma vez a sessão ordinária da Câmara Municipal do dia 28 p.p. (a última do semestre) foi tensa e confusa. Desta vez a coisa foi além das expectativas, pois a intervenção policial foi necessária para que a sessão tivesse seu prosseguimento normal. O presidente da Câmara, vereador Assis Crema, chamou a atenção do editor chefe do Semanário, Tribuna Retrospectiva, Sr. Orestes Berruezo popularmente conhecido por Tuta e foi iniciada uma desagradável discussão em plena sessão. Sentindo-se ferido em sua autoridade, o presidente Crema suspendeu a sessão e chamou a autoridade policial, que convidou educadamente o editor a se retirar da sessão.
Mas deixando as brigas de lado, vamos aos assuntos mais importantes discutidos e votados. Dentre os projetos de lei aprovados, o que causou mais discussão foi o referente ao remodelamento e remanejamento da praça Stº Antonio, cuja obra faraônica da administração passada fechou a Av. Dr. Armando Pinto para o fluxo de automóveis, desviando todo o trânsito pesado para a Av. dos Estudantes e Guadalajara. O projeto teve dois votos contrários (Aparecido e Afdóquia) e a sua aprovação vem de encontro aos reclamos dos munícipes feitos em épocas anteriores. Outro projeto aprovado foi o de abertura de em crédito especial, para a construção de abrigos de ônibus, atendendo à indicação dos próprios vereadores.
Esse não foi o único acidente desagradável não, houve também uma feia discussão entre o presidente e o vereador Aparecido Correa de Campos quando este último discutia um projeto de resolução elaborado pela Comissão de Justiça, indeferindo uma petição de recursos de sua autoria. Essa briga que está sendo conhecida como a do Tom e Jerry, está se tornando uma rotina nas sessões ordinárias da Câmara de Caieiras e criando um mal estar entre os outros vereadores que acham estar na hora de se por um ponto final nesta briga que desmoraliza o poder legislativo perante a população. O motivo da briga é o mesmo: a verba do Seminário dos novos vereadores e prefeitos que segundo Aparecido, foi irregularmente depositado na conta bancária da diretora da Câmara Dona Bili.
O vereador Nelson Urtado, disse na sua explanação nesta sessão passada que o Secretário de Justiça do Estado, Dr. José Carlos Dias numa declaração à imprensa, confirmou a instalação da nova Casa de Detenção em nossa região, mais precisamente na Cantareira. É lamentável caso realmente se concretize esse projeto, que teve início no governo anterior (PDS) com o aval do atual governo (PMDB). O vereador Névio Dártora há alguns meses atrás fez uma moção de repúdio à instalação desta Casa de Detenção e foi aprovado por unanimidade na época. Parece que a Secretaria de Justiça nem vai tomar conhecimento dessa moção. É hora de nossas autoridades da região unirem-se e pressionar o governador a não instalar esse presídio na Cantareira.
Nosso enviado especial nos disse que apesar das próximas eleições municipais serem realizadas só em 1988, 3 candidatos a candidatos a prefeito já estão trabalhando a todo vapor em Caieiras e todos do mesmo partido (PMDB), são eles: o vice-prefeito Fausto Jr. e os vereadores e ex-presidentes da Câmara Profs. Névio Dártora e Pedro Graff Nunes. Todos o três, cada um em seu setor, vêm trabalhando em ritmo de pré-eleição. É isso aí, dizem que quem não perde tempo, chega primeiro.
Dentre as proposituras apresentadas pelos edis, uma chamou a atenção dos presentes; a de se colocar nos estabelecimentos comerciais caixas de sugestões, onde o munícipe pode opinar e dar sua parcela de colaboração à administração pública. Achamos que a idéia é boa e que poderá auxiliar bastante o prefeito a ter conhecimento dos anseios de seu povo. A indicação é de autoria do vereador EDSON MARTINS (PMDB), que vem se destacando a cada sessão que passa.